Olá, gwegs!
Obrigado! Ainda tentei o que você sugeriu (acho até que nem é o caso). Mas tenho mais informações (no início estava tudo muito confuso e agora está clareando).
O tal widget do monitor de sistema, salva, sim, as configurações, mas só se eu bloquear os widgets (botão da direita sobre o desktop, "Bloquear widgets"). Até aí ótimo, dá até pra dizer que faz sentido. O problema é que depois que reinicio o computador, os gráficos do widget aparecem todos truncados e para "destruncá-los" eu tenho que simplesmente desbloquear o widget e passar o o cursor sobre ele. Ou seja, se não bloqueio, perco as configurações, se bloqueio ele fica truncado e tenho que ficar bloqueando e desbloqueando-o para que ele funcione corretamente. Não estou no meu PC agora, se ajudar a entender o que está acontecendo, depois posso postar uns screenshots.
Ainda não sei o que faço. Será que esse lance da permissão pode ajudar nesse sentido? pode ser um bug do widget mesmo. Aliás, aceito sugestões para outro widget com monitor de sistema (de preferência com com monitor de RAM também, que não em nesse). O conky funciona bem no KDE? (não tive boa experiência com ele no Gnome)
Os demais widgets parecem estar normais (eu é que não sabia ao certo o que esperar deles). O problema com o Kopete parou, não sei exatamente o que fiz pra que ele paresse (se é que fiz algo).
P.S.: Estou usando o KDE que vem por padrão no kubuntu 9.04 (não sei qual é), a instalação é novinha (apaguei o ubuntu anterior e coloquei o kubuntu).