Autor Tópico: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10 (Resolvido)  (Lida 4733 vezes)

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10 (Resolvido)
« Online: 26 de Abril de 2009, 20:51 »
Olá pessoal. Então, sou novato com o sistema Ubuntu, e baixei da net o Ubuntu 8.10 e instalei no meu sistema. Demorei pra conseguir localizar o driver da placa de vídeo q eu uso, no caso uma ATI Radeon xpress 1250, placa de vídeo interna. O driver que baixei foi: ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run. Dps de instalado, fui reiniciar meu pc, e dps de fazer o boot, carregou a tela de login e senha. Coloquei meus dados e qdo foi pra entrar no Ubuntu, apareceu uma tela preta ... . Reiniciei o pc e a mesma coisa aconteceu. Pra tentar achar a solução, entrei no meu hd secundário q é um XP, e axei problemas parecidos com algumas soluções aqui no fórum. Qdo tentei iniciar o Ubuntu, após a tela q aparece uma barra de progresso, na parte q era pra entrar o login apareceu uma tela preta misturada com traços da imagem do windows XP q eu tinha acabado de usar. Tentei por meio do segundo boot do ubuntu lah, entrar como root e ver se conseguia mudar o tal do usplash.conf, entre outras soluções propostas em outros tópicos, mas nada aconteceu. Tentei, aonde era pra ter aparecido tela de login, dar Ctrl+Alt+F1 ou F2 ou Backspace, mas nada acontece. A única forma q consegui acessar novamente o ubuntu, foi utilizando o cd de boot, usando a opção pra entrar sem modificar nada. Mas não consegui nada além disso. Alguém sabe o q pode estar acontecendo? O q devo fazer pra conseguir ajustar as configurações e entrar no ubuntu?
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 16:09 por Laugh »

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2009, 03:20 »
entre em (recovery mode), e va ate a opção "fix video" creio que seja a ultima não lembro!
apos isso reinicie e veja se voltou ao normal! senão entre em recovery mode novamente e escolha a opção de usar root
e logo ficara no terminal do root, então remova o driver que instalou e depois digite "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" para o sistema procurar um driver generico! então reinicie! e entre normalmente e veja se consegue entrar no sistema!

Jamilservicos.com

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2009, 07:07 »
Complementando a informação do nobre colega, esperimente instalar os drivers da sua placa de vídeo usando o Envy, dá uma olhada aqui:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/video1.htm
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2009, 10:36 »
entre em (recovery mode), e va ate a opção "fix video" creio que seja a ultima não lembro!
apos isso reinicie e veja se voltou ao normal! senão entre em recovery mode novamente e escolha a opção de usar root
e logo ficara no terminal do root, então remova o driver que instalou e depois digite "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" para o sistema procurar um driver generico! então reinicie! e entre normalmente e veja se consegue entrar no sistema!
Então, mas como faço para remover o driver pelo root? Digo, q pastas ou o q devo remover? Valew!

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2009, 12:51 »
quando você rodou esse script ele gerou uns arquivos .deb e vc instalaou via dpkg -i fglrx*.deb ?

se foi use dpkg -r  fglrx*.deb

Jamilservicos.com

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2009, 13:21 »
quando você rodou esse script ele gerou uns arquivos .deb e vc instalaou via dpkg -i fglrx*.deb ?

se foi use dpkg -r  fglrx*.deb

Então cara, na verdade eu usei o comando sudo sh arquivo.run ... dae abriu uma janela da ATI q dava passo a passo o q fazer para instalar o driver. Dps disto só reiniciei... Será q dá pra usar o comando q tu passou?

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2009, 13:40 »
bom, os problemas em drivers ati geralmente são relacionados com o "fglrx" então você pode tentar o comando que falei! o máximo que pode acontecer e não reconhecer o vídeo e voltar em modo texto, que já vai ser uma vitoria para você porque não ficara mais travado e assim poderá por o driver adequado!

Jamilservicos.com

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2009, 14:32 »
bom, os problemas em drivers ati geralmente são relacionados com o "fglrx" então você pode tentar o comando que falei! o máximo que pode acontecer e não reconhecer o vídeo e voltar em modo texto, que já vai ser uma vitoria para você porque não ficara mais travado e assim poderá por o driver adequado!

Pois é, tentei usar o comando dpkg -r fglrx*.deb, mas ele disse q só pode excluir pacote, e não arquivo contido nele. Então tentei "dpkg -r fglrx" e ele disse q não dá pra desinstalar o pacote, pq este pacote nem está instalado. Ou seja, acredito q não esteja relacionado a este pacote. O mais estranho eh q no recovery mode, dps q saio do modo root, volta a tela azul. Quando seleciono "Resume..." ou seja pra iniciar o sistema, aparece algo relacionado ao fglrx no textos na tela preta de comando q aparece. Será q tem alguma outra forma de desinstalar este driver? Valew

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2009, 15:17 »
estranho não achar o fglrx
aparentemente o driver não instalou tudo que precisa para funcionar corretamente!

vi um tutorial para instalação no 8.10 que fazia os passos:

Citar
wget link do driver
sudo apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-generic

cd /home/usuario/pasta onde baixou
chmod +x ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo ./ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo aticonfig --initial -f
fglrxinfo
modprobe -r radeon
modprobe fglrx

verificar no xorg.conf se a opção "driver" está como "fglrx" e ver se as seguintes linhas estão presentes:
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"

reboot

Verifique os seus passos se estão corretos, executando novamente o .run para refazer a instalação e veja se o problema continua! se continuar vamos para o processo de remoção deste driver!

