Autor Tópico: Liberdade, União e Amor.  (Lida 3480 vezes)

Offline Underground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Não há liberdade sem amor.
    • Ver perfil
Liberdade, União e Amor.
« Online: 25 de MAR?O de 2009, 02:03 »
Saudações amigos, (Meu 1º Post) ;D

Gostaria de dizer que estou muito satisfeito e ao mesmo tempo muito feliz por fazer parte de uma das melhores comunidades GNU/Linux como a do Ubuntu.

Minha história com o Ubuntu começou a mais ou menos uns 2 meses, quando eu era usuário do Windows XP.Por estar usando uma cópia ilegal e além de ser errado, ia contra alguns de meus princípios, não só pelo sistema operacional, mas pelos milhares de softwares ilegais que eu possuía, foi então que decidi migrar para o Ubuntu.
Eu estava em dúvida sobre comprar uma cópia original do Windows XP antes de migrar, mas aí pensei comigo, ""Mesmo comprando o sistema operacional original, eu devo me preocupar também com os Outros softwares que compõe uma verdadeira estação de trabalho, como Office, Photoshop, Nero, PowerDVD e etc.""
Foi aí que pensei no meu bolso rsrs, eu nao iria gastar mais de 3000 mil reais, em todos esses softwares, mesmo que fosse em 60 meses pra pagar.

Aí decidi migrar para o Ubuntu, por ser um sistema do qual eu tenho total liberdade para modificar, o qual me da um suporte de atualizações seguras e que não são chatas, como as do nosso coleguinha Windows XP, um sistema que além de livre, promove a liberdade, de forma que há possibilidade de encontrar a maioria dos softwares compatíveis para o mesmo com licença livre ou seja softwares abertos, livres e grátis.

Encontrei algumas dificuldades e facilidades das quais fiz um breve comparativo com o software da Microsoft, enumerarei abaixo para que todos entendam:

-1 Instalação: :) [ Ubuntu] - :) [Windows XP]
Com o LiveCD é muito fácil instalar o Ubuntu, não há dificuldade alguma, é bastante preciso tanto para usuários novos quanto para usuários experiêntes.
Encontrei a mesma facilidade nos CD's de algumas versões do Windows XP.


2-Configuração: :) [Ubuntu] - :-\ [Windows XP]
Sou suspeito em dizer sobre configuração do linux, pois como disse acima, minha experiência com o mesmo, se limita apenas a 2 meses, mas como já tive experiências com fórum, pesquisas e etc.Para noções básicas do sistema e outras configurações fui buscando em artigos pela internet, ebooks e até mesmo livros.Obtive um ótimo resultado destes, pois com o Linux, fica a critério do usuário qual será a sua configuração.Exercitando a mente, de forma que quando surgem problemas o usuário pesquisa, afim de que possa resolver os pequenos que vierem com mais facilidade.
Por outro lado, apesar de ter uma configuração bem "mastigada", o Windows XP se limita apenas ao seu painel de controle e alguns aplicativos de configuração.Fazendo com que seu sistema seja muito limitado a a modificação de algumas coisas, como gerenciadores de rede e outros aplicativos gerenciadores de configuraçãoes mais avançadas, e o principal a interface gráfica(a qual falarei mais abaixo).


3-Instalação de programas:  :-\ [Ubuntu]:-\ [Windows XP]
É possível dizer que o Ubuntu tem hoje total suporte sobre aplicativos principais tanto à usuários novatos quanto aos usuários mais avançados, mas mesmo tendo esse tipo de suporte alguns usuários novos ainda se batem com o console ou Konsole do KDE ^^, o ilustríssimo terminal. Ainda tenho dúvidas sobre métodos de instalação como sudo apt- get update ou ./(exemplo).bin, arquivos .sh,  e entre outros milhares com essas extenções(as quais mais me quebram a cabeça entender), mas eu estou matando a minha sede sobre essas dúvidas aqui no fórum e como disse em vários outros artigos pela internet.^^
O Windows XP hoje conta com aqueles famosos arquivos .exe, msi e outros de instalação, a instalação dos mesmos é muito básica e pode ser feita por qualquer usuário que já entenda o "Be-á-bá" da informática, mas os mesmo já que são de um código fechado, e não oferecem uma linguagem aberta para modificação detém o ato da liberdade de modificação.

