Autor Tópico: Como saber estado das portas?  (Lida 9512 vezes)

Offline ms2222

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Como saber estado das portas?
« Online: 09 de Abril de 2009, 14:45 »
Boas...
Preciso de saber como verificar se determinadas portas/portos estão abertos no ubuntu. Sei que por padrão a firewall vem desabilitada mas preciso fazer monitorização da rede ao ubuntu server e precisava de verificar se o porto 22 correspondente ao ssh se encontra aberto, uma vez que quando tento estabelecer a conexção apresenta o erro "conection refused". Caso nao esteja aberta agradecia se alguem me pudesse ajudar para abrir o porto.
Basicamente o que eu gostava de saber é como verificar o estado das portas no ubuntu, comandos para as abrir e fechar.
Obrigado

Offline danielfventuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como saber estado das portas?
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2009, 17:27 »
tenta o seguinte comando:
 iptables -L -t nat

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como saber estado das portas?
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2009, 18:17 »
Boas...
Preciso de saber como verificar se determinadas portas/portos estão abertos no ubuntu. Sei que por padrão a firewall vem desabilitada mas preciso fazer monitorização da rede ao ubuntu server e precisava de verificar se o porto 22 correspondente ao ssh se encontra aberto, uma vez que quando tento estabelecer a conexção apresenta o erro "conection refused". Caso nao esteja aberta agradecia se alguem me pudesse ajudar para abrir o porto.
Basicamente o que eu gostava de saber é como verificar o estado das portas no ubuntu, comandos para as abrir e fechar.
Obrigado

Visite aqui     http://www.commandlinefu.com/commands/matching/iptables/aXB0YWJsZXM=

JFM Mão de Ferro

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como saber estado das portas?
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2009, 18:26 »
Boas...
Preciso de saber como verificar se determinadas portas/portos estão abertos no ubuntu. Sei que por padrão a firewall vem desabilitada mas preciso fazer monitorização da rede ao ubuntu server e precisava de verificar se o porto 22 correspondente ao ssh se encontra aberto, uma vez que quando tento estabelecer a conexção apresenta o erro "conection refused". Caso nao esteja aberta agradecia se alguem me pudesse ajudar para abrir o porto.
Basicamente o que eu gostava de saber é como verificar o estado das portas no ubuntu, comandos para as abrir e fechar.
Obrigado

Se é específico à porta 22 use o nmap, é bem prático:
sudo nmap -p 22 xxx.xxx.xxx.xxx

*Substitua xxx.xxx.xxx.xxx pelo ip de seu micro/servidor

Em meu caso o resultado foi este:
Citar
felix@merovingian:~$ sudo nmap -p 22 10.1.1.2

Starting Nmap 4.62 ( http://nmap.org ) at 2009-04-09 18:25 BRT
Interesting ports on 10.1.1.2:
PORT   STATE  SERVICE
22/tcp closed ssh

Nmap done: 1 IP address (1 host up) scanned in 0.102 seconds

Isso significa que a porta está fechada

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Shields Up!
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2009, 00:00 »
Uma outra opção é usar o Shields Up!, disponível em https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2

Fui!
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)