O maior problema para quem inicia no mundo Linux é o uso de programas essenciais que só rodam na plataforma Windows. Com o Wine cumprindo seu papel com programas que não requerem poder máximo de vídeo, o principal vilão da história são os jogos em 3D. Nesse contexto, o Cedega, sem dúvidas é o melhor emulador de aplicativos Windows para Linux. Ele vem sofrendo modificações ao longo do tempo, tendo sua maior alteração na transição da versão 4 para a 5. Ao invés de linhas de comando, agora o comando cedega traz uma interface gráfica cheia de novidades. Esse tutorial visa explicar num passo-a-passo a instalação da versão Demo do Cedega 5.1 e a instalação do jogo Age of Empires II como exemplo.
Versão Demo
A versão Demo tem 20.8 MB e funciona sem limitações técnicas num prazo de 14 dias. Após esse período, o Cedega simplesmente deixa de funcionar e você pode se inscrever no site da Transgaming. Com uma taxa de 5 dólares por mês, você tem todas as funções do cedega pelo tempo que pagar (mínimo 3 meses).
Para começar, baixe-o em
http://downloads.transgaming.com/files/cedega_timedemo_installerEsse é um instalador gráfico com várias etapas, inclusive a de registro gratuito da versão de demonstração na Transgaming. Portanto, certifique-se de estar conectado à Internet durante a instalação e mantenha um navegador aberto no seu email, pois no meio da instalação você receberá um contendo a chave de registro gratuito.
Para executar o programa, entre na pasta do download e deixe-o com a permissão de executável e execute-o, respectivamente, com os comandos:
$ chmod +x cedega_timedemo_installer
# ./cedega_timedemo_installer
Após a checagem de integridade dos arquivos, aparecerá a seguinte janela pedindo opções como a pasta binária e local de instalação. Deixe tudo padrão, e simplesmente prossiga, clicando no botão "Begin install". Repare que a instalação consome em média 53 MB.
A seguir a instalação já se inicia. No PC testado, um Celeron de 1GHz com 256 MB de RAM, a extração dos arquivos demorou cerca de 3 minutos.
Após a instalação ser concluída, simplesmente clique em Start. Note que, para abrir futuramente o Cedega Trial, o comando não é o *cedega*, e sim *cedega_timedemo*. Irá abrir após o clique uma nova janela de configuração, com os botões "Subscribe Now", para se inscrever na Transgaming e "Play", para testar a versão Demo. Clique neste último.
A seguir virá uma tela em Win32 para o registro gratuito do produto por 14 dias. Clique em "Next" para continuar.
Ele pedirá informações como nome completo e email. Preencha os campos com asterisco, e tenha certeza de que o endereço de email está correto. Prossiga para que a Transgaming te envie o serial. Verifique no seu email, um com o assunto "Cedega Time Demo key enclosed" que será enviado na hora. Copie a chave e cole na respectiva etapa da configuração. O Cedega irá baixar em torno de 300 KB para autenticação.
Após todo o processo, a seguinte tela aparecerá:
Clique em Finish, e a configuração da sua conta estará completa. Agora vamos à configuração do aplicativo em si.
Logo após o clique abrirá uma outra tela em GTK2 com 5 etapas.
Na segunda página, o assistente pedirá informações de conta. Simplesmente deixe em branco e clique em "Forward". Depois, basta ir avançando sem mexer em nenhuma opção.
Enfim, após o assistente, aparece a interface gráfica do Cedega 5.1. Um problema vindo da configuração padrão do mesmo é que a saída de áudio, na maioria das vezes, vem marcado como OSS. Para alterar, basta ir em Edit, Configuration profiles. Clique em Edit, e em seguida na aba Audio:
Simplesmente altere clicando em ALSA. Dê OK e vamos para a instalação do jogo.
Versão CVS - WineX
Outra forma legal de emular jogos 3D gratuitamente e sem limite de tempo é obtendo sua versão não-comercial da Transgaming, o WineX, via CVS. Essa versão não traz a interface gráfica, é apenas uma versão do Wine modificada pela Transgaming para melhor desempenho em jogos 3D, trazendo uma maior implementação das APIs do DirectX. Essa versão é um pouco antiga, sendo seu último update feito aparentemente em 2003.
Abra um terminal como usuário normal, a seguir rode os comandos:
$ cvs -d:pserver:cvs@cvs.transgaming.org:/cvsroot login
(Senha: cvs)
$ cvs -z3 -d:pserver:cvs@cvs.transgaming.org:/cvsroot co winex
Será efetuado o download de 46,9 MB compactados, ou seja, algo entre 10 MB. Terminado o download, você terá que compilar o programa normalmente. Lembre-se de ter as bibliotecas de desenvolvimento, como as do GCC, Bison e X11-dev, necessárias para a compilação.
$ cd winex
$ ./configure
$ make
# make install
Para rodar um jogo via WineX, execute o comando:
$ /usr/local/bin/wine setup.exe
Essa versão, não sendo comercial, também não traz suporte técnico. Ou seja, é usar por conta e risco.
Instalando Jogos no Cedega
Sem dúvida a parte mais gostosa depois de tento trabalho é curtir o jogo que tanto gosta. Então, mãos à obra. A interface do Cedega é simples, facilmente familiarizável:
Para instalar um jogo qualquer, clique em Install. O Cedega automaticamente detecta a unidade de CD montada, e se esta não estiver, clique no botão "Mount". Em seguida, aparecerá uma tela pedindo o caminho do arquivo de instalação do jogo. CLique em "Browse", e vá até o arquivo (normalmente setup.exe):
Clique em OK e dê um nome ao jogo:
Clicando em Continue, a instalação será igual a que você está habilitado a fazer no Windows.
Após a instalação, o jogo aparecerá com seu ícone dentro da interface, como no exemplo a seguir:
Para jogar, basta selecionar o jogo, clicar em Play, e correr para o abraço.
Lembrando que, para abrir o Cedega futuramente, basta abrir pelo menu de seu KDE/Gnome ou rodando o comando *cedega_trialdemo*. Para o WineX, o comando permanece como *wine*. Outra diferença fundamental do WineX e do Cedega é que o primeiro não possui suporte ao sistema anti-pirataria dos jogos, ou seja, pelo Cedega você terá que copiar os cracks, caso o jogo não seja original, assim como fazia no Windows.
A Transgaming divulga sempre a lista dos jogos testatos e compatíveis com seu emulador. Veja mais em:
http://transgaming.org/gamesdb/Instalar jogos Windows no Linux não é tão difícil quanto parece, bastando ter paciência e flexibilidade de se adaptar à novidades.
Boa diversão!!fonte:
http://www.guiadohardware.net/artigos/339/#Elite Top Team