Autor Tópico: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!  (Lida 15426 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Online: 25 de Maio de 2009, 00:59 »
Olá amigos da rede Ubuntu! Como já podem ter percebido, ando afastado do Fórum já faz algum tempo. O motivo foi uma mudança profissional (por conseqüência de cidade) e não vou fazer uma fuga ao tema!!!  :P

Voltando ao assunto em questão do Tópico. Já faz algum tempo que venho usando o Ubuntu 9.04 64bits no meu PC de casa. Demorei a migrar para os 64Bits, lia muitos relatos de problemas, de aplicações que eu uso não funcionarem direito, ou não funcionarem mesmo! Antes de "partir para dentro", fiz um último teste com a versão Desktop do 9.04 64bits!  Fiquei realmente empolgado com o que vi. Resolvi instalar em definitivo sobre o 8.10 com DualBoot com o Vista Ultimate 32bits! Antes da instalação eu fiz alguns Upgrades no meu PC. O Principal deles foi de memória. Parti para dois pentes de 2GB de RAM DDR2 800 da Elpida e troquei dois HDs.

Portanto, todo o relato a seguir foi sobre o seguinte Hardware:

Processador: Intel Core 2 Duo E7200 em Over para 3.1GHz
Memórias: 2 x 2GB Elpida em Over DDR2 1000
Placa Mãe: Gigabyte GA-G31M-S2L com a BIOS final mais nova, F9. Chipset Intel G31 + ICH7
Placa de Vídeo: ATI Radeon 3650
HDs: 250, 320, 500, 750GB internos e mais um de 750GB externo (USB)
Monitor: LCD LG 1750s
Teclado e Mouse USB
Caixas de Som 2.1
Impressora a Laser HP P1005

Realizei a instalação pelo Desktop CD mesmo, uma nota importante, foi a primeira vez que usei o Desktop CD no meu PC principal para realizar uma instalação do Ubuntu, até então só usava o Alternate Install CD.

Mudei o sistema de arquivos para EXT4, antes vinha usando o JFS nas últimas 3 versões do Ubuntu. Nada contra o JFS, mas queria ver se o EXT4 é tudo o que andei lendo. 

A coisa começou bem demais, tempo de instalação, da hora em que ele começou a efetivamente a passar os dados para o HD, até ele instalar o Grub: 10 Minutos!!!  :o 

Nunca havia tido uma instalação tão rápida do Ubuntu antes!

"Tá na hora do Pau!!!"

Vamos então a tão proclamada velocidade de Inicialização!!!

Do Grub ao GDM, logo após a instalação padrão do Desktop CD: 13,6 segundos!!!!   :o :o :o
Fiquei realmente boquiaberto!!!

Tempo de Boot após instalação e/ou remoção de todos os serviços e programas que faço uso, ou seja, ele pronto para o meu uso: 16,7 segundos.

Notei que foi ao instalar o Samba que ele ganhou mais tempo mesmo no Boot. Mas posso estar enganado. O Ubuntu está instalado no pior setor do disco do HD de 250GB. O final dele! Portanto, acredito que poderia ganhar alguns décimos a mais se ele estivesse no início do disco. De qualquer maneira, ainda sim um desempenho estarrecedor se comparado ao 8.10, que Bootava em 53 segundos!!! E vejam bem, os dois estão com os mesmo serviços, Samba, VirtualBox e o Beagle ativos!!!

Continuando com as impressões gerais. Consumo de RAM logo após o Boot: 249MB. Pelo menos na versão 64Btis, o Gnome 2.26 não vai mais aumentando o consumo de RAM para Pré-visualizar fotos! Incrivelmente mais rápido para  Pré-visualizar fotos e vídeos do que o 8.10 32bits!
Na transferência de arquivos dos HDs em NTFS para  o EXT4,  consumiu entre 10 a 25% da CPU. Taxa de transferência entre 11 a 26MB/s sustentável. Demorou bastante para começar a transferir 8,2GB. O consumo de RAM foi aumentando a medida que os arquivos eram transferidos! Começou em 330MB e acabou em 460MB! O EXT4 demora como o EXT3 para apagar arquivos!

