Autor Tópico: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma  (Lida 13218 vezes)

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Gostaria de saber se é possível, e como, ter várias áreas de trabalho independentes, com ícones diferentes em cada uma. Não estou falando dos espaços de trabalho, que simplesmente apresentam os mesmos ícones e papel de parede em todos, só mudando os aplicativos que estão abertos em cada espaço. Oque eu quero é semelhante ao que existe na distro Musix GNU/Linux na figura abaixo, onde nos quadradinhos coloridos se escolhe diferentes ambientes, por ex. no quadrado com a letra "i" temos só ferramentas para internet, no com a letra "a" temos só ferramentas para audio, etc. Nos quadrados indicados pelos numeros 1, 2, 3 e 4 temos os espaços de trabalho que funcionam como no Ubuntu.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Escritorio_Musix.png Editado pela moderação


« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 13:50 por Felix »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2009, 18:24 »
Ola,

Tive o cuidado de ir ao site do musix, mas esta meio fora do ar, impedindo que eu tivesse conhecimento da interface grafica.

Mas seguramente não é o Gnome.

O que voce pretende não é possivel no Gnome, em minha opinião, de todas as Interfaces graficas a menos customizável, mas isto não impede de voce descobrir qual a IG do Musix, instalar no seu Ubuntu e ser feliz.

[],s

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2009, 21:11 »
Olá!

Tudo indica que o Musix usava o KDE... mas isso nem vem tanto ao caso na sua dúvida.

Dando uma olhada por aí, vi que faz muito tempo que os usuários do Gnome têm solicitado este recurso (diferentes ícones por área de trabalho, bem como diferentes papéis de parde), mas eu acho que existe uma solução bem simples via script.

Estou sem tempo de fazer agora... mais tarde, talvez eu pare pra ver isso... Mas bastaria fazer um script que renomeasse por grupo alguns arquivos de lançadores personalizados, tornando os visíveis ou invisíveis (.nome) de acordo com o desejo do freguês. Depois, seria só criar algumas versões desse script em lançadores no painel e partir pro abraço... ;)

Como disse, vou tentar ver isso mais tarde e, se funcionar, mostro como se faz. Se alguém quiser tentar antes, pode ficar à vontade...


Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2009, 23:29 »
Ola,

Tive o cuidado de ir ao site do musix, mas esta meio fora do ar, impedindo que eu tivesse conhecimento da interface grafica.

Mas seguramente não é o Gnome.

O que voce pretende não é possivel no Gnome, em minha opinião, de todas as Interfaces graficas a menos customizável, mas isto não impede de voce descobrir qual a IG do Musix, instalar no seu Ubuntu e ser feliz.

[],s

Esqueci de dizer que o ambiente gráfico do Musix GNU/Linux é o KDE. Só que gostaria de ter uma solução semelhante com o Gnome. Vou ficar no aguardo por uma dica e acho que esse assunto é importante pois não vi ninguém falando, somente falam sobre os espaços de trabalho, sobre o cubo, etc, só que essa maneira de organização do KDE é bem interessante. Eu não ligo para efeitos gráficos, aparência, e sim funcionalidade, portanto, não quero ter que trocar só por esse detalhe.
Agradeço as respostas dadas até agora e as que virão.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2009, 01:26 »
Bom...

Eu sei que tem muita diferença entre o que bolei e uma troca real de áreas de trabalho com ícones diferentes. Mas ainda assim é uma solução. O procedimento é simples, mas requer atenção:

1 - Eu criei uma pasta na minha "home" chamada "workspaces";

2 - Dentro dela (para efeito de testes) eu criei as pastas "webdev", "graphics" e "music" (poderia ter criado ttas qto desejasse);

3 - Dentro de cada uma dessas pastas eu coloquei uma cópia de cada lançador que me interessava para cada categoria;

4 - Na pasta "workspaces" eu criei ainda três arquivos: "webdev.sh", "graphics.sh" e "music.sh", cada um com o seu respectivo script (abaixo);

5 - Alterei a permissão de cada um dos scripts para que eles pudessem ser executados (no terminal: chmod +x nomedoarquivo)

6 - Criei no desktop um lançador para cada um desses scripts e os coloquei no painel;

7 - Removi todos os ícones do desktop.

