Autor Tópico: Impressora na rede Win2k  (Lida 2898 vezes)

fbinet

  • Visitante
Impressora na rede Win2k
« Online: 28 de MAR?O de 2006, 14:14 »
Amigos, estou iniciando na linha do Linux, por isso tenho algumas dúvidas. lá vai a primeira e mais imediata.
Instalei em meu computador daqui da empresa, o Ubuntu 5.10 e já está entrando na rede (rede win2000) e acessando a internet normalmente. mas não consigo ver o servidor nem as outras máquinas (que são ruiindows) preciso configurar uma impressora na rede e não sei como.
Vcs podem me ajudar?

Offline edureis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Impressora na rede Win2k
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2006, 14:55 »
Geralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

Para você imprimir numa impressora da rede windows - sistema >> administração >> impressoras e na hora de adiconar escolha >> nova impressora >> impressora de rede >> impressora windows (smb). Vai pedir usuário e senha, após a autenticação a impressora vai estar disponível na caixa de rolagem dela.

Agora para enxergar sua máquina ubuntu na rede é preciso instalar o servidor samba nela, isso não é necessário se não precisa compartilhar nada nela.

[].

fbinet

  • Visitante
Impressora na rede Win2k
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2006, 10:31 »
Citação de: "edureis"
Geralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

Para você imprimir numa impressora da rede windows - sistema >> administração >> impressoras e na hora de adiconar escolha >> nova impressora >> impressora de rede >> impressora windows (smb). Vai pedir usuário e senha, após a autenticação a impressora vai estar disponível na caixa de rolagem dela.

Agora para enxergar sua máquina ubuntu na rede é preciso instalar o servidor samba nela, isso não é necessário se não precisa compartilhar nada nela.

[].

Amigo, tentei fazer o que vc disse para adicionar impressora da rede, e até consigo (não todas, só algumas aparecem quando direciono para o computador, mas tudo bem), mas tentei instalar uma psc 1315 com o drive que vem no UBUNTU "psc 1310" e acontece que ele instala, manda pra fila de impressão na máquina que ela está normalmente, mas fica eternamente na fila, atrapalahndo, inclusive outros documentos a serem impressos. Vc podería me dar uma luz do que pode estar acontecendo?
PS: Tentei instalar outras impressoras tbm e acontece a mesma coisa!

Offline edureis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Impressora na rede Win2k
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2006, 11:12 »
Cara eu tava até achando que poderia não estar aceitando esse driver da 1310, mas achei algo na internet dizendo na resposta da pergunta que funciona olha só http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/06/msg00332.html.

Para ter certeza disso, você poderia bootar a máquina que tá com a impressora instalada com um live cd e testar se funciona mesmo com o driver 1310, aí você ficaria restrito a algum problema de authenticação, permissão ou rede.

[].

fbinet

  • Visitante
Impressora na rede Win2k
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2006, 11:47 »
Citação de: "edureis"
Cara eu tava até achando que poderia não estar aceitando esse driver da 1310, mas achei algo na internet dizendo na resposta da pergunta que funciona olha só http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/06/msg00332.html.

Para ter certeza disso, você poderia bootar a máquina que tá com a impressora instalada com um live cd e testar se funciona mesmo com o driver 1310, aí você ficaria restrito a algum problema de authenticação, permissão ou rede.

[].

Edureis

O link que vc citou não abre.
Mas acredito que não seja o drive, pois tentei instalar uma Lazerjet 1015 com o drive dela mesmo no UBUNTU e deu o mesmo erro.
O que vc acha que pode ser?

fbinet

  • Visitante
Impressora na rede Win2k
« Resposta #5 Online: 30 de MAR?O de 2006, 12:06 »
Citação de: "fbinet"
Edureis

O link que vc citou não abre.
Mas acredito que não seja o drive, pois tentei instalar uma Lazerjet 1015 com o drive dela mesmo no UBUNTU e deu o mesmo erro.
O que vc acha que pode ser?


Desculpa, o link abriu sim, é que estava com o ponto no final, mas lá fala de instalação local.
Mas valeu pela ajuda.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Impressora na rede Win2k
« Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2006, 09:33 »
Estou com o mesmo problema para impressão em rede (manda pra fila e fica lá pra sempre) no Windows XP. O problema não é drive porque localmente funciona e enviando para uma estação com Windows 98 funciona. O problema é de comunicação Ubuntu e Windows XP. Provisoriamente estou enviado para uma estação Windows 98.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

bmp8

  • Visitante
Re: Impressora na rede Win2k
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2007, 12:36 »
Olá pessoal!

Retomando o assunto, também tenho uma empressora HP 1310 instalada num Windows da rede e não consigo inprimi, pq fica eternamente na fila. Ja compartilhei a impressora e tuda, mas nada de funcionar. O driver funciona perfeitamente pq ja instalei ela sozinha no meu pc (to usando o Kubuntu 7.04).
Será que alguém aí que ja resolveu esse problema poderia ajudar?Não é necessário nenhum programa do tipo Samba pra impressoras que compartilhe a conexão?

Agradeço desde já!

Offline Fruga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Impressora na rede Win2k
« Resposta #8 Online: 17 de Agosto de 2007, 12:10 »
Citação de: edureis
Geralmente você não precisa de nada para enxergar sua máquinas windows na rede, desde que sua configuração esteja correta e pingando. Para fazer isso é só menu locais >> Servidores de rede. Caso estaja num domínio AD é só autenticar com algum usuáriodo domínio. Se for apenas grupo de trabalho, então entra com algum usuário cadastrado na máquina windows.

Para você imprimir numa impressora da rede windows - sistema >> administração >> impressoras e na hora de adiconar escolha >> nova impressora >> impressora de rede >> impressora windows (smb). Vai pedir usuário e senha, após a autenticação a impressora vai estar disponível na caixa de rolagem dela.

Agora para enxergar sua máquina ubuntu na rede é preciso instalar o servidor samba nela, isso não é necessário se não precisa compartilhar nada nela.

[].
Amigo, tentei fazer o que vc disse para adicionar impressora da rede, e até consigo (não todas, só algumas aparecem quando direciono para o computador, mas tudo bem), mas tentei instalar uma psc 1315 com o drive que vem no UBUNTU "psc 1310" e acontece que ele instala, manda pra fila de impressão na máquina que ela está normalmente, mas fica eternamente na fila, atrapalahndo, inclusive outros documentos a serem impressos. Vc podería me dar uma luz do que pode estar acontecendo?
PS: Tentei instalar outras impressoras tbm e acontece a mesma coisa!



Ola, tinha um problema igual a esse. Mas resolvi.

Postei no forum o topico e esse:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24077.0.html