Compartilhamento de rede com o Vista. Bastou instalar o Samba e clicar no LOCAIS > REDE, ele pediu a senha de compartilhamento do Vista e pronto!  Depois perguntou se eu queria que ele sempre guarde a senha para navegar nos diretórios do Vista e acabou-se! Já podia navegar nas pastas do Notebook comVista Home Premium. Nas minhas pastas pessoais eu posso ler e gravar o que quiser! Nunca foi tão fácil ver meus arquivos no Notebook com Vista. Contudo, mesmo eu tendo criado um compartilhamento na pasta pública, o Vista não enxerga o Ubuntu! Não tive tempo de pesquisar o que devo alterar para que isso funcione com o Vista. Alias, nas versão 8.10 a coisa era invertida! O Vista enxergava o Ubuntu, mas o Ubuntu não enxergava o Vista!

Não instalei o Driver Proprietário da ATI para minha Rodeon 3650. Como tudo está funciondo muito bem, e eu não jogo e nem uso o Compiz no Ubuntu. Achei melhor deixar como está! Já que não temos o suporte correto com o Driver proprietário no momento. Entretanto, já li a notícia do lançamento de uma nova versão do Catalyst que resolve os problemas com o Xorg 1.6 .

A qualidade de Imagem melhorou muito nessa versão. A renderização das fontes e o brilho nas fotos estão de igual para igual com as distros RPM, neste quesito, as distros baseadas em Debian sempre ficaram para trás.

Se me fosse a seguinte pergunta: Dá para mudar para o Ubuntu 9.04 64Bits?

Posso afirmar por experiência própria que sim! Mas existe um ponto importantíssimo em questão!

Tenha muita memória na sua máquina se pretende migrar para o 9.04 64bits! Se você lhe der muita RAM, posso dizer que seu desempenho é simplesmente fantástico em relação a qualquer outra versão do Ubuntu.

Vejam que não fiz questão nenhuma de economizar nos serviços da máquina. Só o Beagle (o indexador do sistema) que no Ubuntu 8.10 32bits consumia sozinho 40MBs, agora chega a consumir 150MBs!!! Vocês poderiam me dizer, Galactus, tu é louco!  Pra que usar esse troço?

E eu te respondo de maneira bem simples, depois que você chegar a 18 mil fotos, 52 mil músicas, fora os documentos, filmes, programas e afins, você vai entender que esses 150MB não são nada quando ele te retorna o texto daquela receita de molho branco, que você nem lembrava mais o nome do bendito arquivo, mas sabia que continha a palavra molho branco!  E isso de maneira rápida e prática!

Até agora não tinha usado um Ubuntu com tanta fluidez no sistema como esse. Liguei três máquinas virtuais ao mesmo tempo e mesmo com todo esse “ lastro”, os sistema continua respondendo com extrema rapidez e fluidez. A música não engasgou em nenhum momento! E nem mesmo o vídeo.

Só para fazer um teste bem prático, mandei o Rhythmbox indexar minha coleção de músicas, mais o Picasa indexar minhas fotos enquanto assistia ao Anime do Samurai X. Parecia que ele fazia isso com um  pé nas costas, apesar do processador estar a 100%! Até o momento não houve nenhum travamento do sistema! Para mim sem dúvida alguma, essa é de longe, a melhor versão do Ubuntu já lançada. Desde que você tenha muita RAM!!!

Agora eu gostaria de fazer uma simples comparação em relação a consumo de recursos, vejam as fotos do meu 9.04 64bits logo após o Boot ou depois de várias horas ligado, ou em outras situações de uso.








E agora vejam o consumo de RAM do meu Vista 32bits logo após o Boot!