Os códigos são estes:

music.sh

Código: [Selecionar]
rm ~/Desktop/*.desktop &
cp ~/workspaces/music/* ~/Desktop &

webdev.sh

Código: [Selecionar]
rm ~/Desktop/*.desktop &
cp ~/workspaces/webdev/* ~/Desktop &

graphics.sh

Código: [Selecionar]
rm ~/Desktop/*.desktop &
cp ~/workspaces/graphics/* ~/Desktop &

Sinceramente, não vejo vantagem nesse tipo de organização... Ainda prefiro um ambiente mais direcionado ao que estou fazendo, e não aos programas que vou utilizar. Mas isso é outra história. :)


Abraços e boa sorte!

Editado 3: as imagens em links pra atender às regras do forum...

http://cenamusical.org/images/graphics.png
http://cenamusical.org/images/music.png
http://cenamusical.org/images/webdev.png
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 16:00 por eneac »
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2009, 10:42 »
Bom...

Eu sei que tem muita diferença entre o que bolei e uma troca real de áreas de trabalho com ícones diferentes. Mas ainda assim é uma solução. O procedimento é simples, mas requer atenção:

1 - Eu criei uma pasta na minha "home" chamada "workspaces";

2 - Dentro dela (para efeito de testes) eu criei as pastas "webdev", "graphics" e "music" (poderia ter criado ttas qto desejasse);

3 - Dentro de cada uma dessas pastas eu coloquei uma cópia de cada lançador que me interessava para cada categoria;

4 - Na pasta "workspaces" eu criei ainda três arquivos: "webdev.sh", "graphics.sh" e "music.sh", cada um com o seu respectivo script (abaixo);

5 - Alterei a permissão de cada um dos scripts para que eles pudessem ser executados (no terminal: chmod +x nomedoarquivo)


Legal eneac tua dica, fiz só até o passo 5 mas já executei os scripts e ficou legal, depois vou criar os lançadores pro painel. Só que realmente não acontecerá como no KDE onde muda também o papel de parede e pastas existentes em cada ambiente, mas a dica me abriu a mente, quando terminar tudo e pensar outros detalhes volto para postar.
Mas valeu a todos.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2009, 13:08 »
Legal eneac tua dica, fiz só até o passo 5 mas já executei os scripts e ficou legal, depois vou criar os lançadores pro painel. Só que realmente não acontecerá como no KDE onde muda também o papel de parede e pastas existentes em cada ambiente, mas a dica me abriu a mente, quando terminar tudo e pensar outros detalhes volto para postar.
Mas valeu a todos.

mas isso é fácil... é só deixar o desktop sem nenhuma imagem de fundo e usar um comando diferenciado do "feh" para cada categoria de aplicativos no seu desktop.

Para instalar o "feh":

Código: [Selecionar]
~$ sudo apt-get install feh
depois é só escolher as imagens de fundo e adicionar essa linha no fim do spript:

Código: [Selecionar]
feh --bg-scale ~/caminho/da/imagem/nomedoarquivo.extensão &

Abraços!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2009, 00:08 »

mas isso é fácil... é só deixar o desktop sem nenhuma imagem de fundo e usar um comando diferenciado do "feh" para cada categoria de aplicativos no seu desktop.


eneac, eu instalei o "feh", porém não entendi como faço para deixar sem nenhuma imagem de fundo, e, se tenho que mexer no programa antes ou é só colocar aquela ultima linha no final de cada script.
Abraço

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2009, 01:06 »
eneac, eu instalei o "feh", porém não entendi como faço para deixar sem nenhuma imagem de fundo, e, se tenho que mexer no programa antes ou é só colocar aquela ultima linha no final de cada script.
Abraço

Pra deixar sem imagem de fundo é só ir onde vc escolhe as suas imagens de fundo e escolher "nenhum"... (botão direito do mouse sobre a área de trabalho)

Sobre o feh, basta adicionar a linha no final de cada script (não esquecendo de informar o caminho e o nome corretos para a sua nova imagem de fundo). Vc também pode testar no terminal antes para ver como funciona.

Abraços
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2009, 23:20 »
Não estou conseguindo fazer mudar de fundo. Colocando aquela linha no terminal aparece:

daniel@daniel-desktop:~$ feh --bg-scale ~/home/daniel/imagensdefundo/music.png &feh WARNING: /home/daniel/home/daniel/imagensdefundo/music.png - File does not exist
feh ERROR: Couldn't load image in order to set bg
[1] 4215
[1]+  Exit 2                  feh --bg-scale ~/home/daniel/imagensdefundo/music.png
daniel@daniel-desktop:~$

Estou com Ubuntu 9.04, clicando com o direito do mouse, a opção é "alterar plano de fundo", na aba "plano de fundo" tem três planos, dois podem ser removidos, ou seja, excluídos das opções, eu escolhi um plano de cor marrom que diz "Nenhum plano de fundo".

