Entendo seus argumentos e não estou me referindo ao Ubuntu LXDE em particular; estou aproveitando o tópico para me referir as distribuições Linux existentes e aquelas que serão criadas.
Há a necessidade de se criar um órgão regulador , definindo e classificando a qualidade e o conteúdo, assim como existe para outros produtos. Poderia citar como exemplo a existência de regulamentação para os produtos alimentícios, os derivados do petróleo, os brinquedos, os direitos autorais, etc. Este órgão regulador e fiscalizador do Linux a ser criado, para evitar a anarquia, pode ser de qualquer natureza, uma ONG, uma associação de distribuidores de software, de técnicos peritos em computação, etc., mas ele não pode ter finalidade lucrativa e deve ser independente. Este órgão deve ser se possível supranacional, ele deve estabelecer uns amplos critérios de níveis de modo que o consumidor possa se orientar. Hoje o Linux foi adotado não só pelo consumidor particular mas também por entidades governamentais, sociedades comercias ou industrias de vários países, etc. Agora caso os critérios informados sejam burlados, sim, a justiça deve intervir; isso já acontece em vários países com as falsificações, alimentos não correspondendo as características anunciadas na embalagem, pesos alterados ou fora das tolerâncias, origem deturpada, brinquedos apresentando riscos ou contendo produtos nocivos, falsificações e produtos pirate em geral.
Vou agora mencionar um exemplo da anarquia existente. Para a linguá pt-BR e outras existem diversos dicionários de verificação ortográfica cada um mais ou menos atrelado a um programa especifico. Ocorre que dentro de alguns anos, no caso do pt, somente uma ortografia será oficial. Então para que confundir a cabeça do usuário, (principalmente a dos jovens em fase de estudo e ingressando no mundo digital). Usando vários programa de texto, estamos nos deparando a todo momento com uma ortografia diferente da mesma palavra! Já que em breve existirá somente uma ortografia valida, então todos os dicionários que não atendem esses novos critérios deveriam ser retirados das distribuições. Se de imediato, todos os programas de texto não podem atender essa exigência que seja retirado do menu dos mesmos a escolha de idioma para a verificação ortográfica da linguá que esta em fase de transição.
Que tal a ideía ou sera ideia!