Se olharam as fotos, notaram que o Ubuntu 64bits não reconheceu totalmente os meus 4GB de RAM. Ficou em 3.8GB, em modo texto, quase 3.9GB. Já pesquisei aqui e no Fórum Gringo, e ninguém dá uma resposta ou solução satisfatória!!! Mas tá funcionando muito bem obrigado.

Como podem ter visto, eu precisei de três máquinas virtuais ativas para atingir o consumo de RAM logo após o Boot do Vista!!!!

Foi a primeira vez que rompi a barreira do 1GB de RAM consumidos com o Ubuntu. Na verdade chegou aos 2GB de RAM com as três máquinas virtuais ativas.

O que funciona e o que não funciona no Ubuntu 64Bits!

Funcionam:

Flash, Java, Codecs Multimídia, VirtualBox, Beagle, Picasa 3 Beta e o Som que vejo tanta gente reclamar.

Não funciona: A impressora HP P1005. É um problema do Driver livre, não do 64bits em si. Já vi como resolver, no fórum gringo, aqui e no viva o Linux. Só não tive tempo de recompilar o driver.  Resolvido após a remoção do Driver do repositório do Ubuntu e compilação e instalação de uma versão diferente do Driver. Agora a HP P1005 funciona direitinho.

Tive que atualizar o VirtualBox para a versão do site da SUN (2.2.2), para que ele deixasse de consumir 100% da CPU alguns minutos depois de estar usando uma máquina virtual.

O Brasero na versão 64bits é uma bela porcaria!!!!   Fecha do nada, dá erros nas gravações dos DVDs. Eu acabo usando o GnomeBaker mesmo!!! Esse até agora não me deixou na mão.


Continuo testando outras distros como de costume, agora em versões 32 e 64 Bits. E posso dizer que nem sempre a versão 64Bits é mais rápida como a 32bits.

Por exemplo, o Kubuntu 9.04 64bits é muito lerdo na minha máquina. O Linux Mint 6 com KDE 4 64bits, é muito mais rápido que o Kubuntu.

O Mepis 64bits é muito lerdo, o 32bits é muito mais rápido que o 64bits. O Mepis mostra todo os meus 4GB de RAM sendo usados! O Mepis é baseado no Debian Lenny!!

Por falar no Papai Debian, em relação a ele eu posso dizer que o Ubuntu 9.04 64bits tá dando um coro na hora de ligar e desligar, na qualidade de imagem e na renderização das fontes. O Debian continua, como sempre, mais leve e estável.

E não importa a distribuição Linux ou se ela é 32 ou 64bits, o driver de som para o chipset Intel é uma porcaria!!! O Vista dá um coro nisso que dá medo!!! Não sei até quando o pessoal vai ficar catando milho nisso!

Era isso pessoal!

Até outro dia!





 

« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 18:42 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2009, 15:34 »
Se olharam as fotos, notaram que o Ubuntu 64bits não reconheceu totalmente os meus 4GB de RAM. Ficou em 3.8GB, em modo texto, quase 3.9GB. Já pesquisei aqui e no Fórum Gringo, e ninguém dá uma resposta ou solução satisfatória!!! Mas tá funcionando muito bem obrigado.

Fala Devorador de mundos kkkkk
será que não foi um erro de compilação do kernel?
teoricamente por ser um sistema de 64bits ele teria que reconhecer toda a memória.
lembro que nos sistemas de 32bits tinha uma versão do kernel -bigmem para sanar este probleminha.
http://www.guiadohardware.net/artigos/barreira-dos-gb/

No mais quando eu tiver $$$$ sobrando devo pegar um micro novo rsrs
por enquanto ainda estou com o meu bom e velho PIII933@980 chuif chuif 512MB
rodando Parsix "sim, eu larguei o Ubuntu" após alguns probleminhas que tivemos
rs rs por este motivo, ando meio sumido daqui.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2009, 16:32 »
Grande Xterminator! A quanto tempo!!!

