Autor Tópico: Ubuntu 9.04 não instala no XP  (Lida 2412 vezes)

Offline Abaddon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Online: 24 de Abril de 2009, 13:31 »
Olá amigos! Sou novo no Ubuntu, mas já conheco as versões anteriores ao 9.04.

A minha duvida é que esta versão nova quando a instalo como 2º SO, ele instala no windows só que, o ubuntu está instalado mas não configura o espaço em disco e nem me aparece no boot ao principio, mas está instalado.

O que faço para resolver?

Obrigado

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2009, 14:28 »
Atenção porque as novas versões do Ubuntu, além das possibilidades de instalação completa ou "dual boot" (em uma partição dentro do mesmo computador que roda Windows), oferece a alternativa de instalar o sistema dentro do Windows, como se fosse um programa do Windows.

Isso é visto como opção intermediária entre a instalação veradadeira e usar o Ubuntu com o Live CD. É um modo menos traumático de aproximar as pessoas do Ubuntu, mas com certeza não é a solução ideal para quem já tem alguma experiência.

 Será que não é isso o que você fez acidentalmente?

Offline Abaddon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2009, 15:23 »
Penso que seja isso.

A diferença é que no 8.04 tinha uma partição de 15 Gb no disco destinada ao ubuntu e aparecia-me sempre a opção para iniciar no boot o ubuntu ou o xp.

Agora o 9.04 está instalado na mesma maneira, mas não assume o boot nem a partição, simplesmente está instalado no xp mas não consigo aceder ao ubuntu.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2009, 15:46 »
Atenção porque as novas versões do Ubuntu, além das possibilidades de instalação completa ou "dual boot" (em uma partição dentro do mesmo computador que roda Windows), oferece a alternativa de instalar o sistema dentro do Windows, como se fosse um programa do Windows.

Isso é visto como opção intermediária entre a instalação veradadeira e usar o Ubuntu com o Live CD. É um modo menos traumático de aproximar as pessoas do Ubuntu, mas com certeza não é a solução ideal para quem já tem alguma experiência.

 Será que não é isso o que você fez acidentalmente?

Esta opção já existia antes (e, por sinal, é a que eu uso no 8.10). Mas a única diferença com o "dual boot" é que, ao ser instalado, ele parece um programa do Windows (e, a qualquer momento, pode-se desinstalá-lo como se fosse um programa do Windows).

No entanto, depois de instalado, ele funciona igualzinho ao Ubuntu em "dual boot", ou seja, ao dar boot no computador, ele pergunta qual sistema se deseja iniciar, o Windows ou o Ubuntu. A partir daí, tudo segue como se fosse "dual boot". Portanto, não deve ser este o problema do colega.

No meu caso, eu atualizei para o 9.04 (usando a opção de atualização de versão no Gerenciador de Atualizações) mantendo o esquema de rodar sob o Windows e tudo continuou como era antes. Só que eu uso o Vista e não o XP. Não sei se pode haver alguma diferença.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Abaddon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2009, 16:32 »
Então vou instalar novamente o 8.10  que obrigatoriamente vai inserir o boot, depois faço a actualização para o 9.04 e aí deve corrigir o problema.

Offline Abaddon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 00:27 »
Muito bem, instalei o 8.10, tudo correu bem, mas surgiu outro problema que eu não sei mas tentei...

Como faço eu o upgrade do 8.10 para o 9.04 através do CD? Sabendo nós que o ficheiro vem em .exe?

Ou é mesmo necessário estar ligado à rede(net) para fazer o upgrade através do programa de actualização do Ubuntu?

Através deste sub-forum dizem a resposta, mas o meu cd não me diz nada...
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,49133.0.html
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 00:29 por Abaddon »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2009, 15:32 »
Abaddon, sou usuário "trainee" (*rs*) e não sei como fazer esta atualização através do CD. Eu fiz minha atualização ligado à net.

Fiz o seguinte: Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações. Aí, na parte superior da janela que se abriu, veio uma mensagem com algo do tipo "nova versão disponível" e uma caixa de "Atualizar" à direita. Cliquei nesta opção e a atualização foi feita.

Demorou: o processo todo levou de 5 a 6 horas porque ele baixa mais de 1.300 arquivos (portanto, se houver alguma forma de fazê-lo através do CD deve ser bem mais rápido).

Além disso, você tem que dar uma olhada de vez em quando porque algumas poucas vezes ele pede a intervenção do usuário (mas é sempre coisa à toa, tipo "deseja continuar?", "confirma remoção de pacotes?" e por aí afora). Mas tudo correu bem.

De qualquer forma, como eu já disse em outro post de outro tópico, ando tão satisfeito com o Ubuntu que já estou pensando seriamente em acabar com este esquema do Wubi e instalar o Ubuntu em uma partição própria para começar a, devagar, desativar o Windows Vista no desktop.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Abaddon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2009, 18:51 »
Obrigado RamonB, eu estou querendo fazer o mesmo, mas a minha internet é por adsl e nao consigo instalar o modem, ó mesm quando estiver ligado em rede.

Obrigado pela ajuda.

Offline yeticannotski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 não instala no XP
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2009, 09:29 »
Sim, você pode fazer o upgrade a partir do CD. Mas não com o CD normal. Você precisa gravar um CD imagem do Alternate CD, que dá mais opções de instalação. Existe um método para usar o arquivo ".iso" sem gravar um CD, mas acho que a complicação não vale a pena a economia de alguns centavos. Além disso, você sempre pode passar o CD para alguém e ajudar a disseminar o Ubuntu! :-)

Segue link para o file .iso para o Alternate CD:

http://noncdn.releases.ubuntu.com/releases/9.04/ubuntu-9.04-alternate-i386.iso

Ao colocar o CD no computador, provavelmente abrirá um menu com a opção para o upgrade. Se isso não acontecer, abra uma janela de terminal e digite:

gksu "sh /cdrom/cdromupgrade"

Eu, pessoalmente, nunca fiz isso. Mas é uma ótima idéia para evitar as horas e horas de upgrade on-line.

A fonte das informações acima, em inglês, é essa página com as notas oficiais de lançamento do Jaunty (Seção "Upgrade Using Alternate CD/DVD):

http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading

Boa sorte.