Autor Tópico: Tutorial Basico de instalação do Wine  (Lida 109217 vezes)

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:23 »
Esse pequeno Tutorial vai para aqueles que estao iniciando no Ubuntu, mas pode se aproveitado para quem ainda não instalou o wine, abordo somente a instalaçao e a configuração basica, Quando possivel irei acrescentar conteudo nesse post, por favor leiam todo o conteudo primeiro e depois executem:

1. Certifique-se de que o repositorio universe esteja habilitado, se positivo va para o passo 2, em caso negativo faça o seguinte:
    Va em: Menu >> Sistema >> Administração >> Gerenciador de Pacotes Synaptic.
    Com o Synaptic Aberto va em: Configurações >> Repositorios >> Adicionar
    Selecione a opção: Mantido pela comunidade (Universo) entao de OK, de OK novamente e aparecera uma menssagem dizendo que os repositorios foram alterados confirme com SIM, e seus repositorios seram atualizados e o wine estara disponivel para instalação.

2. Com o Synaptic aberto va em Procurar, e digite: wine, dos resultados obtidos marque para instalaçao os seguintes: wine e libwine, entao clique em APLICAR, aparecera uma janela descrevendo o que sera instalado, clique em APLICAR, aguarde o download e a instalação.
Se desejar pode-se usar tambem o Teminal, para isso va em: Menu >> Acessorios >> Terminal
Digite:            sudo apt-get install wine libwine
digite sua senha e aguarde o download e a instalaçao, voce podera ser questionado se deseja baixar os arquivos e devera confirmar a opção que desejou.
OBS: Algumas vezes a instalação pode falhar devido ao download ou a conexao com os servidor ter caido, bastar mandar instalar novamente , que o download reiniciara de onde parou.

3. Com o Wine instalado, vamos usar uma ferramenta bem pratica para configura-lo o Wine Tools, Abra novamente o Terminal e digite:      wget http://ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de/wt/winetools-0.9jo-III.tar.gz
com o download terminado digite:      tar zxvf winetools-0.9jo-III.tar.gz
descompactado o arquivo entre no diretorio:      cd winetools-0.9jo-III
para realizar a instalaçao digite:     sudo ./install

4. Agora que temos o wine tools instalado vamos executa-lo, pressione Alt + F2 e digite no campo:   wt , entao clique em EXECUTAR.

De OK nas mensagens que se segue, selecione Configuração Basica e de OK, entao execute as seguinte opções: Create a Windows Fake Drive (Ira criar um diretorio oculto em sua pasta pessoal, que servira para armazenar os arquivos e configurações do wine, geralmente sera: ./wine), TrueType Font Arial, DCOM 98, Microsoft Foundation Classes 4.x, Internet Explorer 6.0 SP1 Brazilian.

Retorne ao menu inicial e selecione a opção Instalar Programa do Sistema Windows e de OK, entao execute as seguintes opções: Windows Installer, Visual Basic 5 e 6 Runtime, Visual C++ Run-time English, MDAC 2.8 and Jet 4.0 SP8 English, MSXML 4.0 Service Pack 2 English, Windows Script 5.6 English, Common Controls 5.0.
Novamente no menu inicial va em Modify the Wine Configuration e de OK, no menu no estilo windows clique em Drives, nas opções que seguem selecione AUTODETECT e depois em APLICAR, selecione entao a aba Audio e marque todas as opçoes, clique em APLICAR e em OK.

5. Para complementar uma dica de como criar atalhos no menu do sistema com programas do Windows, essa parte eh bem intuitiva, por isso nao entrarei em detalhes maiores,  clique com o botao direito do mouse no Menu principal e selecione >> Editar Menus, selecione uma categoria ou crie uma nova, entao crie uma nova entrada e no campo command das propriedades, digite o comando wine com a localização do arquivo entre parenteses, ex:    wine "localização do arquivo".

Esse tutorial como expliquei eh bem basico, somente para um "chute inicial", muita coisa ainda nao consegui fazer, mas pretendo atualizar esse pequeno tuto com informaçoes e experiencia que for coletando, espero que tenha ficado do agrado de todos e que seja util principalmente para os iniciantes, qualquer problema ou dicas e relatos postem para enriquecer esse post.

Abraços

temp.

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:27 »
Que tal mover para dicas e truques?

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:35 »
Hum eh mesmo postei errado, com faço pra mover?

Gilfinho

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:36 »
aew pela dica, axo melhor colocar isso em dicas e truques xD

mas tipo soh uma duvida de iniciante mesmo, seguinte instalei o wine e instalei um jogo exemplo "tibia" dai agora como faço para executar esse jogo para eu me divertir? xD

temp.

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:40 »
vai até a pasta onde vc instalou o jogo e digita: wine jogo.exe

Acho que no ubuntu, só de vc ir na pasta e clicar duas vezes em cima de um programa de windows ele já executa no Wine.

Acho que só um administrador pode mover os tópicos.

Gilfinho

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:44 »
Vlws, sim soh moderador pode mover, e axo que n tem nenhum no momento online o

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:51 »
Muito bem, muito bem. Atendendo a pedidos, tá movido! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2006, 20:51 »
O temp. ta certo eh so dar um duplo clique no arquivo .exe que ele sera executado, no caso ce pode instalar ele normalmente e criar um atalho no menu pra lancar ele facil.


Abraços!

Gilfinho

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2006, 21:17 »
aew mais uma vez, bom esse tutorial, soh que tipo eu instalei o wine tools fiz os procedimentos certos soh que quando eu vo instalar o TrueType Font Arial, comeca a fazer um downloading que n sai do 0% engraçado n?  lol
isso eh normal? pq esta em 0% a quase 30minutos o.o

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2006, 21:24 »
Comigo deu isso tambem, naum tenho certeza, mas pode ser que essa fonte ja tenha sido incorporada ao wine, eh so uma suspeita, mas tenta utilizar normalmente e ve o que da.


Abraços!

Gilfinho

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #10 Online: 30 de MAR?O de 2006, 20:36 »
aew blz? tipo mais uma duvida xD

eu instalei o wine e instalei o jogo RPG TIBIA depois que eu istalei o jogo como eu faço para iniciar o jogo pelo Wine?

tenho que digitar alguma coisa no Terminal?

por favor me explica xD

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #11 Online: 30 de MAR?O de 2006, 20:54 »
Tu pode executar dando um clique duplo sobre o arquivo .exe, que esta na pasta do Tibia no drive c da pasta:   .wine   (de um ctrl +h em sua pasta pessoal),      pelo terminal digite wine "localização do arquivo .exe". No tuto acima olhe o passo 5 que ensina como adicionar programas do windows ao menu.





Abraços!

haxsyst

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #12 Online: 31 de MAR?O de 2006, 23:10 »
"Agora que temos o wine tools instalado vamos executa-lo, pressione Alt + F2 e digite no campo:   wt , entao clique em EXECUTAR. "
estou tendo problemas, eu fasso isso, porem não acontece nada...

Yuran

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2006, 11:31 »
Tente reinstalar o Wine tools!

haxsyst

  • Visitante
Tutorial Basico de instalação do Wine
« Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2006, 13:18 »
Já, tentei, tipo aparece algo como: usuário "normal" e não da acersso a "root"...