Pois é, você ainda está com o seu PIII véio de guerra aí!!!

Procuro atualizar o meu Hardware na medida do possível, não é um Corei7, mas quebra bem o galho! kkkk

Com certeza é um erro na compilação do Kernel, esse erro aparentemente acontece com todo mundo. Já li aqui mesmo no Fórum para instalar o kernel PAE, para reconhecer tudo. Mas já li também no fórum gringo que ele deixa a máquina lenta!!!

Daí não dá, prefiro ele sem reconher 200MB e continuar rápido, do que o contrário.

Mas qual foi o problema para deixar o Ubuntu e partir para o Parsix?

Tava dando uma olhada no site do Parsix. É bom mesmo? 

Parece seguir a receita do Debian, pacotes desatualizados mas estáveis, deve ser leve e rápido também. Pois seguindo a política do Debian, não sobe muita coisa junto com ele.
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 16:47 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2009, 16:51 »
Muito bom o relato, eu só estou com a versão 32 bit ainda por causa da quantidade de RAM, só 1 Giga.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2009, 17:13 »
Muito bom o relato, eu só estou com a versão 32 bit ainda por causa da quantidade de RAM, só 1 Giga.

Diz aí Nossile!

Rapaz, assim que puder mude para o 64bits. O desempenho é fantástico. Só que consome muito mais RAM, é por conta do endereçamento de memória ser diferente.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2009, 20:00 »
Assim que comprar mais memória, vou instalar a versão 64bits. A maioria dos programas que uso e populares se não estiverem no repositório, estão no GedDeb ^^


Quanto é o mínimo necessário?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2009, 21:16 »
Assim que comprar mais memória, vou instalar a versão 64bits. A maioria dos programas que uso e populares se não estiverem no repositório, estão no GedDeb ^^


Quanto é o mínimo necessário?

Coloca 2GB de RAM!

Se for fazer uso de várias máquinas virtuais, vai de 4GB.

Uma coisa que ninguém me perguntou ainda foi sobre a Swap!!!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2009, 10:27 »
Grande Xterminator! A quanto tempo!!!

Pois é, você ainda está com o seu PIII véio de guerra aí!!!

Procuro atualizar o meu Hardware na medida do possível, não é um Corei7, mas quebra bem o galho! kkkk

Com certeza é um erro na compilação do Kernel, esse erro aparentemente acontece com todo mundo. Já li aqui mesmo no Fórum para instalar o kernel PAE, para reconhecer tudo. Mas já li também no fórum gringo que ele deixa a máquina lenta!!!

Daí não dá, prefiro ele sem reconher 200MB e continuar rápido, do que o contrário.

Mas qual foi o problema para deixar o Ubuntu e partir para o Parsix?

Tava dando uma olhada no site do Parsix. É bom mesmo? 

Parece seguir a receita do Debian, pacotes desatualizados mas estáveis, deve ser leve e rápido também. Pois seguindo a política do Debian, não sobe muita coisa junto com ele.

Eu tive um problema com o Ubuntu, ele deu uma travada descomunal e eu já tinha o CD com o Parsix Viola
tinha usado ele somente pelo live CD e nesta treta aí com o ubuntu eu dei boot com o CD do Parsix para sanar o problema e no final das contas instalei para testar, gostei da velocidade e do visual, como eu não tenho mais todo tempo do mundo para ficar resolvendo problemas uni o útil ao agradável.
o único contra disto tudo é que não tenho a versão mais recente do GNOME.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38250.msg228797.html#msg228797

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2009, 12:04 »
Assim que fizer meu duall chanel migrarei (6GB ou 4GB)
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2009, 09:07 »
Essa discrepância de memória RAM mostrada na BIOS e no sistema não é aquele lance que acontece com os hds? Tipo o hd fala que é de tal tamanho mas o 'arredondamento' dos tais 1024 bits? Por exemplo, um hd de 80GB no sistema passa a ter 74,53GB, não seria o mesmo com os 4GB de ram?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2009, 19:00 »
Essa discrepância de memória RAM mostrada na BIOS e no sistema não é aquele lance que acontece com os hds? Tipo o hd fala que é de tal tamanho mas o 'arredondamento' dos tais 1024 bits? Por exemplo, um hd de 80GB no sistema passa a ter 74,53GB, não seria o mesmo com os 4GB de ram?

