Autor Tópico: Gnome Pilot insiste em ser configurado  (Lida 6129 vezes)

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Online: 05 de Maio de 2009, 07:08 »
Olá!

Depois de baixar o Jaunty (i386.iso), formatei minha máquina (estava só com a versão Ubuntu 8.10) e instalei-o usando 100 % do disco para o Ubuntu. Acontece que, depois de entrar no site Maringá.com, ao clicar no link pra ver o resumo do filme "Volverine", a tela travou, exibindo a mensagem "heheheheheheheh". E, daí em diante, esse site tomou de conta de minha tela inicial toda vez que eu abria o Firefox - e eu só conseguia fechar as janelas se reiniciasse o computador. Foi aí, então, que observei que o Gnome Pilot começou a pedir pra ser configurado toda vez que eu iniciava o ubuntu. Achei que se tratava de vírus, e resolvi formatar a máquina mais uma vez.

Agora não tenho mais o problema de travar a tela - não voltei mais ao site problemático (inclusive estou aprendendo a utilizar o Firestarter). Só que, toda vez que começo minha sessão aparece não mais uma mensagem pedindo pra configurar o Gnome Pilot, mas duas. Já tentei ir em Sistema>Preferências>Aplicativos de sessão pra ver se tinha alguma coisa habilitada com o nome de Gnome Pilot, mas nada.

Enquanto continuo as pesquisas no fórum, se alguém puder ajudar, mui grato fico.

Abraços.

"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 14:10 »
Complementando...

Pessoal, eu entendo pouco de informática. Pra ficar mais claro, o que eu desejo é fazer com que as duas telas de mensagem pedindo pra configurar o Gnome Pilot não apareçam mais na área de trabalho, até porque eu ainda não sei mexer nele.

Aliás, além de aparecer essas mensagens quando meu desktop aparece após eu ligar o computador e digitar a senha, ontem começou a surgir também minha página preferencial escolhida no firefox, e o ícone do firestarter fica vermelho, só voltando ao normal depois que eu fecho as janelas indesejáveis.

Por que isso tá aparecendo? No 8.04 e no 8.10 não enfrentei tal situação. Será algum bug?

Bom, enquanto eu continuo pesquisando, se alguém souber de alguma solução - acredito que deva ser uma coisa bem simples pra quem estuda informática -, por favor, deixe algum recado dando uma dica.

Até mais tarde!



"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2009, 19:00 »
Não tô encontrando uma solução.
Fui em gconf-editor>apps>nautilus pra tentar mexer em alguma coisa por ali, mas descobri que lá onde a gente marca as caixinhas está tudo em inglês. Pesquisei no fórum sobre como deixar o ubuntu todo em portugês (seguindo este link http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21018.60.html) e adicionei os pacotes que faltavam pelo Synaptic. Não mudou nada.
Vou esperar mais uns dias antes de partir para outra formatação. Talvez alguma atualização conserte. Se persistir, eu volto para o 8.10. 
"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2009, 20:27 »
já  que você vai formatar,

vá no synaptic e desinstale o gnome-pilot

Depois vá na sua pasta /home e apague o arquivo oculto referente a ele .gpilot ou algo assim

Para o firefox era so fazer:

entre em sua pasta /home e apague o arquivo oculto .mozilla e se tiver .firefox

reboote seu perfil e tudo deve voltar ao normal

Você irá perder seus favoritos e histórico se quizer mante-los uma pesquisada aquí no forum vai te dizer como.

[],s
« Última modificação: 10 de Maio de 2009, 20:33 por Tota »

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2009, 21:36 »
Resolveu o problema do Gnome Pilot: não aparece mais. Todavia, o firefox continua abrindo sozinho.
De qualquer forma, Tota, obrigado!
« Última modificação: 10 de Maio de 2009, 21:38 por Raskólhnikov II »
"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 07:36 »
Dê uma pesquisada rápida por

dpkg --purge firefox
dpkg --purge mozilla

(veja se são dois traços ou um, estou num celular e não tou lembrando )

Depois apt-get install firefox

[],s

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2009, 11:36 »
Olá, Tota!
Procurei pelos dois pacotes no Synaptic (utilizando um e dois traços) e não os encontrei. Depois fui no terminal e digitei "apt-get install firefox". Retornou isto:


Citar
E: Não foi possível abrir arquivo de trava /var/lib/dpkg/lock - open (13 Permissão negada)
E: Não foi possível travar o diretório administrativo (/var/lib/dpkg/), você é root?

Então troquei a senha usando a dica do Wiki ( http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo ) e me tornei root. Voltei a digitar o apt-get, desta vez colocando "root" na frente. Resposta:

Citar
O programa 'root' não está instalado atualmente.  Você pode instalá-lo digitando:
sudo apt-get install root-system-bin
bash: root: comando não encontrado

Parei por aí, com medo de fazer alguma coisa errada.

