Autor Tópico: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)  (Lida 17052 vezes)

Offline Tchebers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Online: 07 de Maio de 2009, 13:19 »
Estamos mudando o sistema operacional no escritorio, mas antes preciso achar alternativas para estes programas da Receita Federal e Receita Estadual do Paraná.. Preciso saber se posso rodar via wine ou encontrar programas equivalentes para o serviço.. Grato

Conectividade Social (Caixa Economica)
Sefip
GPS
Cliente de Certificação
CAT acidente de trabalho
DCTF
DACON
Receitanet
ACI Windows
RAIS
DIRF
Sicalc
ValidaPR

Sera q vai ser possivel trabalhar com tudo isso no Ubuntu???

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2009, 17:31 »
Olá,

Os programas acessados pela internet funcionam no Ubuntu via o navegador Firefox (por exemplo).

O governo do Paraná usa o Linux em seus sistemas internos. Com certeza vai ter acesso para o Ubuntu.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2009, 17:49 »
Estou migrando para o linux.
Uso o Ubuntu Studio, versão 9.10;
Aos poucos estou instalando tudo no linux.
Uso o meu notebook, como segunda máquina com o linux.
No meu computador principal desktop , estou  com todos os programas, mas usando somente o windows xp.
Aos poucos estou testando as configurações..
No linux, já consigo usar os programas contábeis utilizando o virtualbox, com o windows xp e o windows 7 dentro dele.
A caminhada é longa, pois o monopólio da microsoft é grande, e esta enraizado na maioria dos órgãos públicos.
Mas aos poucos tudo esta mudando.
A Sefip e Gfip, parece que dá para configurar, o mesmo para os programas do imposto de renda pessoa física que são em java, multiplataforma.
Quanto aos programas mais antigos, como a DCTF, DACON, DIPJ e outros que não são em Java, são mais problemáticos.
A migração tem que ser aos poucos, ou usando boot duplo, ou melhor ainda instalando todos os programas dentro do xp, que fica dentro do linux via virtualbox.
Somente tudo no linux, no momento acho temerário.
O Melhor a fazer na minha modesta opinião é:
1- Numa primeira fase, Instalar o Ubuntu numa máquina com dualboot;
2- Fazer a rede do Ubuntu funcionar;
3- Instalar os programas contábeis/folha de pagamento para rodar no linux, e testar.
4- Tentar instalar os programas fiscais/previdenciários, via wine;
5- Instalar o Virtualbox no linux, para poder instalar dentro dele o windows xp, para poder rodar programas que não funcionam no wine;
6- Configurar a rede do Virtualbox;
7- Fazer todos os testes possíveis;
8- Manter sempre backup atualizado dos dados;

Numa segunda fase, pode-se ter somente o linux, mas ainda com o xp dentro do virtualbox para eventual uso.
O windows xp dentro do virtualbox é plenamente funcional, dá para rodar todos os programas.
Na hora que for instalar o Virtualbox, instale normalmente, sem a usb, pois se vocẽ conectar um pendrive na usb, o programa atribui a usb a letra c, o que não é recomendável.
Depois da primeira instalação do xp, dentro do virtualbox, você pode em seguida instalar normalmente a usb.

Sempre que for atualizar o Kernel do linux, seja por motivo de atualização automática, ou por qualquer outro motivo, sempre é bom fazer backup antes, pois normalmente o virtualbox deixa de funcionar quando se atualiza o kernel.
Então antes de atualizar o kernel, primeiro tem que aprender como consertar isto, que não é muito dificil, mas requer cuidados.
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 18:05 por Becker »

Offline lucivando coriolano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2009, 17:54 »
E estou migrando para o linux.
Uso o Ubuntu Studio.
Aos poucos estou instalando tudo no linux.
Uso o meu notebook, como segunda máquina com o linux.
O meu computador principal desktop , estou  com todos os programas, mas usando o windows xp.
Aos poucos estou testando as configurações..
No linux, já consigo usar os programas contábeis utilizando o virtualbox, com o windows xp e o windows 7 dentro dele.
A caminhada é longa, pois o monopólio da microsoft é grande, e esta enraizado na maioria dos órgãos públicos.
Mas aos poucos tudo esta mudando.
A Sefip e Gfip, parece que dá para configurar, o mesmo para os programas do imposto de renda pessoa física que são em java, multiplataforma.
Quanto aos programas mais antigos, como a DCTF, DACON, DIPJ e outros que não são em Java, são mais problemáticos.
A migração tem que ser aos poucos, ou usando boot duplo, ou melhor ainda instalando todos os programas dentro do xp, que fica dentro do linux via
 virtualbox.
Somente tudo no linux, no momento acho temerário.

Aproveitando o tópico alguem conhece algum programa contabil e folha de pagamento?



Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2009, 18:08 »
Editei o meu post, de uma olhada.

Offline Tchebers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 08:20 »
Valeu Galera pela ajuda..

Estamos fazendo aqui o seguinte.. estamos usando uma outra maquina separada, que não esta em uso na rede do escritorio para fazer os testes, instalando o linux nela e tentando configurar todos os programas. Achei interessante a opção de utilizar o Virtualbox pra rodar o XP dentro do Linux.. Mas numa maquina de HD pequeno seria interessante usar somente este recurso então, no lugar de utiliza-lo em Dual-boot com o windows.. Penso em tentar utiliza-la dessa forma, com windows dentro do Linux utilizando a Virtualbox

Quanto aos programas da Receita estadual.. essa é a parte que me deixou curioso, pois realmente o estado do parana tem até projetos relacionados a Software livre, com pagina na internet e tudo mais para o incentivo do uso destes, porém, não disponibiliza para download os programas para uso no escritorio em plataforma linux.. por exemplo é o caso do ValidaPR que precisamos e não encontrei. ??? vá entender o governo!

Outra questão que ainda me preocupa um pouco.. é a pagina da Conectividade, da caixa economica.. é via navegador, utilizando Java.. o grande problema é que o java utilizado pela Caixa é o ultrapassadíssimo Java VM da microsoft, antigoooooo... e mesmo utilizando windows XP tem q se desinstalar o Java da Sun da maquina e utilizar do VM da microsoft. Pelo menos no Windows não acessa via Firefox.. acredito que este seja mais um problema que vou enfrentar no LInux...

Offline reginaldobarreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2009, 08:38 »
Fica uma pergunta no  ar !

Por que o criaram um programa de incentivo ao computador do povo com Linux, se nem o próprio governo cria aplicativos compatível com a plataforma ?
Isso é uma das razões que muitos compram um Pc com Linux e logo que chega em casa, comete o crime da pirataria.

abraços

Microsoft Certified Professional - Windows Server 2000
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2009, 11:50 »
Tchebers.
Realmente a melhor opção é usar o Virtualbox para rodar o xp.
Com relação ao conectividade social, realmente é um problema o Java da microsoft , que só é usado pela CEF.
Na internet existem tutoriais que ensinam a instalar no linux, mas tem que pesquisar.
Acredito que se deva instalar o Internet Explorer da microsoft via wine.
Ainda não testei o Conectividade social web com o xp no virtualbox.
Este programa web da CEF é muito complicado, e no windows sempre dá problemas, pois perde a configuração sózinho.
Como a máquina não é tão poderosa, talvez fosse melhor usar o Xubuntu.
Ou se tem o Ubuntu já instalado, baixar os pacotes do Xubuntu, e abrir a sessão pelo xfce.

Uma coisa é certa, neste caso de escritório, sempre ou até por muitos e muitos anos, por melhor que sejam feitas as configurações, vamos estar dependentes de ter um windows instalado no nosso micro, seja pelo virtualbox, seja por dual boot, tudo por força do monopólio.
E com certeza a microsoft vai reagir para impedir o avanço do linux nesta área, e só deus conhece o futuro.

Offline Tchebers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2009, 16:31 »
Uma coisa é certa, neste caso de escritório, sempre ou até por muitos e muitos anos, por melhor que sejam feitas as configurações, vamos estar dependentes de ter um windows instalado no nosso micro, seja pelo virtualbox, seja por dual boot, tudo por força do monopólio.
E com certeza a microsoft vai reagir para impedir o avanço do linux nesta área, e só deus conhece o futuro.

É, infelizmente no caso de utilizar toda a rede aqui com sistemas Linux vai ser inviável, devido a utilização desses programas do tipo Conectividade e etc., mas como a intenção real aqui é proteger os dados da maquina servidor do sistema contabil, que atualmente é windows, pensei em troca-la por um Servidor Linux Exclusivo para a base de dados so sistema, com as maquinas terminais do sistema em windows, neste caso ficaria o Servidor com linux instalado para os dados so sistema contabil e com a impressora compartilhada para as maquinas windows.

A questão agora é que mudaram minhas duvidas.. acredito que seja mais simples, entrei em contato com o pessoal do suporte do sistema de contabilidade que utilizamos, e informaram que é possivel utilizarmos um servidor Linux com os terminais windows perfeitamente... incluzive me encaminharam um tutorial de como confirar o samba para utilização do sistema dessa forma. Mas... não consegui entender!.. vou postar o trecho do tutorial referente a essa configuração aqui, talvez alguém possa me ajudar em como fazer isto!