Neste caso não velox256. A memória "conta para cima" e não para "baixo"como no caso dos HDs.

Assim:

1KB = 1000 bytes
1MB = 1000 KB
1GB = 1000 MB

1KiB = 1024 bytes
1MiB = 1024 KiB
1GiB = 1024 MiB

O fabricante de HD usa o GB e não o Gib. Por isso essa diferença! Já a Bios da placa mãe mostra em Mib! Por isso 4GB de RAM = 4096Mib.

Por favor me corrijam se estiver errado!

To lendo muito, a versão mais aceita é a de que a BIOS da placa mãe pode "alocar" uma parte dessa memória para o Hardware! Mas ainda não cola pra mim, pois o Mepis 64bits que é baseado no Lenny, mostra todos os 4GB de RAM.

Como eu instalei o 9.04 64bits no meu Notebook também, estou instalando o Kernel Server para ver se resolve a parada! É que vou fazer o teste se o desempenho cai mesmo com o kernel server. Depois eu posto aqui o resultado.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2009, 13:49 »
Pô, Galactus, por sua causa eu botei o 9.04-64 pra ver como é que é e ainda tasquei o kernel 2.6.30-rc8, e não é que está tudo "bunitinhu"? Não achei que ficou mais rápido, achei até que o boot no geral ficou mais lento (mais ou menos o do 8.10), mas está tudo funcionando na boa, vamos ver daqui há qtos dias vai dar zebra, heheheh...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2009, 16:45 »
Olá!
vc não teve nenhum problema com o firefox? ou qual browser usa??
Aqui meu gmail simplesmente não funciona mais, fica dando erro direto, e não consigo fazer pagamentos no banco do brasil porque o banco não consegue identificar o pc...  :-\

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2009, 10:54 »
Pô, Galactus, por sua causa eu botei o 9.04-64 pra ver como é que é e ainda tasquei o kernel 2.6.30-rc8, e não é que está tudo "bunitinhu"? Não achei que ficou mais rápido, achei até que o boot no geral ficou mais lento (mais ou menos o do 8.10), mas está tudo funcionando na boa, vamos ver daqui há qtos dias vai dar zebra, heheheh...

Kkkkkkk

Tua torcida não está um pouco pessimista?


Olha só, instalei o Kernel Server do 9.04 64bits e...... 

Surpresa!!!!!


NÃO reconheceu os 4GB de RAM!!!! Continua mostrando 3.8GB!

Pelo menos o desempenho não caiu, assim, não notei nenhuma diferença perceptível.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Minhas aventuras com o Ubuntu 9.04 64bits!!!
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2009, 11:02 »
Olá!
vc não teve nenhum problema com o firefox? ou qual browser usa??
Aqui meu gmail simplesmente não funciona mais, fica dando erro direto, e não consigo fazer pagamentos no banco do brasil porque o banco não consegue identificar o pc...  :-\

Olá Luara, aqui eu acesso o meu Gmail e a página do BB sem problemas. Tanto no PC quanto no Notebook.

Instalou todos os codecs? Adcionou o Medibuntu e instalou os pacotes para o 64bits?

Quanto ao BB tem um porém, ele só funcionou direito em uma boa conexão, quero dizer com boa velocidade. Ele fez a tal verificação do meu Notebook e passou.
« Última modificação: 09 de Junho de 2009, 11:09 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2