Autor Tópico: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível  (Lida 5107 vezes)

Offline MateusxD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Online: 28 de MAR?O de 2009, 11:55 »
Boa tarde galera.

Recentemente instalei o Ubuntu em meu notebook (Dell Vostro 1510; Dell Wireless™ 1395 (802.11a/g) cartão miniPCI) e eu gostei muito do resultado.
Pois então. Eu tenho um roteador Dlink DIR-300 que distribui a conexão pro meu desktop e notebook.

Depois de instalar o Ubuntu 8.10, fui tentar conectar na minha rede (com segurança WPA e SSID oculto) Porém não obtive sucesso. Se o SSID estiver habilitado (visível) eu consigo conectar na rede numa boa (consegui isso lendo uns tutoriais, e instalando um tal de ndiswrapper)...


Queria saber se alguém já passou por isso, e se conseguiu resolver? Não gostaria de deixar meu SSID visível.

Lembrando que sou MUITO leigo nesse assunto, sou apenas um entusiasta que gostou muito do Ubuntu, e quem sabe, passe a usar ele diariamente (se isso for resolvido)  :D

Alguém teria alguma solução pra isso.

OBS: eu tentei alguns tutoriais, porém não consegui nenhum resultado.


Obrigado
Mateus Jr.
« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 13:32 por MateusxD »

Offline benevid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2009, 17:11 »

Para conectar em um SSID oculto aqui em casa numa rede WPA com PSK (chave compartilhada) usando o Ubuntu 8.10, fiz o seguinte:

1) Clique no ícone do Network Manager no menu de trabalho superior. Irá aparecer um novo menu;
2) Ao abrir o menu com as redes visíveis, sua rede oculta não deverá estar aparecendo. Então vá para a penúltima opção do menu ("Connect to Hidden Wireless Network" em inglês, em português deve ser algo do tipo "Conectar numa rede sem fio oculta");
3) Selecione uma nova conexão ("New"), digite o nome da rede, selecione a segurança da rede como WPA e entre com a chave. Clique em conectar e pronto!

Boa sorte.
[]'s


Offline MateusxD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2009, 18:09 »
Obrigado por responder benevid


Eu já tentei isso, porém ele fica com aquelas 2 bolinhas (uma verde, e outra cinza escuro) girando... tentando conectar, e não consegue.
Já tentei de diversas maneiras e nada.

Será que não tem jeito?

 :(

Valeu!

Offline benevid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2009, 19:33 »
Olá de novo,

Só para comparação: eu estou usando uma placa Wireless da Atheros (driver ath5k) + o Network Manager para acesso à minha rede
(WPA2 com PSK no hostapd) com SSID oculto.

Bem, se o Network Manager não está conseguindo fazer o trabalho, talvez você vai ter que configurar o "wpasupplicant" na unha.

Pelo que eu entendo, o Network Manager nada mais faz que ativar o wpasupplicant para que você se conecte em uma rede segura WPA.
Por exemplo, aqui em casa ao iniciar a conexão pelo Network Manager, o programa "/sbin/wpa_supplicant" começa executar em background gerando
informações sobre a conexão em seu arquivo de log.

Não sei se você já tentou ativar o wpasupplicant, mas aqui vai um link (http://www.guiadohardware.net/artigos/wpasupplicant/)
que mostra como configurá-lo para versões baseadas no Debian, como o Ubuntu.

Antes você terá que desativar o Network Manager usando o comando "sudo /etc/init.d/NetworkManager stop".

[]'s

Offline MateusxD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2009, 19:41 »
Olá de novo,

Só para comparação: eu estou usando uma placa Wireless da Atheros (driver ath5k) + o Network Manager para acesso à minha rede
(WPA2 com PSK no hostapd) com SSID oculto.

Bem, se o Network Manager não está conseguindo fazer o trabalho, talvez você vai ter que configurar o "wpasupplicant" na unha.

Pelo que eu entendo, o Network Manager nada mais faz que ativar o wpasupplicant para que você se conecte em uma rede segura WPA.
Por exemplo, aqui em casa ao iniciar a conexão pelo Network Manager, o programa "/sbin/wpa_supplicant" começa executar em background gerando
informações sobre a conexão em seu arquivo de log.

Não sei se você já tentou ativar o wpasupplicant, mas aqui vai um link (http://www.guiadohardware.net/artigos/wpasupplicant/)
que mostra como configurá-lo para versões baseadas no Debian, como o Ubuntu.

Antes você terá que desativar o Network Manager usando o comando "sudo /etc/init.d/NetworkManager stop".

[]'s



Opa.

Vou testar essas dicas suas.

Por exemplo, agora mesmo estou postando do ubuntu, usando WPA e tal... mais com SSID visível

Vou testar essas dicas suas e posto o resultado..

Valeu pela ajuda :)

Offline benevid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.10 - Conexão WPA funciona, só com o SSID visível
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2009, 19:44 »

Citar
Não sei se você já tentou ativar o wpasupplicant, mas aqui vai um link (http://www.guiadohardware.net/artigos/wpasupplicant/)
que mostra como configurá-lo para versões baseadas no Debian, como o Ubuntu.

Outro detalhe: esse tutorial fala que "o ponto de acesso deve estar configurado com a opção "Broadcast SSID" ativada.
Caso contrário, o wpasupplicant não consegue encontrar o ponto de acesso e não estabelece a conexão."

Pode ser por isso que vc não está conseguindo utilizar o wpasupplicant pelo "Network Manager". Nesse caso vc terá que ativar o
o broadcast do ponto de acesso. Para manter sua rede escondida deverá ainda ativar alguma opção no seu ponto de acesso para
que ele envie SSID como uma string vazia (lenght = 0).

[]'s