Autor Tópico: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP  (Lida 2646 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Online: 08 de Maio de 2009, 22:29 »
Já pesquisei aqui no fórum e há muitos posts a respeito do VirtualBox mas nenhum que fale do que está acontecendo comigo.

Na evolução para acabar com meu dual boot, instalei o VirtualBox 2.2 que vem no repositório do 9.04. Depois da instalação do Windows XP, quando vou carregar a máquina, percebe-se que o SO está carregado mas a tela do XP fica quase toda branca, com uma combinação de cores que impede identificar qualquer coisa da tela:



Depois eu instalei também o "vboxgtk" que é um frontend para o VirtualBox. Por ele, eu consigo ativar e trabalhar normalmente na máquina virtual que instalei através do VirtualBox mas não tenho acesso a configurações para, p.ex., ter acesso a pastas que determinei para compartilhar ou à USB (ou pelo menos, não descobri como fazer isto no "vboxgtk").

Alguém tem ideia de como resolver este problema da tela ilegível?

Grato por antecipação.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RODRIGOBL25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • www.linuxjpa.blogspot.com
    • Ver perfil
    • LINUX JOÃO PESSOA - PB
Re: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2009, 16:54 »
Cara dificil de saber mas você ja tentou instalar alguma versão mais antiga do virtualbox e fazer o teste pode ser que a nova versão estaja dando incompatibilidade de hardware ou algo do tipo, outra coisa tambem você pode instalar a o Vmware para usar a maquina virtual (obs: necessita internet) desisntala e vai testando até conseguir qualquer coisa coloca aqui as suas duvidas..... :) ;) :D ;D
Divulgando o Linux em João Pessoa - Paraíba - Brasil
www.linuxjpa.blogspot.com

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2009, 22:30 »
Vou tentar instalar uma versão mais antiga para ver o que dá.

Valeu!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2009, 22:13 »
RodrigoBL25,

Desinstalei o VirtualBox, instalei versões anteriores como você sugeriu (e também a OSE) mas não resolveu. Aí, pensei que poderia ser algum conflito com as configurações do Compiz ou algo do gênero. E não deu outra: se eu vou em Sistema > Preferências > Aparência e coloco Efeitos Visuais em "Nenhum", a tela do XP aparece normalmente. Se ficar em "Normal" ou "Extra", o problema volta.

Alguém sabe como resolver isto? É necessária alguma configuração específica ou tenho que abrir mão dos recursos visuais especiais para usar o XP no VirtualBox?

[]s
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RODRIGOBL25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • www.linuxjpa.blogspot.com
    • Ver perfil
    • LINUX JOÃO PESSOA - PB
Re: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2009, 10:43 »
Cara você observou se sua placa de video esta bem instalada e com o drive correto e atualizado, tenta ver essa questão, outra coisa no virtual box tem uma opção de aceleração grafica 3d tambem olha e ve se essa confiruração esta ativa e faz os testes com ela ativa e desativada, blz fui.........
Divulgando o Linux em João Pessoa - Paraíba - Brasil
www.linuxjpa.blogspot.com

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox não mostra a tela do Windows XP
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 21:11 »
RodrigoBL25,

Testei a ativação e desativação da aceleração gráfica 3D mas tudo continuou na mesma. Por enquanto, estou trabalhando com os efeitos visuais desativados no Ubuntu. Tira um pouco da beleza mas, do ponto de vista prático, resolve meu problema.

Vou continuar pesquisando na web para ver se este problema já foi reportado em algum fórum.

Valeu pelas dicas.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1