Autor Tópico: [Duvida] Wubi + ubuntu  (Lida 2157 vezes)

Offline fumatodas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Duvida] Wubi + ubuntu
« Online: 27 de Maio de 2009, 10:59 »
Olá colegas,

Sou novato com linux e tenho uma duvida.

Gostaria de instalar o ubuntu no meu pc tenho um hd de 160 GB, particionado em 40 GB (para windows e instalações de softwares) + 120 GB (para arquivos) e um HD de 500GB para arquivos, backups, etc.

Esse HD de 500GB não esta particionado.

Eu gostaria de saber se posso executar o Wubi para instalar o ubuntu nesse HD de 500GB? MAS SEM PERDER OS MEUS ARQUIVOS

O que irá acontecer? ele ira criar uma nova partição dentro deste HD?

Seria melhor eu instalar o ubuntu normalmente sem o Wubi? ou posso instalar tranquilamente com ele?

obs.: Nao estou querendo retirar o windows xp e nem mesmo formatar o meu pc, quero usar os dois sistemas operacionais.

Desculpe-me pelas perguntas muito basicas e idiotas.

abraços.  ;)
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 11:05 por fumatodas »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [Duvida] Wubi + ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 11:16 »
P/ todo inciante em Linux, sempre, sugiro, ler tópicos como os seguintes:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

Penso que é sempre melhor instalar o Linux numa partição, do que usar o Wubi, também tenho um HD de 160GB, que vc pode ver na minha assinatura como está particionado.
Ñ será preciso formatar seu HD, organize seus dados nele e no outro de 500GB, e use o de 160GB p/ instalar o Ubuntu, já que esse é teu HD de boot, vai ser mais fácil p/ vc. Apenas se optar por fazer o dual-boot pelo HD 160GB, lembre de desfragmentar toda partição NTFS pelo próprio Windows e faze um devido backup no seus dados dentre desse HD, sugiro uma mera cópia de arquvos p/ o HD de 500GB.
Então leia, analise o que vai fazer, prepare seu HD e instale o Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline fumatodas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Wubi + ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2009, 11:53 »
olá colega,

o problema é o seguinte, como eu disse minha primeira partição no hd 1 tem somente 40 GB entao nao gostaria de instalar o ubuntu nessa partição (no c: tem somente instalações qq outro tipo de arquivo ja esta salvo no e: 500gb) o que eu poderia fazer é instalar na partição d: de 140 gb logo prefiro instalar no e:

é possivel instalar no e: ou tenho que instalar ou ele exige que seja instalado no drive c: por causa do boot?

Se instalar no E: nao é possivel fazer dual boot ? windows / ubuntu

com relaçao a fragmentação pode ficar tranquilo pois eu tenho o Diskeeper full meus hds nunca se fragmentam e nem ficam lentos.

qual seria o problema que eu teria se eu fizesse a instalaçao por dentro do windows com o Wubi ? ele nao foi feito pra isso?

abs
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 12:02 por fumatodas »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [Duvida] Wubi + ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2009, 17:28 »
Citar
o problema é o seguinte, como eu disse minha primeira partição no hd 1 tem somente 40 GB entao nao gostaria de instalar o ubuntu nessa partição (no c: tem somente instalações qq outro tipo de arquivo ja esta salvo no e: 500gb) o que eu poderia fazer é instalar na partição d: de 140 gb logo prefiro instalar no e:

é possivel instalar no e: ou tenho que instalar ou ele exige que seja instalado no drive c: por causa do boot?

Se instalar no E: nao é possivel fazer dual boot ? windows / ubuntu

Deixa ver se entendi vc tem 40GB p/ Windows OK?
Ainda nesse HD de 160GB, tente criar, +3 partições a serem usadas pelo Ubuntu
/ - raíz
/home
SWAP
Ainda continuo indicando meu desenho de partição p/ vc na minha assinatura.
Ñ vai em nada mexer na sua partição do Windows. Mas leia atenta/ como instalar o ubuntu.

O Ubuntu, vai instalar um gerenciador de boot (Grub) na mbr (setor de boot do Setup da pl. mãe), ali é que vc vai poder escolher qual SO vc vai usar, qdo ligar o PC.

Citar
qual seria o problema que eu teria se eu fizesse a instalaçao por dentro do windows com o Wubi ? ele nao foi feito pra isso?
Eu nunca usei p/ te relatar minha experiência, mas de acordo c/ leituras que faço, penso que ele pode 'bagunçar' ou mais certa/ inchar sua pequena partição de 40GB reservada p/ Windows.

Sincera/ acho melhor a instalação e dual-boot. Se vc ler e tiver atenção na instalação do Ubuntu, ñ terá dificuldade.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline fumatodas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Wubi + ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2009, 05:27 »
so faltou responder essa minha pergunta :

1) Se instalar no E: nao é possivel fazer dual boot ? windows / ubuntu

eu vi suas configurações mas como o post e de 2007 creio q possa esta desatualizado, mas

2) quantos GB devo deixar para as partiçoes:

/raíz
/home
SWAP

ok nao vou utilizar o Wubi daria certo se eu fizesse assim : no meu hd de 500gb drive e: criaria uma partição de 100gb

/raiz - 30gb
/home - 68gb
/swap - 2gb

obrigado pelas dicas
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 05:35 por fumatodas »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [Duvida] Wubi + ubuntu
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2009, 10:11 »
Sendo seu drive :E no o HD de 500GB, é possível sim.
Mas vai te dar mais trabalho, pois o HD de boot é teu de 160GB.
Tem vários tópicos nesse fórum sobre esse tema, eu ñ uso 2HDs n meu desktop, que ainda está c/ a mesma configuração postada na minha assinatura. Vou dar uma procurada em uns links p/ te ajudar.

Citar
/raiz - 30gb
/home - 68gb
/swap - 2gb

Veja:
partição /raiz - onde se instala o Linux, pode deixar uns 30GB mais por segurança em caso de vc experimentar muita coisa, jogos por exemplo. Aqui no meu como ñ gosto de jogos e só mantenho a interface padrão gnome, mal de 4GB.
partição /home - seria o meus documentos do Windows, c/ a diferença de ficar ali armazenado personalização de programas, o que facilita futuras reinstalações do Linux, etc. 68GB é muita coisa, aplique 10GB só p/ vc ñ ficar se preocupando futura/. Olha por exemplo, no meu desktop como é dual-boot, dados eu jogo tudo p/ minha partição de dados (NTFS), essa sim tem uns 100GB.
/swap - basta 1GB se vc tem 1GB ou acima de mem. RAM, o swap no Linux pode e deve ficar fora do setor de instalação do SO, diferente do Windows. SWAP, é uma área de alocação de resíduos de memória.

-EDIT-
Fazendo uma busca pelo Google e pelo fórum por: instalar ubuntu em outro hd - achei uns links interessantes:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38214.0.html
http://www.adrenaline.com.br/forum/area-linux-open-source/133523-duvida-instalar-ubuntu-hd-separado.html
http://www.adrenaline.com.br/forum/area-linux-open-source/214454-quero-instalar-ubuntu-hd-quero-ajudinha.html
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 10:32 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469