Sou um usuário sem experiência em Linux (um curioso :]), baixei a imagem do Xubuntu Install via jigdo (usou 80% dos arquivos do cd do Ubuntu) e achei impressionante o XFCE, ele é bastante bonito visualmente (as cores no Xubuntu me agradam), apesar de leve, mas os recursos de configurações imbutidos ainda são muito fracos.
Nesse Xubuntu, eu não consegui configurar a impressora, uma HP PSC 2210, o gerenciador de arquivos XFFM não funcionou, apertei no ícone e nao abriu nada, mas o outro, Thunar funcionou, a tradução nao funcionou (o firefox continuou em ingles, entre outras coisas), as configurações visuais funcionaram bem, os temas achei até mais bonitos que os que vem no Ubuntu, senti falta de um monitor de rede, que nao encontrei no "adicionar ao painel". Sei que é uma versão de testes, mas aí vai uma brevíssima análise de um usuário comum, sem experiência alguma em Linux.
ADICIONANDO: Enfim, o Xubuntu, é bom, porém falta bastantes recursos de configuração gráficos, como a configuração de impressora, configuração de rede, se pudesse integrar várias das ferramentas do Ubuntu-Gnome no Xubuntu, ele seria uma opção bem viável para mim (e para muitos também).