Oque fiz foi criar uma pasta na minha home "imagensdefundo", e la coloquei três imagens, uma para cada ambiente criado no exemplo do eneac; coloquei aquela linha com o caminho e nome da imagem nos respectivos scripts do exemplo. Não mexi em nada do programa feh.

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2009, 23:39 »
boa noite,

tenta esse comando:

Código: [Selecionar]
gconftool -t str -s /desktop/gnome/background/picture_filename /home/daniel/imagensdefundo/music.png
o feh também toma conta do Desktop e esconde os icones

abs

Offline Dan A. S.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2009, 00:29 »
boa noite,

tenta esse comando:

Código: [Selecionar]
gconftool -t str -s /desktop/gnome/background/picture_filename /home/daniel/imagensdefundo/music.png
o feh também toma conta do Desktop e esconde os icones

abs

Agora sim deu certo, valeu aí dudu. Coloquei o comando em cada script e tá mudando o fundo e os ícones ao mesmo tempo, bem parecido com o KDE do Musix.
Por enquanto agradeço a ajuda de todos, valeu.
Ah, só mais uma pergunta para quem ajudou e para todos que souberem: é comum o pessoal procurar esse tipo de solução, esse tipo de organização? O eneac disse que sim. Se sim porque o Gnome já não vem com esse recurso.
Abraços.
« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 00:31 por Dan A. S. »

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2009, 00:40 »
sou novo no linux, ms acho que é questao de filosofia:

no kde: "mais é mais", ou seja, qto mais coisas, mais opções, mais itens, mais e mais e mais o gerenciador de janelas fica melhor ;

no gnome: "menos é mais", ou seja, qto menos opções, qto mais simples, menos opções, menos e menos e menos o gerenciador de janelas fica melhor;

Particularmente eu gosto mais do gnome, como vc viu acho que da pra fazer mta coisa legal no gnome e mtas vzs vc aprende bastante coisa descobrindo essas soluções, ms é questão de gosto.

Abs

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2009, 03:33 »
Não estou conseguindo fazer mudar de fundo. Colocando aquela linha no terminal aparece:

daniel@daniel-desktop:~$ feh --bg-scale ~/home/daniel/imagensdefundo/music.png &feh WARNING: /home/daniel/home/daniel/imagensdefundo/music.png - File does not exist
feh ERROR: Couldn't load image in order to set bg
[1] 4215
[1]+  Exit 2                  feh --bg-scale ~/home/daniel/imagensdefundo/music.png
daniel@daniel-desktop:~$

Estou com Ubuntu 9.04, clicando com o direito do mouse, a opção é "alterar plano de fundo", na aba "plano de fundo" tem três planos, dois podem ser removidos, ou seja, excluídos das opções, eu escolhi um plano de cor marrom que diz "Nenhum plano de fundo".

Oque fiz foi criar uma pasta na minha home "imagensdefundo", e la coloquei três imagens, uma para cada ambiente criado no exemplo do eneac; coloquei aquela linha com o caminho e nome da imagem nos respectivos scripts do exemplo. Não mexi em nada do programa feh.

Olá Dan,


o problema é que vc informou errado o caminho da sua imagem de fundo:

Errado:
Código: [Selecionar]
$ feh --bg-scale ~/home/daniel/imagensdefundo/music.png &
Correto:
Código: [Selecionar]
$ feh --bg-scale ~/imagensdefundo/music.png &
...porque o "~" já significa "/home/usuário", ok?


Abraço!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Várias áreas de trabalho independentes com ícones diferentes em cada uma
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2009, 03:42 »

o feh também toma conta do Desktop e esconde os icones


Pode ser, dudu... Eu realmente nunca usei o feh no Gnome e, portanto, a sua opção pode ser a mais correta. Na verdade, eu uso 100% do tempo o Ion3 que, a despeito das controvérsias relativas à licença, ainda é o melhor de todos os gerenciadores de janelas do tipo TW. Por essas e outras, ícones e papéis de parede não fazem mais parte do meu dia-a-dia. ;)


Abraço!!!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP