Autor Tópico: Após actualização para Intrepid Ibex os menus deslizantes ficaram invisíveis  (Lida 3328 vezes)

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Acabei de actualizar o meu Ubuntu para a versão 8.10 através de alterar
Fontes de aplicações > Actualizações > Actualização de nova versão para [versões normais].
Foi detectada a nova versão disponível, feita a descarga e instalada.

Após reiniciar o sistema, verifiquei que em aplicações como o Open Office (2.4, a que já tinha sido instalada por padrão) não aparece nada escrito nos menus deslizantes (tipo de fonte, tamanho, intervalo das células, linha de comandos, números de linha, letra das colunas, nome das folhas, etc... até o menu da barra de menus desapareceu, restando apenas os sublinhados referentes às letras, premindo aí, o menu de opções só mostra os ícones...  ??? as tooltips só mostram o fundo, etc...)

Com o Abiword ou o Firefox já não acontece isto, está tudo normal!  >:( mas com o Kchart, por exemplo acontece...

Coloquei um tema pré-definido (Human) e experimentei outros, sem os personalizar, mas não adiantou.

Alguma sugestão para resolver? A maior parte dos meus ficheiros são  do Open Office, é escusado dizer a importância de conseguir trabalhar com ele  :)

Obrigado desde já.

Vkthor.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline martinho_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Tenta instalar a versão mais atual do Openoffice (versão 3.0). Como você está utilizando o ubuntu, aconselho você a baixar o pacote .deb, que é mais fácil instalar.

Para baixar o arquivo: http://pt.openoffice.org/download/download.htm
* escolha o pacote .deb

Para instalar:
1- descompacte o arquivo clicando com o botão direito do mouse. Escolha a opção "extrair aqui". Será gerada uma pasta com com todos os arquivos.
2- Abra o terminal e vá até o diretório onde você descompactou. Por exemplo, se a pasta está em seu Desktop, digite: cd Desktop/nome_do_diretório;
3- digite: #sudo dpkg -i *.deb (Ele irá lhe pedir a senha)
4- Para colocar os ícones no menu Aplicativos, entre no diretório digite no terminal:
#cd DEBS/desktop-integration (enter)
#dpkg -i *deb

Espero que o problema do OpenOffice seja resolvido com isso, se não, pelo menos você terá a última versão do programa
Boa sorte
Junior

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Tenta instalar a versão mais atual do Openoffice (versão 3.0). (snip) Espero que o problema do OpenOffice seja resolvido com isso, se não, pelo menos você terá a última versão do programa

Olá martinho_junior.

Obrigado pela resposta. Está muito boa de entender, mesmo para quem não entende nada de linux, como é o meu caso, mas ainda acho que o problema tem algo a ver com o kde (não sei é como  ??? ) LOL
cf. http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,48398.0.html e http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,48373.0.html

Acho estranho é só me ter acontecido a mim, quer dizer, pelo menos ninguém mais se queixou... mas como o problema está a afectar todos os programas que usam o kde, vou tentar resolver por esse meio e só depois actualizo o OOo... ou se calhar não, vou experimenar mesmo assim! LOL pior não pode ficar.

Um abraço.

Vkthor
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Problema identificado, mas não resolvido
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 20:39 »
Citar
mas como o problema está a afectar todos os programas que usam o kde, vou tentar resolver por esse meio
O problema está identificado: tem a ver com os drivers da placa gráfica, uma SVGA GEForce m400, quer dizer, acho :-)

O que é certo, é que com os drivers proprietários recomendados, NVIDIA accelerated graphics driver (version 96), à data destes posts, o problema surgiu em todos os programas que usavam o kde versão anterior à 4.1.4. Desactivando este driver, todos esses programas passaram a funcionar normalmente. o OOo incluído :-)

Após uma actualização de rotina, em que os drivers da NVIDIA apareceram listados como actualização necessária, a utilização dos mesmos não afecta o desempenho dos programas DESDE QUE em Sistema > Preferências > Aparência > Efeitos visuais não se use nenhum dos efeitos (nem normal nem extra). Na prática quase que voltou à situação anterior, mas posso bem viver sem janelinhas a tremer e outros efeitos semelhantes :-D e o meu Ubuntu também. Não experimentei em programas que precisem de aceleração 3D...

Vou esperar que os programas se vão actualizando para o uso do kde 4.1.4 ou que (talvez) o driver da placa seja actualizado (o que não acredito muito, uma vez que ele já é de 96...)

Tenta instalar a versão mais atual do Openoffice (versão 3.0).

Já está instalado e a funcionar, mas também não resolvia. Só funciona correctamente sem activar os efeitos já indicados.

Como você está utilizando o ubuntu, aconselho você a baixar o pacote .deb, que é mais fácil instalar.
(snip)
Para instalar:(snip)
3- digite: #sudo dpkg -i *.deb (Ele irá lhe pedir a senha)

O # (cardinal) não deixou funcionar o comando. Descobri que executa sem ele: sudo dpkg...

4- Para colocar os ícones no menu Aplicativos, entre no diretório digite no terminal:
#cd DEBS/desktop-integration (enter)
#dpkg -i *deb

não deu... :-( Deve ter entrado em conflito com a instalação anterior do OOo 2.4 mas dei a volta ao assunto: criei um lançador num painel que chama o OOo 3.01

em comando escrevi /opt/openoffice.org3/program/soffice e arranca fino :-D

Não quis desinstalar a versão anterior com receio de que algo corresse mal e não conseguisse mais usar o OOo. Já bastava o problema que tinha LOL.

Assim que me assegurar que tudo está funcional removo a 2.4 e hei-de experimentar de novo a integração.

Espero que o problema do OpenOffice seja resolvido com isso, se não, pelo menos você terá a última versão do programa
Boa sorte

Pelo menos já está tudo a funcionar (quase) ok.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Vkthor
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor