Autor Tópico: Plasma não salva configurações  (Lida 3178 vezes)

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Plasma não salva configurações
« Online: 03 de Maio de 2009, 18:57 »
Notificações e widgets do Plasma não salvam as configurações...

Dois exemplos:
1- coloquei um widget com monitor de sistema... ele veio por padrão mostrando dois processadores (só um amd64 - não-dualCore), duas placas de rede (também só tenho uma). Configurei (via "configurações" no botão direito do mouse) pra mostrar tudo certinho. Mas depois de reiniciar o PC, volta tudo como era.

2- No kopete, marquei nas preferências para não mostrar notificações... mas o Plasma ignora todas as configurações feitas no kopete.

P.S.: Estou acostumado com o Gnome, decidi adotar o KDE, pois sempre tive a sensação (baseado em leituras por aí, e nos programas do KDE) de que ele era mais confiável e, principalmente, configurável. Ainda estou aprendendo.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline gwegs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: Plasma não salva configurações
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 15:54 »
Fala amigo!!

Você está usando qual versão do KDE4 ???

faz assim, provavelmente você deve estar sem permissão para escrita na pasta do kde4, entra no konsole e da o seguinte comando: $ chmod -R 755 ~

Agora faça as configurações dos widgets, encerre a sessão e inicia novamente para ver se funciona!!

Qualquer coisa posta aki!!

Um abraço!!
"Porque o conhecimento deve ser compartilhado e assim aprendemos!"

Athlon X2 4200, 2Gb ddr2 667,9600 GT 512MB DDR3 ;D,22" LG M228WA ;D

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: Plasma não salva configurações
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 16:27 »
Olá, gwegs!
Obrigado! Ainda tentei o que você sugeriu (acho até que nem é o caso). Mas tenho mais informações (no início estava tudo muito confuso e agora está clareando).

O tal widget do monitor de sistema, salva, sim, as configurações, mas só se eu bloquear os widgets (botão da direita sobre o desktop, "Bloquear widgets"). Até aí ótimo, dá até pra dizer que faz sentido. O problema é que depois que reinicio o computador, os gráficos do widget aparecem todos truncados e para "destruncá-los" eu tenho que simplesmente desbloquear o widget e passar o o cursor sobre ele. Ou seja, se não bloqueio, perco as configurações, se bloqueio ele fica truncado e tenho que ficar bloqueando e desbloqueando-o para que ele funcione corretamente. Não estou no meu PC agora, se ajudar a entender o que está acontecendo, depois posso postar uns screenshots.

Ainda não sei o que faço. Será que esse lance da permissão pode ajudar nesse sentido? pode ser um bug do widget mesmo. Aliás, aceito sugestões para outro widget com monitor de sistema (de preferência com com monitor de RAM também, que não em nesse). O conky funciona bem no KDE? (não tive boa experiência com ele no Gnome)

Os demais widgets parecem estar normais (eu é que não sabia ao certo o que esperar deles). O problema com o Kopete parou, não sei exatamente o que fiz pra que ele paresse (se é que fiz algo).

P.S.: Estou usando o KDE que vem por padrão no kubuntu 9.04 (não sei qual é), a instalação é novinha (apaguei o ubuntu anterior e coloquei o kubuntu).
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline gwegs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re: Plasma não salva configurações
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2009, 18:40 »
Marcio, acho q nao vou poder te ajudar, mas vou compartilhar do problema com você!!

Se você está falando do widget "System Monitor" eu também tenho o mesmo problema com ele!!!

Ja tentei resolver de várias formas, inclusive isso que te passei mas não da, ele fica bonitinho assim que você configura, mas se fechar a sessão, quando volta ele ta todo errado!!

Então so da pra imaginar que o problema é no widget mesmo, então vamos esperar sair a proxima versão!!  :'(
Ou então ajudar os desenvolvedores com o problema!!  :D

Um abraço!!
"Porque o conhecimento deve ser compartilhado e assim aprendemos!"

Athlon X2 4200, 2Gb ddr2 667,9600 GT 512MB DDR3 ;D,22" LG M228WA ;D

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re: Plasma não salva configurações
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 20:26 »
Pois é, é isso mesmo.

A única forma que tenho de ajudar, seria reportando o bug, mas não sei ao certo onde fazer isso.

Abraço!
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64