Autor Tópico: Por que usar linha de comando ao invés do Synaptic?  (Lida 4744 vezes)

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Por que usar linha de comando ao invés do Synaptic?
« Online: 13 de Maio de 2009, 15:34 »
Eu estou há cerca de 7 meses utilizando o Ubuntu. Sou também um leitor constante deste fórum e noto que a maioria dos usuários e tutoriais prefere usar linha de comando para instalar e/ou remover pacotes ao invés de usar o Synaptic. Sempre que sigo uma orientação para usar linha de comando, vou para o Synaptic e tento instalar por lá e em 99,9% das vezes, resolvo sem o uso do terminal.

Então, eu fico sempre com a dúvida: já que o Synaptic é tão mais simples e tranquilo, por que a linha de comando tem tantos adeptos?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline brunomacagnani

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Viva a Liberdade!
    • Ver perfil
    • My Page
Re: Por que usar linha de comando ao invés do Synaptic?
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2009, 16:00 »
Vou dar a minha opniao, eu gosto mais do Terminal pois alem de ser mais facil voce pode ir treinando comandos entre outras coisas,

Offline reneerojas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Renee Rojas
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2009, 16:40 »
Porque é muito mais fácil explicar com uma linha de comando do que falar pra você procurar um pacote que pode existir com nomes parecidos  ;)

é melhor falar pra vc:
sudo apt-get remove pulseaudio
sudo apt-get install pulseaudio

do que remove e instala o pulseaudio, pois se vc digitar pulseaudio no synaptic vão aparecer varios pacotes...

:D
Renee Rojas

That's all folks!

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2009, 16:58 »
Primeiro que acho esse tópico, mais adequado ao Café c/ Ubuntu.
Então, também tenho minhas preferências pela parte gráfica sempre, em relação ao Terminal, mas no caso da instalação de programas via Terminal um simples CTRL+C + CTRL+V facilita demais até a instalação, enquanto no Synaptic se tem que procurar, mas acredito que isso seja uma questão de cada usuário se acostumar, comigo foi assim.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2009, 17:41 »
Porque é muito mais fácil explicar com uma linha de comando do que falar pra você procurar um pacote que pode existir com nomes parecidos  ;)

é melhor falar pra vc:
sudo apt-get remove pulseaudio
sudo apt-get install pulseaudio

do que remove e instala o pulseaudio, pois se vc digitar pulseaudio no synaptic vão aparecer varios pacotes...

:D

Concordo. Simplesmente porque é mais fácil explicar (digita-se menos e evita-se confusões).

Movido para o Café...
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

alarcon

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2009, 17:42 »
O ponto fundamental, independente de gostos pessoais, é o que o colega reneerojas falou, ou seja, por que é mais fácil, prático e menos trabalhoso para quem ajuda usar um comando de terminal do que descrever passo a passo como o usuário deve fazer de forma gráfica.

Veja bem, talvez o uso seja até mais fácil graficamente, mas o dizer como fazer graficamente em um texto, demanda muito mais linhas digitadas do que um comando de terminal que o usuário pode até copiar e colar, resolvendo seu caso.

A pergunta que deve ser feita é: Por que quem ajuda é obrigado a ter mais trabalho do que o usuário com problemas?
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 16:47 por alarcon »

Offline ucastrobr

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2009, 18:36 »
Para explicar para alguém iniciante e leigo como entrar no synaptic onde digitar a pesquisa e quais os pacotes instalar é mais complicado, afinal daí deveria ter imagens passo a passo e isso dá trabalho editá-las para ter apenas 40kb que é permitido pelo fórum. Acho que para um aplicativo simples deveria mostrar pelo menos umas 3 imagens do synaptic, mas dependendo dos aplicativos suponhamos um tutorial multimídia umas 100 imagens; além do incoveniente da página ficar mais pesada.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2009, 23:26 »
Também existe o fato do GNU/Linux ser só terminal.

A interface gráfica põe quem quer e qual delas quer.

Por ex: se eu uso E17 num sistema limpo nem synaptic eu tenho, já linha de comando qualquer sabor de  Linux entende

GNU/Linux é só o kernel com o interpretador de comandos.

