Autor Tópico: Meu Ubuntu não usa toda a memória física  (Lida 3368 vezes)

Offline agusmao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Online: 05 de Abril de 2009, 16:39 »
Olá pessoal,

Eu tenho um notebook que tem 4Gb de memória.
Quando eu tinha o Windows Vista Business instalado nele, ele mostrava 4Gb normalmente.
Mas aí resolvi formatar, instalar o Ubuntu e usar o Vista eventualmente pra desenvolver em ASP.NET através de uma máquina virtual com VirtualBox.

Fiz toda a instalação, tudo funcionando certinho, tanto o Ubuntu quanto o Vista, porém uma coisa está me intrigando:
Ao ver a quantidade de memória instalada, o Ubuntu me infoma que eu tenho só 2,9 Gb de memória.

Será que é alguma configuração ou o Ubuntu tem alguma limitação de uso da memória física?

Peço a ajuda dos mais experientes para desvendar esse mistério.

Abraços.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2009, 16:48 »
Se você instalou a versão 32bits do Ubuntu isso acontece mesmo. Para reconhecer mais que 3 Gb de memória é necessária a versão 64bits.

Não tenho certeza, mas ouvi falar que há como recompilar o kernel para isso também, mas como eu disse: Não tenho certeza

Offline j_aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2009, 22:11 »
Você pode recompilar o kernel com uma opção "mágica" ou instalar o kernel em sua versão "server".
O resultado será o mesmo, porém não muito bom.

Com esse kernel, você conseguirá usar os 4GB de RAM, mas isso terá um custo operacional...poderá notar que o equipamento pode ficar um pouco mais lento, pois os sistemas de 32 bits possuem uma limitação no acesso a memória RAM, impedindo que ele enxergue mais do que 3GB. Mas foi criada uma gambiarra para permitir o acesso, só que essa gambiarra consome recursos...

O melhor é você instalar um sistema operacional em 64 bits.

Offline agusmao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 09:42 »
Valeu pessoal pela dica!

Já vou deixar baixando em casa a versão 64 bits, salvar minhas configurações de email, minhas máquinas virtuais, depois formatar e instalar com a nova versão. ;D

Abraços. ;)

Offline agusmao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Funciona e não Funciona no UBUNTU 64 bits!!!
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2009, 09:47 »
Fala pessoal,

Tenho um notebook onde instalei o Ubuntu 9. Acontece que o note tem 4Gb de memória mas o Ubuntu só reconhece 2,9Gb.
Fui orientado a instalar a versão 64 bits, porém a minha dúvida é: Isso vai funcionar mesmo o meu processador sendo 32 bits?

Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Funciona e não Funciona no UBUNTU 64 bits!!!
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2009, 10:09 »
Fala pessoal,

Tenho um notebook onde instalei o Ubuntu 9. Acontece que o note tem 4Gb de memória mas o Ubuntu só reconhece 2,9Gb.
Fui orientado a instalar a versão 64 bits, porém a minha dúvida é: Isso vai funcionar mesmo o meu processador sendo 32 bits?

Abraços

Não coloque mensagens sobre um mesmo problema em mais de um tópico do fórum, pois você causa confusão e desorganiza o fórum.

Juntei sua outra mensagem ao seu tópico sobre o problema.

E para rodar a versão 64 bits seu hardware tem que ser compatível.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline benevid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2009, 10:39 »
Se o seu micro não possui um processador de 64 bit a solução é utilizar um kernel com suporte PAE (Physical Address Extension).

Neste caso você pode:

Opção 1: Fácil) Instalar a versão do kernel servidor pela linha de comando (sudo apt-get install linux-image-server linux-server), reiniciar a sua máquina verificando se ela é selecionada pelo carregador do sistema (aka tela do GRUB);

Opção 2: Demorada) Baixar a fonte do kernel e recompilá-lo, ativando o suporte PAE, e depois instalá-lo.


[]'s

Fonte: http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-linux-4gb-ram-limitation-solution/

Offline agusmao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 19:21 »
Fiz o que foi solicitado.
Instalei a versão servidor do kernel através do apt-get, instalou tudo direitinho, reiniciou a máquina mas continua com os mesmos 2,9Gb de memória. Não mostra 4Gb de jeito nenhum.



O que fazer?

Offline j_aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2009, 20:19 »
Fiz o que foi solicitado.
Instalei a versão servidor do kernel através do apt-get, instalou tudo direitinho, reiniciou a máquina mas continua com os mesmos 2,9Gb de memória. Não mostra 4Gb de jeito nenhum.

Qual a saída do comando uname -a??

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Meu Ubuntu não usa toda a memória física
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2009, 20:24 »
Fiz o que foi solicitado.
Instalei a versão servidor do kernel através do apt-get, instalou tudo direitinho, reiniciou a máquina mas continua com os mesmos 2,9Gb de memória. Não mostra 4Gb de jeito nenhum.



O que fazer?

Quando você reiniciou o sistema, selecionou a opção correta do kernel?