4-Interface gráfica: :) [ubuntu] - :) [Windows XP]
Sem dúvidas é fato, dizer que tanto o Gnome quanto o KDE estão atualmente dando um "sacode" em algumas interfaces gráficas, não só com a da Microsoft, mas vejo também o KDE já se destacando mais do que a interface da Apple, que particularmente da de 10 a 0 no Windows.Totalmente modificável graças a sua arquitetura, é possivel que usuários trabalhem em várias possibilidades, e o que é melhor estes mesmos em algumas ocasiões compartilham destas idéias com toda a comunidade que às utiliza.
Podemos contar com uma interface gráfica bem acabada no WindowsXP, temos ícones bem elaborados entre outros, a unica desvantagem é que conforme o tempo vai passando, o usuário se cansa de sempre ver a mesma interface gráfica e os ícones vão ficando obsoletos, eu sempre pensava: "Como se sentem aqueles usuários que ainda possuem aqueles ícones da era mesozóica, de muito antes da arquitetura NT".
Era muito difícil ter que ver alguns ícones feios e serrilhados, até que um dia descobri uma ferramentas para trabalhar com a interface e outros tipos de configurações, mas ainda sim me sentia muito preso.

;) Atenção amigos,
Gostaria de dizer que todas as minhas opiniões citadas acima, são de experiências das quais eu passei e se acaso houver algum erro em alguma de minhas citações, em outras palavras, se eu falei besteira ali acima, fiquem à vontade para me corrigir, pois assim como expressei minhas opiniões, acredito que todos aqui tem o direito de expressar as suas.


Conclusão- Liberdade, União e Amor.
Escolhi o GNU/Linux distribuição Ubuntu por ser derivado de um sistema Livre, do qual todos podem modificar segundo as leis de software livre.Escolhi o Ubuntu por ser formado de uma comunidade Unida que tem em propósito facilitar o entendimento do sistema para todas as classes de pessoas. E pelas idéias aplicadas dos desenvolvedores, colaboradores, entre outras pessoas que fazem deste universo de idéias vivo, que somente é possível pois cada um deles dedicou Amor ao seu trabalho.

Atenciosamente.

Underground.
Ubuntu user:

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Liberdade, União e Amor.
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2009, 13:21 »
Caro Underground,

Parabéns pelo seu post e pelo relato de sua experiência, que nos faz deduzir que está bastante satisfeito. Quem dera que todos os novos usuários tivessem sua cabeça aberta para a mudança!

Seja bem vindo ao mundo livre e a comunidade Ubuntu, parabéns pela escolha!

Abraço
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Underground

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Não há liberdade sem amor.
    • Ver perfil
Re: Liberdade, União e Amor.
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2009, 20:10 »
Caro Underground,

Parabéns pelo seu post e pelo relato de sua experiência, que nos faz deduzir que está bastante satisfeito. Quem dera que todos os novos usuários tivessem sua cabeça aberta para a mudança!

Seja bem vindo ao mundo livre e a comunidade Ubuntu, parabéns pela escolha!

Abraço

Obrigado  ;D

estarei a disposição de todos aqui ao que precisarem...

hehehe

Abração.
^^
Ubuntu user:

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Liberdade, União e Amor.
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 17:24 »
Se acostumar com o Linux pra mim foi fácil... eu tinha um micro antigo com aquela tranqueira do windows 98.. aí comprei um micro novo que veio com o Linux Mandriva... ahahah  :D ...foi beleza, experimentei também o Ubuntu, excelente distro e quanto ao windows?
Nunca mais... tranqueira total, não preciso mais de anti-vírus, o sistema não trava... mil vezes melhor... ADEUS WINDOWS TRANQUEIRA hehehe   :P :D :D :D 
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.