Autor Tópico: Falha partição de HD  (Lida 1726 vezes)

Offline Hudovisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Falha partição de HD
« Online: 14 de Abril de 2009, 17:50 »
Eae, blz?
Bom eu sou iniciante em linux e hoje meu pai precisava instalar linux em casa por causa de um projeto de cnc. Eu coloquei o cd tudo certinho e bacana. Dae eu fui fazer uma repartição do HD, meu hd é de 80gb e ta com 13gb livre, eu queria decha uns 8gb pra linux jah que meu pai nao vai usa muito. Na hora de faze a repartição eu desmontei o hd (aquela opção que tem no gparted) e depois fui redimensionar ele deichando ele com 8gb livre. Na hora que ele ta fazendo a operação me surge a seguinte falha :
http://www.uploadimagens.com/upload/6b42cd37f50e3eef855a74cf55b46c0e.png (Editado pela moderação)

e agora?? Alguem sabe me dizer porque aconteceu esse erro?
Estou usando o Ubuntu 6.06 (por causa do projeto linuxcnc)
Tem otra maneira de instala o linux no sistema caso nao seja possivel criar uma partição?
« Última modificação: 16 de Abril de 2009, 16:55 por clcampos »

Offline eduardogfr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Falha partição de HD
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2009, 22:14 »
Eu uso o gparted sem desmontar o hd.
Você precisará de uma partição para instalar o linux e uma pequena, de mesmo tamanho que sua memória ram de swap.

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Falha partição de HD
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2009, 23:35 »
Quando vc particiona o hd manualmente, não se esqueça que vc tem que salvar as partições criadas (clique em "aplicar" após dimensionar a partição)... tem essa opção no gparted!

O sistema de arquivo utilizado para o linux é o ext3, além disso tem que criar a partição swap...talvez tenha esquecido...
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 23:38 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Felipe Cezario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Falha partição de HD
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2009, 21:47 »
ás vezes, o Gparted precisa ter acesso exclusivo ao HD pra editar as partições. Tente fazer essa operação pelo livecd do Gparted...talvez funcione

Offline Hudovisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Falha partição de HD
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2009, 16:35 »
Galera,
Consegui resolve o meu problema. Eu desfragmentei denovo o hd e redimensionei o meu hd no windows, depois eu criei uma nova partição no linux.Vlw ae a todos que me ajudaram.
Forum nota 10