Autor Tópico: Não consigo acessar máquinas c/ Windows  (Lida 26684 vezes)

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Online: 22 de Maio de 2009, 10:45 »
Olá amigos,

Preciso novamente da ajuda de vocês.

Eu possuo uma máquina com Ubuntu e outras tantas c/ Windows na empresa.

Instalei o Servidor Samba e o configurei com o mesmo grupo de trabalho da rede windows, c/ modo de autenticação usuário.

Criei uma pasta compartilhada.

Então, todas as máquinas c/ windows ver a máquina c/ Ubuntu e acessam normalmente a pasta compartilhada.
Mas a máquna c/ Ubuntu não acessa as máquinas c/ Windows, ela consegue enhergar toda a rede, mas quando teto acessar a máquina aparece um erro:

Não foi possível montar a localização
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor

Como resolver este problema?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2009, 22:18 »
Mas a máquna c/ Ubuntu não acessa as máquinas c/ Windows, ela consegue enhergar toda a rede, mas quando teto acessar a máquina aparece um erro:

Não foi possível montar a localização
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor

Como resolver este problema?


Há pastas compartilhadas nas máquinas W$?... se não, não há o que elas compartilharem...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Darcamo

  • Visitante
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2009, 00:02 »
Aqui as máquinas windows na rede não aparecem quando vou em Locais>Rede.
Apenas minha própria máquina é mostrada (estou compartilhando uma pasta com o samba) mesmo que tanto o Ubuntu quanto as máquinas windows estejam no memso grupo de trabalho.

Só que posso acessar o compartilhamento das máquinas windows por IP colocando
 smb://IP
na barra de endereços do nautilus.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2009, 22:54 »
............
Só que posso acessar o compartilhamento das máquinas windows por IP colocando
 smb://IP
na barra de endereços do nautilus.

Eu sempre uso esse método. Mesmo entre máquinas W$, é muito comum algumas ( ou todas) não aparecerem no "Ambiente de Rede", ou receber uma mensagem de que "não tenho permissão", ou de que "o grupo não foi encontrado". Desconfio que seja, portanto, algo com o W$. Usando o IP é mais fácil.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2009, 09:22 »
O Problema é outro!

Entre as máquinas c/ Windows, tudo funciona normalmente! Todas possuem pastas compartilhadas e assecam normalmente entre si.

É só a máquina c/ Ubuntu que aparece essa mensagem de erro quando eu clico em cima do computador que desejo acessar, isso significa que ele consegue ver toda a rede, só não consegue acessar as máquinas c/ Windows.

Mas o interessante é que consegui instalar uma impressora que esta conectada a uma máquina c/ Windows. Mas não consigo acessar as pastas compartilhadas dos computadores.

Alguém pode me ajudar?

Offline Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2009, 22:34 »
Pessoal,

Estou enfrentando problemas desta natureza também, e, pelo o que notei ao realizar várias pesquisas sobre o assunto, este é um problema recorrente que está se tornando bastante frequente, e, por enquanto, segue sem solução.

Ninguém conseguiu decifrar a causa de toda esta dificuldade, ou, de uma possível falha? Tópicos como este não estão sendo finalizados com uma solução, e isso, definitivamente NÃO É LEGAL!

Continuarei tentando achar um meio de fazer o Ubuntu 9.04 conseguir identificar e acessar máquinas ligadas as redes Windows. No entanto, vou descrever algumas particularidades deste problema para que, se tudo der certo, alguém consiga resolver isso, ou, ajudar a resolver o quanto antes.

Características do Problema:

1. Há o envio e recebimento de pacotes (Ping) sem perda de dados.

2. Em alguns casos é possível enxergar a rede Windows, porem, não é possível acessar as máquinas. Em outros casos, permanece o item 1. porem não é possível enxergar nem mesmo a rede Windows via Nautilus ou acessá-la via Samba.

3. A mensagem de erro acusa falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor.

4. É possível acessar redes Linux facilmente via Samba, porem, não é possível visualizar ou acessar redes Windows pelo mesmo método.

5. Noto por aqueles que identificaram a versão do sistema, que isso está ocorrendo com o Ubuntu 9.04 64 bits. (Reportem suas experiências, quem estiver utilizando a versão 32 bits e esteja enfrentando o mesmo problema).

Abs,

Offline marcofarias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2009, 17:18 »
Caros amigos da Nobre informática
Eu estava com problemas na minha rede com Ubuntu 9.04 para acessar impressoras compartilhadas em máquina windows e no meu caso eu resolvi. Espero que ajude vcs. Deus abençoe.
La vai:

Coloquei em conexões de rede/configurações IpV4:
- o ip fixo;
- Meu servidor DNS;
- Meu Dominio;
- Rotas; e
- Salvei a conexão para todos os usuários.
Assim consegui resolver meu problema.
Espero ter ajudado.
 ;D


Offline marclou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 22:23 »
pessoal aqui estava tudo funcionando normalmente rede windows, mas derrepente parou tudo. não consigo acessar as máquinas nem via TS. acho que o problema é um bug que não foi solucionado até o momento. já tentei configurar ip fixo e não resolveu. Agora imagine vc ter configurar 100 máquinas com ip fixo para funcionar rede windows com ubuntu. Se queremos um sistema estável e melhor que windows temos que melhorar algumas coisas instaveis como conexões WIFI e Placas de video.
Faz duas semanas que estou tentando resolver este problema e já revirei fóruns sem solução. Assim que resolver posto a solução.
abs.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2009, 23:34 »
Poderia ser mais claro?... não entendi bem qual é o problema. São máquinas W$ que não são acessadas por máquinas Ubuntu, o contrário, ou o quê? Tenho mais de dez máquinas  dual-boot em rede, impressora comapartilhada, e nenhum problema. Com certeza não é bug, é má configuração.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline adrianotito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2009, 22:59 »
Olá Amigos..
Estou com o mesmo problema...
Tenho Cinco Máquinas 3 com windows e 2 com o ubuntu. As máquinas com windows conseguem acessar todos os compartilhamentos da rede (estando eles em máquinas windows ou linux), já as máquinas com ubuntu é o caos... Pois elas so acessam as máquinas windows atreavés do IP. Ex: smb://<IP>. Não quero ter que decorar todos os ips da minha rede...