Grato!

Offline Tchebers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2009, 16:39 »
Entrei em contato com o pessoal do suporte do sistema de contabilidade que utilizamos, e informaram que é possivel utilizarmos um servidor Linux com os terminais windows perfeitamente... incluzive me encaminharam um tutorial de como confirar o samba para utilização do sistema dessa forma. Mas... não consegui entender!.. vou postar o trecho do tutorial referente a essa configuração aqui, talvez alguém possa me ajudar em como fazer isto!


Grato!

Segue o tuto de config que me passaram:


--Clientes utilizando servidor LINUX

      Primeiramente é importante salientar que não há qualquer empecilho para utilização do Linux
rodando o Samba como servidor de arquivos para o sistema Cordilheira 2.0, entretanto a EBS
Sistemas não possui suporte ao Linux.

      A fim de facilitar o trabalho de configuração dos clientes quanto à instalação em servidores Samba
criou-se um procedimento padrão para configuração do Samba. Tal procedimento utiliza-se das duas
formas de autenticação mais comuns: Share Mode e User Mode. Dessa forma, pode-se atender a
maior parte das instalações do Cordilheira neste ambiente.

SHARE MODE
[global]
log file = /var/log/samba/%m.log
load printers = yes
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
null passwords = yes
dns proxy = no
netbios name = samba
server string = samba server
password server = None
default = sistema
workgroup = ebs
os level = 20
auto services = sistema
printcap name = /etc/printcap
security = share
preferred master = no
max log size = 50
[printers]
comment = All Printers
path = /var/spool/samba
browseable = no
[sistema]
guest account = sambauser
oplocks = no
locking = no
writeable = yes
path = /sistemas #Informe a pasta repositório de dados do Cordilheira
comment = Cordilheira Sistemas
share modes = no
public = yes
guest only = yes
create mode = 775
directory mode = 775


      Neste modo de funcionamento o Samba comporta-se como um servidor de arquivos de modo
independente tendo como simples função o compartilhamento de arquivos e impressoras sem a
necessidade de grandes preocupações com segurança, já que ele utiliza-se de um único usuário para
todas as sessões abertas.

      É importante salientar algumas linhas deste arquivo de configuração que são importantes para o bom
funcionamento do sistema. O primeiro item refere-se ao Opportunistic Locking (linhas em negrito
oplocks = no e locking = no) que principalmente influenciará de forma decisiva se houverem Windows
Server 2003, Windows XP, Windows 2000 e Windows NT rodando como clientes deste servidor, pois
esses sistemas operacionais utilizam esta forma de acesso à rede por padrão se o servidor tiver esse
recurso disponível.

      Outra questão importante nesses sistemas operacionais é a necessidade do caminho de acesso ao
sistema ser uma unidade mapeada de rede e não um caminho UNC, conforme explicamos no tópico
Instalação.

      É importante frisar que essas configurações abrangem o uso padrão do SAMBA para o funcionamento
do sistema da EBS no servidor. Características adicionais deverão ser adaptadas de acordo com a
necessidade do cliente.



Se alguém puder me dar uma luz. de como configurar isso,, começando do zero! rssrsr

Offline andarilho9

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • IX:The Hermit
    • Ver perfil
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2010, 15:29 »
Olá,

Estou instalando alguns desses programas via Wine. Não testei suas funcionalidades, mas consegui instalar tranquilamente o GDRais2009 usando o wine. Consegui instalar o DCTF 3.0 também, mas ele dá um problema na hora de execução (diz que o formato da data deve ser alterado pra dd/MM/aaaa). Daí é só ir pelo regedit e alterar o formado da data (abra um terminal, digite regedit, vá em editar > localizar, procure por sShortDate e edite a chave como dd/MM/yyyy; link: http://jacksonpires.blogspot.com/2009/12/usando-data-com-4-digitos-ddmmyyyy-no.html). Depois disso o DCTF roda também via Wine. O Programa DACON não consegui fazer rodar, ele instala mas exige o internet explorer atualizado. Tentei instalar o IE6 pelo site do wine, mas não consegui de primeira; Deve ser porque estou com uma versão diferente do wine do que o mostrado lá. Depois vou tentar novamente e posto os resultados aqui.

Espero que tenha sido útil, abraço!

phillipehugo

  • Visitante
Re: Solução Para estes programas em Linux (escritorio contabil)
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2012, 12:32 »
Poxa gostaria do desfecho desta história. Estou pensando em implantar no escritório contábil aqui o ubuntu 11.10