Autor Tópico: Problemas com compartilhamento 2  (Lida 4997 vezes)

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Problemas com compartilhamento 2
« Online: 21 de Maio de 2009, 17:14 »
Pessoal to com um probleminha aqui que ta medeixando louco .
eu tinha uma maquina que tava instalado o ubuntu 8.10 e com samba e as unidades estavam compartilhadas
para fazermos bkps das estações XP
bem fiz a atualização para o 9.04 via internet , ai começou a dar ums paus e eu formatei a maquina e
instalei o 9.04 de um cd
bem ai começa meu problema
agora com as estações Xp eu consigo enxergar o compartilhamento as unidades da maquina com o ubuntuo que
é o servidor de bkp mais do servidor de bkp com o ubuntu não consigo acessar as estações da o seguinte erro
" não foi possivel recuperrar a lista de compartilhamento do servidor " e nem da minha maquina que tambem ta com o ubuntu eu consigo acessar as estações e nem o servidor de bkp da o mesmo erro .
pensei que fosse pau do 9.04 mas não é pq ja formatei as duas e coloquei o 8.10 de novo e não funfou também da o mesmo erro
só pra desencargo de conciencia chegeui a instalar o mandriva 2009 e da a mesma derma de erro ( desculpem o palavriado ) .
To fazendo alguma coisa errada ?
to ficando louco ?
que que ta acontecendo será que alguém poderia me dar uma luz ?
Agradecimentos desde já :)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com compartilhamento 2
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2009, 23:25 »
As máquinas devem estar no mesmo grupo de trabalho, e as máquinas W$ devem ter as pastas desejadas compartilhadas com os direitos corretos. Presumo que o Samba está bem instalado na máquina Ubuntu.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Problemas com compartilhamento 2
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2009, 18:06 »
VB5

To com o mesmo problema que o cara, e esta tudo ok entre windows, o problema tem q estar no ubuntu,... eu vi o que tu sugeriu em outros topicos, mas naum funciona!
para acessar windows-> ubuntu ou Windows->windows ele pega tranquilo, o problema eh de ubuntu->windows somente!

Alguma luz no fim do tunel?
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com compartilhamento 2
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2009, 23:46 »
VB5

To com o mesmo problema que o cara, e esta tudo ok entre windows, o problema tem q estar no ubuntu,... eu vi o que tu sugeriu em outros topicos, mas naum funciona!
para acessar windows-> ubuntu ou Windows->windows ele pega tranquilo, o problema eh de ubuntu->windows somente!

Alguma luz no fim do tunel?

Bem, tenho máqunas Ubuntu e W$ misturadas, em duas redes diferentes, e nenhum problema. Se o que sugeri acima já foi feito, experimente abrir o Nautilus ( o navegador de arquivos) e digitar na barra de endereços:

Código: [Selecionar]
smb:// <o IP da máquina que quer acessar>

Se funcionar, a rede está OK. Poste o resultado e vamos ver...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Guilherme Schvarcz Franco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Problemas com compartilhamento 2
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2009, 00:42 »
assim pegou!

Código: [Selecionar]
smb:// [ip]
Valeu VB5!  :D :D

Mas acontece que os meus ip's sao dinamicos... e naum gostaria de deixar fixo... a preguiça pega  ;D e tbm pq seria mais "facil" assim com o auxilio visual, jah foi dificil explicar para minha mae o q era linux... pior foi explicar o q o ubuntu tem a ver com linux... se eu dizer para ela fazer isso com o pc aqui de baixo para ver os filmes, não vai ter condições!!!


Preciso ver esse problema

Código: [Selecionar]
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do Servidor
 ??? ??? ???
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-------------------------------------------------------
Guilherme Schvarcz Franco
   Severino da UNIFRA.

Offline Careca_RS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • Jaunty - Iniciante
    • Ver perfil

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com compartilhamento 2
« Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2009, 23:35 »
@ http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,50734.msg296274.html#msg296274

Uma possível solução ( meio gambiarra, mas bem prática...  ;) ) é mapear a pasta desejada:

- Acesse a máquina desejada via Nautilus (smb://xxx.xxx.xxx.xxx);
- Identifique-se (como um usuário registrado nessa máquina);
- Abra a pasta compartilhada que deseja;
- Um ícone de "pasta de rede"  aparecerá em seu desktop (p. ex., 'Shareddocs em xxx.xxx.xxx.xxx'), e lá ficará até que clique nele e mande 'desmontar o volume';
- Renomeie o ícone como quiser ( p. ex., 'Filmes') - provavelmente precisará de permissão na máquina que contém essa pasta para isso, mas pode deixar assim mesmo; 

e pronto... basta clicar no ícone e a pasta será aberta. Até mais fácil do que procurar na rede...  ;D

VB5



« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 23:59 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB