Autor Tópico: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação  (Lida 8865 vezes)

Offline zevagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Optei para instalart o ubunbtu 9.04 via Windows XP para conhecer melhor o sistema, mas depois de instalado fica uma tela irreconhecivel. Parece problema de configuração de placa de vídeo ou monitor(cores misturas). Tentei reinstalar mais 2 vezes e continua o mesmo problema. Tentei então desistalar o ubuntu, o que consegui, mas o dual boot continua pedindo para selecionar entre windows e ubuntu. Como regularizar isso? Já tentei usar o fixboot e o fixmbr do cd de instalação do Windows XP e nada. Preciso de uma de duas soluções. Que o Linux Funcione ou que  consiga restaurar o boot do Windows XP.

Obrigado

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2009, 11:47 »
Isso já aconteceu comigo também
E pelo o que eu me lembre eu fui no disco local do windows e achei uma pasta chamada ubuntu, lá tinha um uninstall, eu o executei e funcionou...tente isso ;)

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2009, 12:10 »
Olá zevagner, como tenho problema semelhante aproveito o tópico também para pedir ajuda.

No meu caso eu instalei o Ubuntu 9.04 64 bits, no meu pc que já tinha o Windows XP instalado.

Na hora de dar o boot pelo Ubuntu, aparece a tela de carregamento do sistema (com o nome ubuntu escrito, e a barrinha carregando embaixo) quando termina de carregar o sistema, a tela fica preta, e dali não sai mais. Já esperei vários minutos e nada acontece, o cursor do mouse fica na tela, podendo ser movido normalmente, mas não sai da tela preta.

O Windows Xp Professional SP2, carrega normalmente, da primeira vez porém, ele informou que não estava detectando uma das unidades de disco, acho que era o hd particionado, deu a informação de que um novo hardware tinha sido encontrado, e quando eu reinicei, apareceu uma tela azul procurando detectar. Então depois disso o meu XP funcional de maneira absolutamente normal.

Desde a versão 8.04 que tento instalar o Ubuntu na minha máquina, mas a versão atual do Ubuntu é a única que reconhece perfeitamente meu hadware:

Pentium Dual-Core E2160 2x1,8 Ghz

Memória Ram 1Gb DDR2

HD 160 Gb Sata 7.200 RPM

Placa Mãe:

Gigabyte GA-VM900M

Placa de vídeo:

VIA Chrome9 HC IGP

Conv. analógio-digital: Internal

Memória 64MB

Modo de exibição da Tela: 1024x768 (32bit) (60Hz)

Gostaria de especificar também, que baixei o Ubuntu 64 bits, e não o 32 bits, porque segundo um tutorial que li, era a única versão do Ubuntu que reconhecia perfeitamente a minha placa gráfica.

Resumindo:

O live cd funciona perfeitamente na minha máquina, o dual-boot também. E o Ubuntu instalado funciona até o início do carregamento do sistema, mas depois do carregamento fica na tela preta com o cursor do mouse funcionando, e só.

Gostaria muito de ser ajudado, já tem praticamente 5 anos que tento usar o linux, e NUNCA tive sucesso. E agora coordeno um laboratório de informática com 20 computadores, e gostaria de migrar todos para o Ubuntu, mas se na minha casa não consigo, e nunca consegui instalar, fica meio impossível.

Agradeço desde já pela ajuda.

Allan Chaves,

Fã do Linux completamente desastido, e que só o conhece pelo que lê e pelo que falam.

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2009, 12:13 »
Ps: não sei se ajuda, mas tem outro tópico meu onde peço ajuda para instalar o Ubuntu 8.04, que infelizmente nunca consegui.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,39661.0.html

Offline zevagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2009, 12:47 »
Já tentei o unistall do ubuntu. Ele realmente desistala o ubuntu, mas o dual boot continua.

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2009, 12:54 »
Acho que voce ja tentou uma vez, mas tenta denovo isso:
Se você tiver o cd do winxp da boot por ele
Ai vai em reparar instalação do windows e poe:
fixmbr
fixboot

eu fiz isso depois do unistall

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2009, 14:42 »
Um conselho que eu dou a vocês é que apesar do Wubi (instalação do Ubuntu "dentro" do Windows) ser uma ótima ferramenta de apresentação do Ubuntu para iniciantes, não é a forma ideal de se usar o sistema, chego a dizer que é uma grande gambiarra.

Instalando da maneira tradicional se tem o sistema mais estável e rápido, como deve ser.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2009, 18:28 »
Se vc desinstalou o ubuntu é só dar boot com o cd do windows, entrar no console de recuperação e digitar fixboot e fixmbr
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2009, 00:58 »
No windous instale o EasyBCD 1.7
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2009, 01:14 »
No meu caso pelo menos, eu iniciei pelo live cd, que funciona perfeitamente, e instalei pela opção que fica na área de trabalho, instalar no computador.

E na hora de iniciar pelo hd, não sai da maldita tela preta!

Gostaria muito que me ajudassem!

Offline Tobimax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • Naruto Arena Br
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2009, 10:08 »
No meu caso pelo menos, eu iniciei pelo live cd, que funciona perfeitamente, e instalei pela opção que fica na área de trabalho, instalar no computador.

E na hora de iniciar pelo hd, não sai da maldita tela preta!

Gostaria muito que me ajudassem!
O que aparece nesta tela preta? O que tem escrito? Explique-se melhor por favor

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2009, 10:51 »
No meu caso pelo menos, eu iniciei pelo live cd, que funciona perfeitamente, e instalei pela opção que fica na área de trabalho, instalar no computador.

E na hora de iniciar pelo hd, não sai da maldita tela preta!

Gostaria muito que me ajudassem!
O que aparece nesta tela preta? O que tem escrito? Explique-se melhor por favor

Absolutamente nada, só uma tela preta.

O cursor do mouse também aparece, e pode-se movê-lo, mas nada além disso.

A tela preta aparece após a palavra Ubuntu, e a barrinha carregando, quando termina o carregamento, somem a barrinha e o nome ubuntu, aparece o cursor do mouse e uma tela preta. E daí não sai.

No carregamento pelo live cd que aqui funciona perfeitamente, após o surgimento do cursor do mouse, surgem as barras de tarefas, e logo após a área de trabalho do ubuntu, tudo isso em frações de segundo. E pela lógica o carregamento pelo hd deveria ser mais rápido, já esperei vários minutos e nada  :'( :'( :'(

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Windows XP e Ubuntu 9.04 em dual boot - Problemas de config. e instalação
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2009, 15:52 »
No windous instale o EasyBCD 1.7

Isso que eu passei e para o caso de arrumar o boot.

Agora, esta muito estranho companheiros pelo live cd vai numa boa e depois quando vc instala nao funciona pode ser que vc esteja enrroscando na instalação do ubuntu, tente fazer o particionamento manual prestando muita atençao, vc tem alguma duvida no particionamento?

Aqui eu particionei manualmente dessa forma:

  Primeiro crie a swap
  depois a /
  deopis a /boot  deixe 120 megas para essa partição
  depois a /home
Se lhe insteressar de uma olhada nessa apostila:

http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/

Guia da foca linux

http://focalinux.cipsga.org.br/download.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997