Eu queria que funcionasse através do nautilus no ambiente de rede, mas as vezes os ícones das máquinas aparecem e as vezes não, e quando se clica em cima do icone da máquina que vc quer acessar aparece a seguinte mensagem: Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor

minha versão é a 9.10.
todas as máquinas estão no mesmo grupo de trabalho e existem compartilhamentos ativos em todas.

Offline adrianotito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2009, 23:09 »
Caros amigos.

Achei isto pela internet.. fico feliz em poder partilhar com vcs.
no meu caso corrigiu o bug.

Abra o arquivo /etc/samba/smb.conf.

Substitua a linha "; name resolve order = lmhosts host wins bcast" por "name resolve order = lmhosts wins bcast host".
 (sem o ponto e vírgula)
Salve e reinicie.

fonte: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/samba/+bug/375593

Caso fique ok, pode colocar no Título Resolvido...

Offline andre.luizmg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2009, 15:59 »
Olha meu problema era o mesmo que o seus quando abria a rede cita este erro:

Não foi possível montar a localização
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor

Consultando foruns uns citava firewall no windows, ae me lembrei de ter instalado o firestarter no unbuntu ae de imediate o desabelitei e testei a rede
BINGO funciona na hora!!

Caso tenha firestarter desabilite-o

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2009, 22:57 »
Citar
Caso tenha firestarter desabilite-o

Não faça isso... aprenda a configurá-la. A firestarter é apenas um front-end do IPTables, muito útil para configurar o mesmo. Ficar sem firewall, mesmo no Ubuntu, não é um procedimento recomendável.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline edioilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2009, 01:39 »
Olá Pessoal!
Este é meu primeiro post aqui no forumbr. Nao estava encontrando o forum, pois o link no site oficial aponta para
Código:

http://forum.ubuntu-br.org/

Ja olhei muitas dicas em muitos forums, inclusive no forumEn, mas não tem jeito.
Faz uma semana que estou lutando com isso, pior é que visitei um amigo que usa o note em uma rede corporativa com server linux, e me disse que so tinha instalado o Ubuntu espetado na rede e nada mais, bom mas nesse caso o servidor é quem manda eu creio.
O que realmente é preciso para montar uma rede ponto a ponto com ubuntu. Usar NFS ou SAMBA?
Quando a minha rede funciona tenho que acessar o windows usando smb://ip_da maquina/compartilhamneto
Outras vezes simplesmente as maquinas não se acham. Ou ainda posso conectar pelo Windows no Ubuntu mas pelo Ubuntu nao posso conectar no windows.
O compartilhamento nao aperce, jah tentei muitas maneiras.

Neste ponto estou assim, nao posso conectar no windows, e nem do windows para o Ubuntu.
O icone do Ubuntu com aparencia de um Rak de Servidor no nautius ja na aparece mais. Soh tenho o icone Rede Windows, e quando entro ai pergunta se quero cancelar, e demora um pouco mostra a rede, tento entrar na rede mas nao entra.
Como faço para voltar a um ponto zero de novo.
Quais os pacotes devo remover?

Com relação a ter que usar smb://IP_da_maquina é meio estranho, pois me obriga a usar ip fixo, imagina quando a rede tiver 500 maquinas(suposição), ou isso só acontece com rede ponto a ponto? Pois claro que ninguem tera 500 maquinas em uma rede ponto a ponto.
Tem que haver alguma maneira padrão.
REDE Ponto a Ponto usando DHCP Server (um modem ou roteador simples)

Estou achando muito estranho isso.
Será que é tão dificil assim??

Enquanto estava escrevendo aqui no tópic encontrei isso http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1169149
e vou tentar e depois vamos ver!!
Nao sei o que fazer!

Obrigado!!!


Editando.... Resolvido  http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1169149
Claro eu tenho regras de contas de usuarios na minha rede, mas dai foi só colocar senha pra acessar o windows e blza
Gostaria de nao ter que usar senha para acessar o Ubuntu como faço, mas isso fica para outro tópico heheheh
Por enquanto tah resolvido!!!
Thx to http://ubuntuforums.org/member.php?u=77219 this is the guy!!
« Última modificação: 23 de Novembro de 2009, 02:30 por edioilha »

Offline Ubiracy_Mafra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Não consigo acessar máquinas c/ Windows
« Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:03 »
Caros amigos.

Achei isto pela internet.. fico feliz em poder partilhar com vcs.
no meu caso corrigiu o bug.

Abra o arquivo /etc/samba/smb.conf.

Substitua a linha "; name resolve order = lmhosts host wins bcast" por "name resolve order = lmhosts wins bcast host".
 (sem o ponto e vírgula)
Salve e reinicie.

fonte: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/samba/+bug/375593

Caso fique ok, pode colocar no Título Resolvido...
Comigo funcionou. Valeu pela excelente dica.
Windows 7 Home Premium / Ubuntu 14.04