Autor Tópico: ATI Express 1100 não roda jogos 3D  (Lida 2242 vezes)

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
ATI Express 1100 não roda jogos 3D
« Online: 27 de Maio de 2009, 12:56 »
Pessoal eu postei em hardware por se tratar de problema com a placa.
Eu tentei, tentei e tentei instalar algum driver que faça pelo menos o joguinho de xadrez do ubuntu 9.04 rodar em 3D, mas essa minhas experiências não foram nada boas. Se eu tento instalar o drive proprietário da ATI o ubuntu nem inicia mais em modo gráfico de tamanho que é a "merdiz" que acontece. Segui, acho que todos os tutorias em todos os idiomas possíveis do planeta. Sem sucesso!!! Tive que formatar a maquina umas 6 vezes. O problema é o seguinte... a placa oficialmente deveria funcionar sim no linux.  Peço a todos os loucos que possuem essa placa sem vergonha e que não conseguiram fazer essa encrenca funcionar a se unirem e se ajudarem (e me ajudarem é claro). Porque se essa porcaria não funcionar eu vou levar todas os posts que eu encontrei e vou entrar com um processo contra essa porcaria da ATI (AMD) já que o meu notebook veio com Linux instalado de fábrica (outra distro) que também não funciona Opengl, e deveria funcionar sim. Ou então ter um aviso desse tamanho na caixa "ESSA PLACA DE VIDEO SÓ FUCNIONA EM SISTEMAS OPERACIONAIS DA MICROSOFT". Como não tem nada disso na caixa e nem no site e nem em lugar nenhum eu vou comprar essa briga com a ATI até eles devolverem meu dinheiro.

Tá aí minha revolta. Se  algum teve experiências negativas com essa placa poste aqui que vai me ajudar.

Abraços a todos.

Offline Rodolfo Calvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: ATI Express 1100 não roda jogos 3D
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 14:07 »
Estou tentando de varias formas e a última que poderia funcionar não funcionou (pelo EnvyNG) e pior ainda ele alterou minhas configurações o Compiz parou de Funcionar a Resolução está em 1024 x 768 ao invés de 1200 x 800 que seria o correto. Tentei reconfigurar pelo dpkg-reconfigure xserver-xorg, mas nada de voltar ao normal.

Offline alsricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: ATI Express 1100 não roda jogos 3D
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2009, 22:37 »
Rodolfo... tenho um note equipado com a xpress 1100 e ubuntu 9.04 instalado... tentei ativar o opengl e realmente ele não ligou... reiniciei o sistema em modo de segurança. e removi os pacotes instalados para uso em 3d do opengl da ati... e o sistema voltou a funcionar... como começei a procurar agora posto qualquer outra novidade... por enquanto só sei q da pra reverter sem ter q reinstalar o sistema.... qualquer novidade posto aqui!

Offline reynaldohortensi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: ATI Express 1100 não roda jogos 3D
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 20:36 »
Olá Rodolfo,
eu tenho um vostro 1000 com uma placa quase igual à sua. Quando comprei a vendedora me disse que era ATI Radeon Xpress 1150 com 256M de vídeo. Pra não ter erro olha só:
reynaldo@vostrao:~$ lspci -nn | grep VGA
01:05.0 VGA compatible controller [0300]: ATI Technologies Inc RS482 [Radeon Xpress 200] [1002:5974]
Se puder roda o mesmo comando e posta a saída aí pra saber se é o mesmo chipset (RS482) ou parecido (RS485 ou RS480).
 
Eu tenho uma má notícia pra você (nós todos), a Ati interrompeu o suporte do driver de linux para a nossa placa (o tal de fglrx), o último driver proprietário que suporta as nossas placas é o que foi lançado em março de 2009, ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run no meu caso. Esse último é o único de todos que funcionou 100% o 3D em minha placa, com a janela do totem rodando filme e se movimentando ao mesmo tempo e ainda com aquele plugin "wobbly windows" do compiz perfeitamente.
O driver em código aberto (se chama radeon e provavelmente você o está usando agora) ainda não funciona bem o 3D de minha placa e provavelmente da sua também, mas você pode tentar configurar o /etc/X11/xorg.conf. Dê uma boa olhada nesta página: https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver
Espero ter ajudado.
Reynaldo