Autor Tópico: Instalei o Ubuntu e agora?  (Lida 1575 vezes)

Offline sandrosfc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Instalei o Ubuntu e agora?
« Online: 30 de Abril de 2009, 15:27 »
Olá galera,sou novo no mundo Linux e também dos Windows...tipo estou na informática a pouco tempo e tudo que sei até hoje são tutoriais pela web e tals,pricipalmente Pai Google  ;D (nunca fiz um curso de informática  :o ),aprendi a formatar o disco,instalar e configurar o Windows,configurar rede etc e é fácil,me dou bem...

Bem,este é na verdade o segundo Linux que instalo no HD(que ja tem XP e Seven),tentei com Debian,mas não me dei bem(fiquei quase uns 2 dias c/ ele) e me recomendaram o Ubuntu,o qual instalei sem problemas e esta funcionando bem...então as minhas dúvidas são o seguinte:

Tem Firewall? Não preciso usar antivirus mesmo? O que são os repositórios? Instalei uns programas pelo Adicionar/Remover,mas acho que instalei de d+ e tem também o Amarok,K3b e pelo que entendi ,são programas p/ KDE,certo? O que acontece? Tera problemas de conflito no sistema? E em relação a drivers,tenho que atualiza-los ou alguma coisa? O kernel esta la como "genérico" esta certo? E instalei o flash da Adobe pelo Sinaptic,mas os videos estão meio ruins,assim como som(Rhythmbox,que as vezes pipoca) e videos RMVB que fica as vezes quase que quadriculados,no caso queria saber a respeito dos codecs...

Enfim,como configurar o sistema,pois realmente não tenho idéia por onde começar   ???  Flw galera,desculpe o monte de dúvidas,mas sou um leigo em informática mesmo,mas corro atrás do conhecimento ;) e espero que possam me ajudar nessas dúvidas cabulosas hehe,um abraço!

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2009, 15:40 »
  • Não tem problema instalar programas do KDE no Ubuntu.
  • Não precisa de antivírus. O firewall do Ubuntu já vem configurado para as necessidades de um usuário comum.

Como você gosta de aprender, recomendo que leia http://guiafoca.org/

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2009, 15:42 »
Se realmente você vai atrás do conhecimento então faça uma pesquisa por cada dúvida. Existem muitos mas mesmo muitos tópicos sobre isso. E até no google. Boa sorte

Offline sandrosfc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2009, 16:17 »
Ok amigos,vou dar uma estudada nesse Foca ae,até mais!  :)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2009, 17:15 »
 Leia o guia que o web2000 te indicou, mas posso te adiantar o seguinte:
 - O kernel do Ubuntu é "generic" mesmo.
 - Antivírus é "sob demanda". Normalmente serve para escanear arquivos contaminados com vírus de windows que possam estar inoculados (ou encubados, como quiser) no linux, podendo contaminar máquinas windows na rede ou em caso de transferência por download ou upload. Vírus de linux é cabeça de bacalhau: todo mundo acha que existe, mas ninguém nunca viu.
 - O firewall "natural" do linux é o iptables, que já é incluso em todas as distribuições. instale o firestarter, que nada mais é que um programa que dá uma refinada nas configurações do iptables e possui uma interface gráfica bem simples. Para usá-lo, cada vez que for usar a internet, abra a caixa de texto com as teclas Alt + F2, digite firestarter e aperte enter. digite a senha do seu root, e irá apaercer o firestarter. Na primeira vez que usá-lo, vá em preferências e habilite a função "habilitar filtragem de ICMP". Deixe as outras caixas dessa aba em branco, configure o resto como for necessário (se você uas qualquer tipo de banda larga, exceto 3G, sua inetrnet vai estar em eth0. Se for conexão discada ou 3G deve estar em ppp0). O firesarter é só para garantir. Mesmo que você abra mão dele, as suas chances de ser invadido são quase nulas.
 - Depois, leia o guia do hamacker http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/ é para a versão 8.04, mas ainda está bem atual, pois as soluções para o vídeo (w32codecs) e outras multimídias não mudaram.


Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2009, 10:06 »
Sandrosfc,

Antes de mais nada, bem-vindo ao mundo do Ubuntu. Tenho certeza de que, como eu, depois de algum tempo você vai virar um fã dele.

Só um lembrete: não fique assustado com todo o material que o pessoal sugeriu que você lesse/estudasse. Pense no Ubuntu como quando você entrou no Windows pela primeira vez: você não precisou ler um monte de material para poder usá-lo no básico (internet, office, música, etc.).

No Ubuntu, é tão simples quanto no Windows (como tudo na vida, às vezes um pouco mais simples, outras um pouco mais complicado). Além disso, no Ubuntu tem a grande vantagem de haver um fórum como este em que você pode tirar dúvidas com facilidade. Para isto, várias das dúvidas e necessidades já foram respondidas antes e, neste caso, é só pesquisar um pouco que você acaba achando. Se não achar, pode pedir ajuda. O pessoal daqui é atencioso e costuma receber muito bem os calouros (falo isto por experiência própria).

Então, resumindo: é bom ler este material sugerido porque você vai ficando cada vez mais capacitado a usar todas as vantagens que o Linux e o Ubuntu oferecem mas não precisa ler tudo isto para começar a usá-lo. (Em particular, a dica do Ubuntu Perfeito que foi dada aí no outro post, me ajudou bastante quando comecei pois é um tutorial relativamente simples e fácil de ser aplicado. Enquanto você vai lendo e aplicando já vai entrando em vários aspectos e facilidades do Ubuntu e aprendendo sobre eles.)

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Instalei o Ubuntu e agora?
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2009, 07:04 »
Comece pelo começo,baixe todas as atualizações e instale sobre firewall ele vem instalado mais não ativado digite no terminal ( sudo ufw enable )estara ativado seu firewall.

Anti virus nunca ouvi falar de algum virus mais não custa nada ter um eu uso o Avast.

Rhythmbox uso este player e por enquanto não posso reclamar,baixei os codecs,atualize seus drivers de video tbm,espero ter ajudado.
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 09:44 por Raptor Tricolor »