Autor Tópico: servidores de impressão  (Lida 3138 vezes)

Offline Jota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
servidores de impressão
« Online: 16 de Julho de 2009, 14:56 »
Eu tenho uma impressora multifuncional HP, ligada ao desktop por uma porta USB, e tenho uma rede doméstica Wireless,um Dlink Di-524, onde eu me conecto com meu Notebook Acer Aspire 4520 c/ Ubuntu 9.04, o Desktop com Windows XP, meus filhos usam, eu gostaria de colocar a impressora em rede, para poder imprimir através de meu Note, e pensei num servidor de impressão com porta usb para conectar na Impressora. Já vi alguns tutoriais para fazer a configuração e me parece não ser tão problemática, mas eu gostaria da ajuda da comunidade no sentido de saber qual servidor mais se presta a esse serviço, e que se casaria perfeitamente com o Roteador D-link e os SO's ?  Ou será que valeria a pena investir num Roteador que seja também um servidor de impressão com porta USB?  Ou ainda será que outra alternativa?



Abraços a todos

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: servidores de impressão
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2009, 00:50 »
Bom, se não quer simplesmente compartilhar a impressora, se quer utilizar um print server e deixa-la direto na rede, eu, em seu lugar, iria adquirir o print server mais barato.
Não precisa se preocupar com questões do tipo casar print server com roteador, S.O, etc... Seria como pensar em ficar casando cabo de rede furukawa com placa de rede realtek, Furukawa é bom e realtek é genérico, mas e dai, funciona igual e com o mesmo desempenho de Furukawa e Intel. Em uma rede com 3 micros, o que for mais barato é melhor.

Há muito tempo tinha um cliente que utilizava um sistema baseado em foxpro que rodava em no Dos do Windows 98 e mandava um romaneio para a impressora ligada em um print server que saia desconfigurado, saia em duas páginas ao invéz de uma. Localmente o problema não ocorria e por isso a configuração teve de ser feita no software do print server.
Se não tem nada tão complexo, use o mais barato.


Se a comunicação entre o print server e o roteador for feita por cabo, vale apena correr atrás de um print server barato com uma porta usb, como o D-linl DP-301u ou um modelo qualquer da TP-LInk.

Se a comunicação entre o print server e o roteador for via wireles, ai não acho que vale a pena procurar um print server wireless para adicionar a sua rede. O custo - beneficio não é muito interessante, nesse caso, acho que um D-Link Dir-320 vai muito bem.

Resumindo, acho que a questão custo-beneficio no seu caso é mais importante que o equipamento em si. São dois micros e uma impressora, a solução mais barata da conta do recado sem dar dor de cabeça.

Não achando um print server em conta, investiria em um roteador com print server.

Não faça como meu primo que compru um switch 48 portas com duas portas de gigabits e colocou em uma rede com 10 computadores com placas de rede 10/100 e cabo de rede comum. Achou que a rede ia ficar bala e ficou exatamente igual.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Jota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: servidores de impressão
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2009, 05:40 »
RaldicaR obrigado pelas dicas, acho que vou comparar o preços do roteador com servidor de impressão, e do servidor apenas se os preços forem parecidos acho que vou trocar o roteador, para ficar com um aparelho só.

                            Obrigado.