Autor Tópico: Problema no dual-boot com Vista  (Lida 1251 vezes)

Offline mallb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problema no dual-boot com Vista
« Online: 14 de Abril de 2009, 06:10 »
Olá! Não estou conseguindo instalar o Ubuntu 8.10 no mesmo HD com o Vista. Segundo o programa EasyBCD meu sistema está assim:

Windows Boot Manager
--------------------
identifier {9dea862c-5cdd-4e70-acc1-f32b344d4795}
device partition=D:
default {ac3c0644-23ec-11de-85dd-c8008377c52b}
displayorder {ac3c0644-23ec-11de-85dd-c8008377c52b}
timeout 30

Windows Boot Loader
-------------------
identifier {ac3c0644-23ec-11de-85dd-c8008377c52b}
device partition=C:
path \Windows\system32\winload.exe
description Windows Vista (TM) Ultimate
osdevice partition=C:
systemroot \Windows
resumeobject {c40a8e7b-23ed-11de-b84d-806e6f6e6963}


O espaço livre para a instalação do Ubuntu está na partição D:, a mesma onde está o boot loader do Vista. O problema é que preciso formatá-la em ext2 pra colocar o Ubuntu. A instalação é concluída com sucesso, mas não consigo entrar mais no Windows. Consigo recuperar o boot do Windows, mas só tirando o Ubuntu fora. Alguém pode me ajudar com isso? Obrigado!

Offline Dr.Phibes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problema no dual-boot com Vista
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2009, 13:57 »
não entendi bem o que se passou contigo, mas posso te dizer como eu fiz. 1º instalei normalmente o Vista, criando uma partição para ele. De seguida, bastou me rodar o cd do ubuntu, e escolher - o maior espaço disponivel, para instalar o ubuntu. Nenhum erro, tudo a bombar. Tenta fazer desta maneira pq seguramente vais conseguir. Não te esqueças de instalar 1º o Vista e só dps o ubuntu.
Não devo ter respondido a tua duvida, mas mais vale a pena tentar ajudar do que ler e ficar calado
abraço e boa sorte

Offline mallb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema no dual-boot com Vista
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2009, 18:27 »
Obrigado pela atenção! O que fiz foi justamente isso, instalei primeiro o Vista e depois o Ubuntu. Tenho 1 HD com 2 partições NTFS. O Vista está na partição C e o Ubuntu será instalado na D. O problema é que o boot loader do Vista está na partição D onde vai o Linux e é perdido quando formato em ext2/3. O Ubuntu é instalado normalmente, mas perco o boot do Windows que nem aparece no menu do Grub.

Acho que só vou conseguir movendo o boot loader pra partição C só que não achei como fazer isso. A única alternativa que estou imaginando é excluir a partição D, recuperar o boot pelo DVD do Windows gravando o boot loader na partição C já que ele não enxergará mais a D. Depois é só recriar essa partição pra instalar o Ubuntu. Gostaria que houvesse uma forma mais simples e tenho dúvidas se o Grub vai conseguir reconhecer o Windows e configurar o boot corretamente.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 18:40 por mallb »