"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2009, 12:03 »
Vamos lá:

Abra um terminal

digite
Código: [Selecionar]
sudo su
pede senha de seu usuario ( invisivel )

como root digite

Código: [Selecionar]
dpkg --purge firefox
ainda como root digite
Código: [Selecionar]
nautilus
navegue ate a pasta /home/seu usuario

Já na pasta /home/seu perfil digite
Código: [Selecionar]
ctrl+h
para visualizar os arquivos ocultos

procure a pasta .mozilla e apague ou renomeie a mesma ( .bakmozilla por ex.)

rebbot no seu perfil

entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firefox
Se precisar dos favoritos e historico, eles estarão na pasta .bakmozilla, então é só copiar as pastas correspondentes ou deixar como esta se não precisar disto.

Abra o firefox e veja se resolveu.

[],s



Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2009, 14:07 »
Eis o que aconteceu:

Como root digitei “dpkg --purge firefox”. Veio:

Citar
dpkg: problemas de dependência impedem a remoção de firefox:
 sun-java6-plugin depende de firefox | firefox-2 | iceweasel | mozilla-firefox | iceape-browser | mozilla-browser | epiphany-gecko | epiphany-webkit | epiphany-browser | galeon | midbrowser | xulrunner; porém:
  Pacote firefox está para ser removido.
  Pacote firefox-2 não está instalado.
  Pacote iceweasel não está instalado.
  Pacote mozilla-firefox não está instalado.
  Pacote iceape-browser não está instalado.
  Pacote mozilla-browser não está instalado.
  Pacote epiphany-gecko não está instalado.
  Pacote epiphany-webkit não está instalado.
  Pacote epiphany-browser não está instalado.
  Pacote galeon não está instalado.
  Pacote midbrowser não está instalado.
  Pacote xulrunner não está instalado.
dpkg: erro processando firefox (--purge):
 problemas de dependência - não removendo
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 firefox
 

Depois digitei “nautilus”. Espia só o resultado:

Citar
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório inexistente
Please ask your system administrator to enable user sharing.


** (nautilus:7318): WARNING **: Unable to add monitor: Operação sem suporte   

Ao mesmo tempo em que apareceu a citação acima, abriu-se a janela “root – navegador de arquivos”.

Fuçando por lá, encontrei a pasta “.mozilla” e a renomeei conforme sua sugestão. Reiniciei o computador, abri o terminal e digitei “sudo apt-get install firefox”. Resposta:

Citar
  Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
firefox já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram automaticamente instalados e não são mais requeridos:
  xdotool
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
 

Desliguei a máquina e continuou o problema: o firefox continua abrindo sozinho quando inicio meu computador.

Como eu já disse, não entendo de informática. Acho que eu não deveria prosseguir com as operações, pois as respostas dos dois primeiros comandos já pareciam dizer que faltam coisas para serem instaladas. Aliás, diz até, quando eu digitei “nautilus” que esse arquivo ou diretório é inexistente. É isso mesmo? Peço desculpas se estou falando bobagem.

Tem umas coisas esquisitas que tão acontecendo: quando eu tô assistindo um vídeo, quando tento ampliar a janela, por exemplo, a página some, tanto no YouTube como de qualquer outro; depois que formatei a máquina nessa última vez (após o problema da travação da tela que eu contei na primeira e segunda postagens), achei que foi rápido demais a instalação; outra coisa: antes sempre tinha atualizações no synaptic, agora é muito raro. Não sei... pode ter sido algum erro meu.


"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2009, 16:39 »
Boas,

Não há nada de errado.
Citar
Como eu já disse, não entendo de informática. Acho que eu não deveria prosseguir com as operações, pois as respostas dos dois primeiros comandos já pareciam dizer que faltam coisas para serem instaladas. Aliás, diz até, quando eu digitei “nautilus” que esse arquivo ou diretório é inexistente. É isso mesmo? Peço desculpas se estou falando bobagem.

Tem umas coisas esquisitas que tão acontecendo: quando eu tô assistindo um vídeo, quando tento ampliar a janela, por exemplo, a página some, tanto no YouTube como de qualquer outro; depois que formatei a máquina nessa última vez (após o problema da travação da tela que eu contei na primeira e segunda postagens), achei que foi rápido demais a instalação; outra coisa: antes sempre tinha atualizações no synaptic, agora é muito raro. Não sei... pode ter sido algum erro meu.

Ampliar janelas : algum problema relacionado ao compiz-fusion ( o pacote que faz o desktop girar, e efeitos especiais ) Se voce fizer uma pesquisa aqui no forum por compiz vai encontrar centenas de posts com este problema, voce não está só.

