Autor Tópico: Bug ACPI no Jaunty Resolvido ou Não?  (Lida 2477 vezes)

Offline Ranyel Lélis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Bug ACPI no Jaunty Resolvido ou Não?
« Online: 10 de Maio de 2009, 15:23 »
Afinal, o famoso bug do ACPI que vem assombrando os usuários de notebooks com ubuntu foi resolvido ou não nessa nova versão? o Jaunty?

Eu pessoalmente, instalei no meu notebook Positivo Mobile Z710 e, pensei que estivesse corrigido, mas pra minha surpresa, instalei o smartmontools e o resultado é que os load cicles estavam subindo de forma assustadora...

Ja corrigi o problema seguindo a dica deste link

" http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/ ",

Então pergunto a vcs se isso está a acontecer somente comigo ou algum de vcs tem este problema com o ubuntu 9.04?

Abraço
Ranyel de Paula Lélis
Abraço
Ranyel de Paula Lélis

Offline reneerojas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Renee Rojas
Re: Bug ACPI no Jaunty Resolvido ou Não?
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2009, 11:37 »
Hoje eu tirei minha manhã para ver esse assunto :D

Após alguns testes cheguei a seguinte conclusão: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.  :'( :'( :'(

Lembro que existem duas variáveis: Vida útil HD X Bateria . Pois os dois tem ciclos de vida útil.

Analisando o meu note no Ubuntu 9.04, vi que os clicos raramente sobem quando conectado na tomada para ser mais sincero ainda não subiu 1 desde que liguei as 7am, por outro lado a temperatura não está lá agradável +-50C. Para melhorar o teste desconectei da tomada por 3 minutos para checar os ciclos e tive uma noticia não muito boa em 3 minutos subiu 9 ciclos, levando em conta que a bateria dura +- 2h isso daria uma media de 240 ciclos/ciclo de bateria em 1 ano daria 86,4 mil ciclos, quase metade da vida útil do HD.

Olhando os parametros do ACPI (/etc/acpi) para o hd start/resume achei as seguintes configurações:

if [ "$STATE" = "BATTERY" ] ; then
     hdparm -B 128 $dev
   else
     hdparm -B 254 $dev
   fi


Se estiver na tomada o parâmetro é 254 o que praticamente nao gera ciclo no HD, mas quando está na bateria o parâmetro é 128 que gerou 3 ciclos por minuto.

Ai caímos em um ponto crucial, se aumentar o parâmetro quando estiver na bateria, ele vai gerar menos ciclos mas gastará mais bateria.

Na minha opnião, o melhor a se fazer é utilizar sempre que possivel o note conectado na tomada. Pois assim preservamos tanto o HD quanto a BATERIA, que hoje possuem o mesmo custo. No mais manter backup de tudo, como toda pessoa bem precavida faz.  ;)

Trocando em miúdos, nada dura para sempre...  :P :P :P :P :P

Abraços
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 11:35 por reneerojas »
Renee Rojas

That's all folks!

Darcamo

  • Visitante
Re: Bug ACPI no Jaunty Resolvido ou Não?
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2009, 23:57 »
Aqui também sobe 3 ciclos em um minuto quando usando 128.
Já com 254 não sobe nada mas a temperatura aumenta ficando entre 47-49 graus. Note que quando uso o valor de 128 a temperatura fica em torno de 39-41 graus.

A solução que uso é manter o valor de 128 tanto na tomada quanto na bateria e rodar o script abaixo (em um dos terminais de texto) para evitar que o hd fique idle. Assim a temperatura fica baixa e os ciclos não aumentam.
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
while [ 1 ]
do
touch /tmp/foo.txt
sync
sleep 7
como expliquei aqui
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,49379.0.html