Autor Tópico: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.  (Lida 3168 vezes)

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Online: 30 de MAR?O de 2009, 21:45 »
Criei este tópico com o intuito de saber a vossa opinião sobre esse tipo de arquivo que não faz parte do padrão deb ou dos repositórios. Vocês já perceberam a bagunça que eles fazem no sistema? Não? Então vou citar 2 exemplos.

1 - Ontem eu resolvi testar o gnomenu, pra quem não sabe, é um programa que adiciona um menu alternativo no painel do gnome. Procurei nos repositórios e não encontrei, mas já era de se esperar já que ultilizo debian lenny em meu desktop. Achei o mesmo nos repositórios do sid, até ae tudo bem.

O problema começou com uma dependência que também não tinha nos repositórios do lenny, mas tinha nos do sid. Dae fui instalar e ela conflitava com outra que era é essencial ao sistema. Dei uma googlada e li em um site gringo que a instalação poderia ser feita se o pacote fonte fosse compilado sem precisar da dependência do sid.

Compilei, gerei um deb (pra mim essa operação é vital) e instalei, mas funcionou meia-boca. Resolvi desinstalar, só que o programa cria um atalho ao adicionar um applet ao painel, e o mesmo não foi removido com a desinstalação. Resultado: Fiquei quase uma hora sem esperança procurando esse arquivo que adicionava esse applet ao painel. Depois de muito tempo achei o maldito do arquivo em /usr/lib64/bonobo/servers.

E só consegui porque de vez em sempre procuro estudar mais a linha de comando, que é o que nos salva e que nos dá o verdadeiro conhecimento sobre o linux.

2 - Hoje resolvi instalar o realplayer 11 binário baixado direto do site, já que com outros players, as vezes causa um delay no áudio de arquivos rmvb. PUTZ! Quanta porcaria essa mer.. instalou no sistema. Além de não possuir um desinstalador, não avisa o que e onde está instalando. Instalou dezenas de arquivos que só serve de entulho depois que vc exclui o mesmo.

Pra tirar todo aquele lixo você tem que ter PHD em ninjitsu, paciência, um pouco de sorte e muuuuito tempo disponível.  O binário criou links simbólicos na pasta mozzila/plugins e mozilla/firefox, mudou até o ícone dos arquivos rmvb. Estes não mudavam nem com a remoção do pacote e nem com a mudança de tema. Mais uma vez fui presenteado com uma altíssima dose de aborrecimento e um bom tempo perdido pra desfazer a bagunça.


Bom! era só isso (rs). Mas questão é: E vocês? Como lhe dão com esses tipos de arquivos binários? Instalam sem preconceito sem se importar com a bagunça que eles fazem? Ou procuram instalar sempre os debs dos repositórios? Eu particularmente acho que não vale a pena instalar esses arquivos avulsos. Não instalo nem mesmo dos backports ou proposed-update pra evitar futuras complicações.

Deixem sua opinião...
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Darcamo

  • Visitante
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2009, 22:42 »
Evito instalar pacotes fora dos repositórios, mas vez por outra é necessário.
Só que você também exagerou na dose. Real player é um dos piores softwares já feitos na minha opinião. Instalá-lo é pedir para ficar com raiva.
Sem mencionar que é certo ele instalar outras coisas.

Lembro até de ler um notícia faz tempo dizendo que ele tinha sido qualificado como badware.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2009, 01:09 »
Eu instalo o realplayer com o arquivo .deb sem problema algum. Por que complicar?

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2009, 12:31 »
Darcamo > Tem o helix player tbm pra gente experimentar.

descrição: O Helix é um player opensource baseado no antigo real player para Linux, traz suporte a ogg vorbis e ogg theora além do já suporte ao que o real player trazia.O Helix player traz interface em gtk2, mais bonito, consistente com o sistema mais rápido para carregar também.

Felix > Até onde eu sabia, não existe o realplayer nos repositórios para arquitetura x86_64. Pelo menos não aqui no lenny.
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2009, 12:51 »
Darcamo > Tem o helix player tbm pra gente experimentar.

descrição: O Helix é um player opensource baseado no antigo real player para Linux, traz suporte a ogg vorbis e ogg theora além do já suporte ao que o real player trazia.O Helix player traz interface em gtk2, mais bonito, consistente com o sistema mais rápido para carregar também.

Felix > Até onde eu sabia, não existe o realplayer nos repositórios para arquitetura x86_64. Pelo menos não aqui no lenny.

Não tenho certeza da arquitetura, mas já tentou esse link?

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2009, 13:26 »
Darcamo > Tem o helix player tbm pra gente experimentar.

descrição: O Helix é um player opensource baseado no antigo real player para Linux, traz suporte a ogg vorbis e ogg theora além do já suporte ao que o real player trazia.O Helix player traz interface em gtk2, mais bonito, consistente com o sistema mais rápido para carregar também.

Felix > Até onde eu sabia, não existe o realplayer nos repositórios para arquitetura x86_64. Pelo menos não aqui no lenny.

Não tenho certeza da arquitetura, mas já tentou esse link?

Não dá, a arquitetura é i386. de qualquer foma obrigado pela dica.

Também descobri como desinstalar o realplayer de forma limpa:

$ sudo -i
# /opt/real/RealPlayer/postinst/postuninst.sh
# rm -rf /opt/real/RealPlayer/

ps. Não fiz o teste aqui pra me certificar se funciona mesmo.
« Última modificação: 02 de Abril de 2009, 13:31 por raz0r »
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2009, 12:04 »
É nessas horas que eu aprecio a organização do MacOSX, já que ele não tem o "Hell of Dependencies" nem o "Hell of DLL"

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: A revolta contra arquivos binários, avulsos e família.
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 12:13 »
Olá Raz0r,

Actualmente já existe uma grande quantidade de debs, para quase qualquer software, e o gnomenu não é excepção:
http://ubuntued.info/2009/01/gnomenu-um-menu-semelhante-ao-do-windows.html

Quanto a essa sua revolta, de certa forma não tem razão, pois há muito G33k que prefere assim. Obviamente que para o utiizador normal isso é um crime (e tem toda a razão), mas para quem desenvolve os programas essa é a melhor forma para trabalhar.

Abraço.