Autor Tópico: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?  (Lida 8758 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Online: 13 de Maio de 2009, 10:39 »
Oi,

ao iniciar hoje o sistema Ubuntu da minha loja o sistema inicializou automaticamente a verficação padrão do disco e deparei-me com mensagens do tipo "bad block".

Depois de passar pela verificação automática, ele tentou carregar o X, mas sem sucesso, caindo logo em seguida no prompt do root.

Eu gostaria de saber, que medidas eu teria que tomar para tentar sanar esse aviso de "bad block" . Existem ferramentas que eu poderia estar utilizando para resolver esse problema? Se sim, como e em que ordem devo utilizar elas?

Obrigado.

Cristiano M. Magalhaes

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2009, 12:39 »
No linux há o utilitário badblocks que pode lhe ajudar, consulte o manual para ter maiores informações.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2009, 15:06 »
Ola,  crixtiano

Geralmente bad blocks no Hd significam que voce vai ter problemas logo, logo.

marcar os bad blocks é bem saudável, mas o melhor mesmo é fazer um super backup e trocar de HD.

setores defeituosos no HD indicam problema, principalmente nos Hds mais atuais. Nos antigos mfm ou ide eles já vinham de fabrica com bad blocks mas hoje em dia ficam muito bem escondidos e demoram para aparecer.

Um bom Hd custa hoje em dia R$100,00 ou € 40.00 logo não vale a pena insistir num que acuse setor defeituoso.

[],s

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2009, 00:41 »
É importante que a partição a ser corrigida não esteja montada. Recomendo usar um live CD.

Código: [Selecionar]
sudo fsck -fc -C0 <volume> # (onde <volume> é a partição Linux que apresenta problemas; ex: /dev/sda1)
Espere o fsck acabar (pode demorar, dependendo da quantidade de bad blocks e do tamanho da partição). Não há muito a se fazer nesses casos.
« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 18:24 por ChausDevereaux »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2009, 20:55 »
Já li por ai que uma formatação poderia resolver esse problema, a informação procede?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 22:13 »
Já li por ai que uma formatação poderia resolver esse problema, a informação procede?

Infelizmente não procede.

Cluster com defeito se fazem por perda da capacidade magnética, não permitindo que o substrato do disco retenha informação.

Todo Hd tem um software embutido no hardware da placa controladora que vai marcando estes clusters até um certo limite a partir do qual novos clusters defeituosos são ignorados, neste momento o Hd "bixou".

Porisso, quando começa a doença, a prudencia manda substituir o disco.

[],s


Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2009, 11:17 »
Infelizmente não procede.

Cluster com defeito se fazem por perda da capacidade magnética, não permitindo que o substrato do disco retenha informação.

Todo Hd tem um software embutido no hardware da placa controladora que vai marcando estes clusters até um certo limite a partir do qual novos clusters defeituosos são ignorados, neste momento o Hd "bixou".

Porisso, quando começa a doença, a prudencia manda substituir o disco.

[],s



Normalmente fazemos a formatação lógica, nem com formatação física?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2009, 17:57 »
Citar
Normalmente fazemos a formatação lógica, nem com formatação física?

Pelos meus poucos conhecimentos, isto não é mais possível nos Hd's modernos

Como citei os Hd's mfm, estes sim necessitavam de formatação fisica.

Nos Ide, a formatação física é feita através de gravação na eeprom da placa controladora.

Daria um trabalho imenso, remover a placa controladora, regravar a eeprom e colocar de volta no drive de disco. só o fabricante tem equipamento para isto e alguns laboratórios de recuperação de dados.

Só para ilustrar, as ultimas Bios de computador com instruções de formatação física foram as dos antigos PC286, nem os 386 vinham com isto mais. ( sim eu sou velho ).

CD's de banca de revistas que prometem isto ou programas do astalavista.box realmente não fazem nada. O que fazem é ( como disse ) esconder os Badblocks de maneira a não serem mostrados num scan do disco, mas que eles permanecem lá, permanecem.

Quando os badblocks começam a aparecer, isto indica o fim da vida util de um Hd. O substrato está gasto, as cabeças de leitura estão no fim, etc. etc.

A unica excessão para um badblock não ser o fim de um Hd é por quedas ou batidas. Nestes casos um Hd pode ser utilizado normalmente desde que fixados os badblocks.

No caso deste topico iniciado pelo crixtiano, ele diz "de manhã, na loja..." logo assume-se que foi por uso contínuo, ainda insisto na troca.

[],s

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2009, 16:50 »
Pelos meus poucos conhecimentos, isto não é mais possível nos Hd's modernos

Como citei os Hd's mfm, estes sim necessitavam de formatação fisica.

Nos Ide, a formatação física é feita através de gravação na eeprom da placa controladora.

Daria um trabalho imenso, remover a placa controladora, regravar a eeprom e colocar de volta no drive de disco. só o fabricante tem equipamento para isto e alguns laboratórios de recuperação de dados.

Só para ilustrar, as ultimas Bios de computador com instruções de formatação física foram as dos antigos PC286, nem os 386 vinham com isto mais. ( sim eu sou velho ).

CD's de banca de revistas que prometem isto ou programas do astalavista.box realmente não fazem nada. O que fazem é ( como disse ) esconder os Badblocks de maneira a não serem mostrados num scan do disco, mas que eles permanecem lá, permanecem.

Quando os badblocks começam a aparecer, isto indica o fim da vida util de um Hd. O substrato está gasto, as cabeças de leitura estão no fim, etc. etc.

A unica excessão para um badblock não ser o fim de um Hd é por quedas ou batidas. Nestes casos um Hd pode ser utilizado normalmente desde que fixados os badblocks.

No caso deste topico iniciado pelo crixtiano, ele diz "de manhã, na loja..." logo assume-se que foi por uso contínuo, ainda insisto na troca.

[],s

Muito obrigado pela atenção, pesquisei mais sobre o assunto. Esses programas que encontramos em sites com Baixaki que dizem "encontrar" erros no disco são confiáveis? Poderia ser uma segunda opinião para o crixtiano.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: bad blocks: o que fazer ? que medidas tomar?
« Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2009, 17:08 »
Infelizmmente eu acho que não


[],s