Citar
sudo apt-get remove xorg-driver-fglrx
sudo rm -f /usr/src/fglrx-kernel*.deb
sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
e adicionar fglrx - deverá ficar semelhante com:  DISABLED_MODULES="fglrx"

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

reboot


não esquecendo que apos os passos, vc não deve dar resume boot e sim reiniciar com um shutdown -r now para as mudanças terem efeitos!
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 15:27 por jamilservicos »

Jamilservicos.com

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2009, 16:40 »
estranho não achar o fglrx
aparentemente o driver não instalou tudo que precisa para funcionar corretamente!

vi um tutorial para instalação no 8.10 que fazia os passos:

Citar
wget link do driver
sudo apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-generic

cd /home/usuario/pasta onde baixou
chmod +x ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo ./ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo aticonfig --initial -f
fglrxinfo
modprobe -r radeon
modprobe fglrx

verificar no xorg.conf se a opção "driver" está como "fglrx" e ver se as seguintes linhas estão presentes:
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"

reboot

Verifique os seus passos se estão corretos, executando novamente o .run para refazer a instalação e veja se o problema continua! se continuar vamos para o processo de remoção deste driver!

Citar
sudo apt-get remove xorg-driver-fglrx
sudo rm -f /usr/src/fglrx-kernel*.deb
sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
e adicionar fglrx - deverá ficar semelhante com:  DISABLED_MODULES="fglrx"

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

reboot


não esquecendo que apos os passos, vc não deve dar resume boot e sim reiniciar com um shutdown -r now para as mudanças terem efeitos!

Certo cara, heheh ... um grande avanço agora. Usei o "recovery mode" e usei o root pra instalar o driver novamente da ATI seguindo os passos q vc mostrou ae. Bom, agora apareceu a tela de login. O principal problema parece q esta em eu ter digitado "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" dps de ter instalado o driver da ATI, pois acabei fazendo isto de novo, e deu o mesmo problema. Entretanto, um novo problema surge: Dps q insiro login, na hora q vai carregar o desktop aparece o mouse certinho lah ... mas dps de "supostamente" carregado o ubuntu, aparece uma tela preta e o mouse nela. Somente isto. Até por isto q inseri o o comando do "dkpg...". Li em vários tópicos também, q o ajuste de tela do usplash.conf poderia estar ocasionando esta tela preta dps do login. Porém, acessei o arquivo e esta 1024x768, tamanho q meu monitor suporta. Para este novo problema, alguma idéia? Obrigado pela ajuda!

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2009, 17:24 »
o comando do reconfigure você so digita se tirar o driver porq ele tira as alterações feitas no xorg.conf e poe a que o sistema acha melhor. então se o driver tiver ativo e não encontrar as configurações dele o video da crash!

agora sobre o uplash uma coisa que aprendi com o tempo é que "nunca devo usar o tamanho suportado!"
então para questão de eliminação de problema, desative ele e tente ver se inicia normal se for ele o problema morre!

e depois tente configurações menores no seu uplash!

att.

Jamilservicos.com

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 19:15 »
=( ...
As coisas estão mais complicadadas do q o esperado ... hehe
Então cara, usei os comando q tu me passou para desinstalar o driver da placa de vídeo ... se era o problema, deveria acabar por ae ... errado.
Desta vez, dps do login não apareceu a tela preta, logo, mais um avanço ... porém, não apareceu mais nada além daquela tela da cor do ubuntu (não sei dizer pq sou daltônico hehe) ... e para completar, apareceu uma janela pedindo a senha da net wireless q uso aki em ksa. Não apareceu área de trabalho, não apareceu a barra superior ... nem hora, nem nada ... Por fim é isto. Se puder me dar uma mão ... hehe. Senão, só me dê um toq como posso passar alguns arquivos do Ubuntu para meu HD do Windows XP, para não perdê-los, e qualquer coisa eu formato de novo com o ubuntu ...
Valew a atenção, té mais

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 19:20 »
estranho.. porque se pede a senha porq sua seção foi iniciada!
mas pelo fato de não aparecer nada... verifique na tela de login se esta iniciando mesmo pelo gnome!

Jamilservicos.com

Offline Laugh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 20:31 »
Está entrando no GNOME sim cara. Entrei no modo terminal também e visualizei aquele arquivo da placa q vc tinha me dito usando o gedit e no Disabled_modules estava vazio, então eu coloquei fglrx, salvei e reiniciei e continuou na mesma. Tentei mudar o tamanho do USplash.conf pra 800x600 e nada também. So aparece aquela tela e fica nisto. Nem o som de entrada do sistema está dando. Até parece q se perdeu o sistema hehe ... Tem alguma idéia? Valew pela força. Té

Offline jamilservicos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • O Bom discipulo é aquele que supera o mestre...
    • Ver perfil
    • Canal Castanhal . NeT - O Canal da Cidade Modelo na Internet!
Re: Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2009, 22:43 »
aperta ctrl + alt + f1
logue e digite killall5 e veja se retorna a tela de login! se logar e ficar tela preta o problema não é mais o video, mas algo iniciando com a sessão!

Jamilservicos.com