Sub-zero, com certeza você vai gostar. Eu entrei no Ubuntu há 8 meses e vinha de uma experiência parecida com a tua: há uns 5 anos, havia tentado o Mandrake (atual Mandriva = Mandrake + Conectiva) e desistido devido a alguns problemas e a falta de tempo para ficar fuçando soluções.
Aí, em princípios de novembro passado, instalei o Ubuntu 8.10 no meu desktop. Gostei tanto e foi tão fácil que menos de 15 dias depois já havia instalado o eeeBuntu (um "sabor" de Ubuntu para notebooks Asus eeePC). Quando saiu o 9.04, já migrei ambos. Hoje, só vou ao Windows para sincronizar meu Nokia (não achei nada que permita fazer sincronismo de Contatos e Calendário entre os programas equivalentes no Ubuntu). E assim mesmo, o faço através do VirtualBox, que permite rodar um XP dentro do meu Ubuntu.
Você vai perceber que o Ubuntu é tão fácil de usar quanto o Windows.
Mas, se tiver dúvidas/dificuldades, elas serão parecidas com as de vários outros que começaram há algum tempo. Então, se você pesquisar os posts do fórum, muito provavelmente vai achar a solução. Caso não ache, sinta-se à vontade para postar seus problemas. O pessoal é extremamente receptivo, inclusive para os calouros (coisa que não percebi quando andei lá pelo Mandrake, onde o pessoal -- com raras exceções -- não tinha muita paciência com novatos).
Um abraço e seja bem-vindo.