Interface gráfica e pacotes é distribuição

por linha de comando, com poucas adaptações, o que serve para mandriva, fedora, kurumin, knoppix serve para Ubuntu e irmãos.

[],s

Offline 0tacon

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2009, 23:51 »
 E tem também o acso do aptitude. Às vezes usamos apt-get no terminal, o que dá no mesmo que usar o synaptic, mas quando temos um inferno de dependências, o melhor é substituir apt-get por aptitude, que propõe uma solução que quase sempre resolve um problema que faz o synaptic ou o apt-get ficarem "embananados".

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2009, 08:52 »
O ponto fundamental, independente de gostos pessoais, é o que o colega reneerojas falou, ou seja, por que é mais fácil, pratico e menos trabalhoso para quem ajuda usar um comando de terminal do que descrever passo a passo como o usuário deve fazer de forma gráfica.

Veja bem, talvez o uso seja até mais fácil graficamente, mas o dizer como fazer graficamente em um texto, demanda muito mais linhas digitadas do que um comando de terminal que o usuário pode até copiar e colar, resolvendo seu caso.

A pergunta que deve ser feita é: Por que quem ajuda é obrigado a ter mais trabalho do que o usuário com problemas?

Minha dúvida foi mais uma espécie de enquete do que um julgamento de valor. De forma alguma foi uma crítica a quem explica usando linha de comando. Era mesmo uma espécie de curiosidade. Eu havia imaginado várias possíveis razões mas achava que tinha mais a ver com gosto de cada um e não havia pensado na facilidade de explicação.

E, diga-se de passagem, tenho elogiado constantemente a boa vontade com que os membros deste fórum ajudam, principalmente com uma ótima receptividade e paciência com os novatos, o que é bom para estimular a disseminação do Ubuntu. Eu mesmo, por várias vezes, já tive meus problemas resolvidos por aqui.

Um abraço e obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline platao

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2009, 14:59 »
para mim uma das vantagens e poder instalar varios pacotes e programas de uma vez so, sem ter que ficar procurando e tbm o copiar e colar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2009, 15:10 »
Eu criei uma página que converte um apt-get em um comando clicável (inclusive com vários pacotes)
http://apturl.net/index.php/content/apt-get-converter

Tava pensando se não dava pra fazer um plugin pro fórum que deixa um apt-get com hiperlink. Ajudaria quem presta suporte e facilitaria para o usuário que requereu.

Algo como:
sudo apt-get install geany
(Não funcionará porque o SMF coloca um "http://" desnecessário automaticamente).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Kamei Hyoga

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2009, 15:19 »
Eu criei uma página que converte um apt-get em um comando clicável (inclusive com vários pacotes)
http://apturl.net/index.php/content/apt-get-converter

Tava pensando se não dava pra fazer um plugin pro fórum que deixa um apt-get com hiperlink. Ajudaria quem presta suporte e facilitaria para o usuário que requereu.

Algo como:
sudo apt-get install geany
(Não funcionará porque o SMF coloca um "http://" desnecessário automaticamente).

Já tentou criar um bbcode pra isso? É possivel no smf? No IPB vc cria quantos quiser, até onde vi

Offline Alakazan

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2009, 19:08 »
Responderei com uma pergunta: Já ouviu falar em adrenalina?
Ou com uma afirmação: É para nos sentirmos superiores (pro não usar outro termo começado por f)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2009, 09:02 »
Mesmo concordando com tudo que foi dito aqui referente a usar o Synaptics ou linha de comando, não devemos esquecer a principal razão da linha de comando e qdo ela se torna extremamente útil: qdo se perde a interface gráfica. O usuário tem que saber um mínimo necessário sobre linha de comando pra ele poder se virar qdo ficar sem interface gráfica.

Por exemplo, há situações em que o Synaptics fica comprometido, fechando logo em seguida e tal, e aí, vai consertar como? Linha de comando (sudo apt-get install -f ou sudo dpkg-reconfigure -a). Ou o usuário faz uma k-gada qq no sistema e apaga (ou corrompe) o Gnome ou o GDM, como corrigir? Linha de comando, normalmente com a reinstalação do Gnome ou do GDM usando apt-get install.

E por aí vai...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.