Autor Tópico: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista [Resolvido]  (Lida 2328 vezes)

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Olá a todos. Estou precisando de ajuda para instalar o Kubuntu 8.10 em um notebook (Acer Aspire 4520). Procurei ajuda em outros tópicos e apostilas, mas ainda não encontrei a solução.

Bom, o hd já veio particionado em C: (com Windows Vista) e D:. Quando tento instalar o Kubuntu aparecem as seguintes partições:
/dev/sda
/dev/sda1 ntfs 10478 MB
/dev/sda2 ntfs 54914 MB (Vista?)
/dev/sda3 ntfs 54638 MB (D:)

Acredito que a partição sda1 contenha o instalador do Vista e os drivers. Aliás não posso nem sonhar em perder esses dados, pois não possuo cd de drivers ou do Vista. Quando preciso dar uma "formatada" no sistema, apenas uso o eRecovery, que limpa o hd e já recupera sozinho e configura todos os drivers e o Sistema Operacional.

Gostaria de instalar o Kubuntu na partição sda3 (posso perder todos os arquivos aqui sem problemas). Entretanto, no instalador não aparecem opções para criar novas partições - assim, eu não consigo criar a "swap", por exemplo - e nem consigo redimensionar o sd3.

Se alguém já fez tal instalação em situação semelhante ou sabe como fazê-lo, envie os passos, por favor.
Abraços
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 13:52 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 15:20 »
Ola, rsmb

Bem, se voce não tem o cd do vista como você cita, desista logo de cara.

Para instalar o Ubuntu, ele utiliza como gerenciador de partições o Grub, que depois de instalado faz o vista não bootar mais.

Depois do grub instalado e com o Ubuntu funcionando, voce deveria entrar com o cd do vista e fazer a manutenção da partição para ele voltar a bootar.

Para maiores informações, de uma olhada via pesquisa do forum por boot vista

[],s

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2009, 19:53 »
Olá Tota. Putz, que péssima!
Mas será que não funcionaria se eu gravasse um boot do Vista num pen-drive?
Valeu
______________
Dlanor Sorrab

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 20:37 »
Num pen eu não sei, pois windows em pen drive é ruim de dar boot.

Ou voce pega um cd emprestado, ou usa um pirata mesmo, pois voce não vai instalar o sistema, só vai utilizar a manutenção.


Leia isto=>
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43463.msg258222.html#msg258222

Lembre que voce pode primeiro rodar o live cd, com o live cd rodando na maquina instale via rede o pacote qtparted pelo gerenciador de pacotes synaptic, identifique nas propriedades dos hds quais os pontos de montagem ( sda1, sda2, sdb1, sdb2, etc ) anote num papel ( win sda1, disco d: sda2, etc )

Volte ao vista, faça back up, zere o hd d:\ e teste de novo no live cd para não errar.

Tudo anotado ? tudo checado ?

Instale o Ubuntu selecionando particionamento manual.

No disco desejado crie uma partição raiz "/ " e depois uma swap

se voce tem 1 giga de ram ou mais, 512mb de swap estão de bom tamanho.

[],s
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 20:44 por Tota »

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2009, 04:21 »
Muito obrigado pelas dicas. Consegui particionar o HD e instalei o Linux. Peguei um DVD do Vista emprestado, mas no final nem precisei fazer o processo de recuperar.
Entretanto, terei que refazer quase tudo, pois instalei o Kubuntu 8.10 64bits e tá muito ruim. Tenho o Ubuntu em outra máquina e o desempenho é muito melhor. O Kubuntu está muito instável na parte gráfica. Instalei o driver da nvidia que o sistema mesmo sugeriu, mas tá dando muitos paus (aliás, já dava pau rodando com o live cd):

-ícones do painel somem ficando um quadrado no local;
-os botões das janelas de aplicativos abertos somem do painel;
-quando abro um menu ou janela pela primeira vez, dá pra ver algumas falhas gráficas, como se estivesse demorando a carregar;
-fora isso, o mouse está me matando, pois não consigo configurar uma velocidade adequada.

Alguma dica para melhorar a parte gráfica? Será que a versão 32bits é mais estável?
______________
Dlanor Sorrab

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalando o Kubuntu 8.10 em HD particionado com Windows Vista
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2009, 06:54 »
bem,

Instalar o Ubuntu agora é bico, basta instalar por cima do kubuntu.

Quanto a nvidia minha experencia é zero, minhas placas são intel.

A versão 32 tém mlhor suporte, drivers 64 bits são máis dificeis mesmo.

[],s