Atualizações do synaptic : após um lançamento, muitas coisas são atualizadas, pois recebem um grande numero de feedbacks da comunidade. Depois poucas atualizações de segurança apenas, ou quando surge uma grande novidade como uma versão nova do Gnome, etc.

Nautilus : diretorio inexistente : perfeitamente normal. O Nautilus tem que ser compativel com um grande numero de distribuições GNU/Linux, e cada uma cria hierarquias de pastas diversas. Veja que no caso é a pasta relativa ao compartilhamento de arquivos feito pelo Samba. Como você no momento não compartilhava nada entre sua máquina e outras da rede, o diretorio /var/lib/samba/usershares realmente não tem que existir, ele só vai ser criado quando houver um compartilhamento.

Citar
Os seguintes pacotes foram automaticamente instalados e não são mais requeridos:
  xdotool
Use 'apt-get autoremove' para removê-los.

O GNU/Linux é bem inteligente. Para manter seu sistema enxuto, ele informa que um pacote não está mais em uso e sugere sua remoção, diferente do windows que deixa um montão de lixo em sua maquina depois de remover um programa.

Pode usar neste caso
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove sem o menor problema.

Citar
dpkg: problemas de dependência impedem a remoção de firefox:
 sun-java6-plugin depende de firefox | firefox-2 | iceweasel | mozilla-firefox | iceape-browser | mozilla-browser | epiphany-gecko | epiphany-webkit | epiphany-browser | galeon | midbrowser | xulrunner;

Nada errado. Só a segurança do GNU/Linux em ação. como voce não tem alguns pacotes instalados, o sistema simplesmente dá um grito =>" aê cara, presta atenção...vê lá o que vai fazer, etc. etc."

Tente uma coisa mais conservadora:

Vamos em sistema => preferencias => aplicativos de sessão

Veja se tem algo relativo ao firefox
( se tiver, simplesmente desmarque, não exclua )

Depois abra o firefox e verifique em => ferramentas => plugins se tem algum plugin que faça o firefox ter este comportamento.

finalmente entre no synaptic e procure por firefox, clique com o botão direito e marque => reinstalar pacote ( mal não vai fazer )

OK.

Citar
Como eu já disse, não entendo de informática.

Agora já tá quase ficando fera. Resolveu o video, o gnome-pilot e esta tentando consertar o sistema. É um bom começo. Veja o quanto de informação voce já teve:

xorg.conf, gnome-pilot, apt-get, dpkg, etc. etc.


[],s

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2009, 00:46 »
Oi, Tota!
Desculpe pela demora (estava no trabalho).

Nunca consegui usar o compiz. É um sonho que espero realizar em breve. Acho que minha placa não suporta.

O que eu acabei de fazer:

1) Usei o “sudo apt-get autoremove” sugerido: deu OK, não há nada mais a ser removido, disse o terminal;

2) Fui em sistema => preferencias => aplicativos de sessão. Olhei com cuidado, indo até o “editar” pra ler os comentários: não havia nada relativo ao firefox;

3) Abri o firefox e verifiquei em => ferramentas => plugins se havia algo que indicasse o porquê de o firefox abrir sozinho quando ligo meu computador. Como não haviam descrições que indicassem isso, resolvi desativar todos os plugins indo em “complementos”, inclusive aproveitei e desativei uma única extensão que lá havia. Reiniciei a máquina  e nada, continuou o problema.

Uso só Ubuntu desde a versão 8.04. Vou continuar usando. Sou eternamente grato a todos aqui neste fórum, que me desperta a curiosidade e amplia a vontade de aprender. Somos companheiros.
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 00:48 por Raskólhnikov II »
"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2009, 15:24 »
Tentativa meio no chute

Crie um novo usuario e veja se o firefox tem o mesmo comportamento.


[],s

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2009, 00:26 »
Tentei mudar o usuário seguindo a dica do clcampos (  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45010.0.html  ). Resposta da caixinha que apareceu quando tentei salvar só a mudança do nome:
Citar
  Não foi possível salvar o arquivo /etc/passwd. Você não tem as permissões necessárias para salvar este arquivo. Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo

Amanhã vou tentar pela dica do Alarcon
"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Raskólhnikov II

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • Jano, o lanterneiro
Re: Gnome-Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2009, 13:49 »
Tentei a dica do alarcon e consegui trocar o usuário. Reiniciei a máquina e não deu resultado.

Hoje à noite ou amanhã vou refazer todos os procedimentos indicados.

« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 16:49 por Raskólhnikov II »
"Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto  no vale - mas seja o melhor arbusto à margem do regato." (Douglas Malloch)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gnome Pilot insiste em ser configurado
« Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2009, 17:13 »
O povo aqui esta ansioso por seus resultados.

voce esta ficando famoso por ter pego um malware, e a galera quer saber das novidades.

[],s