Autor Tópico: Esclarecimentos para um iniciante  (Lida 1616 vezes)

Offline titon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Esclarecimentos para um iniciante
« Online: 29 de Maio de 2009, 13:39 »
Seguinte pessoal, sou iniciante no mundo Linux e através de indicações escolhi o ubuntu para aprender sobre o sistema. A instalação foi tranquila, instalei a versão desktop 9.04 que praticamente se instala sozinha. Depois da instalação fui tentar abrir o terminal puro CTRL + ALT + F1 e não tive sucesso, acho que é pelo fato de eu estar emulando o sistema com o VMware e a combinação CTRL+ALT alterna entre a máquina virtual e o sistema, então apertando a combinação CTRL+ALT+F1 umas 3 vezes seguidas seguidas finalmente consegui entrar. A minha primeira dúvida é essa, se alguém souber um jeito mais fácil de entrar no terminal puro (sem ser o terminal do GDE, aquele que parece uma tela do bloco de notas) eu agradeço. minha segunda dúvida é que depois de conseguir entrar no terminal ele pede o login e senha, eu coloco e não tem jeito de ele aceitar! Inclusive essa senha autentica as aplicações de segurança dentro da interface gráfica. Porque isso acontece? Tem que liberar alguma coisa na administração do sistema, pela interfacae gráfica? Essa é a minha segunda dúvida. A terceira é que o vmware tem uma conjunto de atualizações que se faz depois da instalação do linux que melhora o desempenho do sistema dentro da máquina virtual. A instalação consiste em montar uma unidade virtual de CD e descompactar um pacote de arquivos compactados através do tar. A emulação da unidade e a descompactação eu consigo fazer, o problema é que depois de descompactado eu tento executar o arquivo que manda (vmware-install.pl), mas não acontece nada! Pq? Desde já agradeço a atenção de todos e por favor me ajudem a resolver essas 3 dúvidas para que eu consiga começar a usar o sistema.

abraços...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos para um iniciante
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2009, 23:01 »
titon,

Não recomendo o uso de máquina virtual senão em último caso: o consumo de recursos da máquina é exagerado, e o desempenho fica muito fraco, além de trazer problemas como esses. Sugiro que faça uma instalação normal em dual-boot; 15 a 20 GB de disco são mais do que suficientes para o Ubuntu. Desfragmente o W$, use um LiveCD, e na hora de particionar escolha a primeira alternativa (" redimensionar hda1 (ou sda1)..."). Lembre-se que o espaço a ser utilizado pelo Ubuntu é o que fica à direita na barra do particionador.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline titon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos para um iniciante
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2009, 15:44 »
valeu pela resposta amigo, vou pensar na hipótese de trabalhar com dual-boot. Mas por enquanto acho q vou continuar com a virtualização para aprender mais sobre o sistema.

gde abraço!

Offline Mansho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Esclarecimentos para um iniciante
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2009, 20:03 »
ja tentou usar o virtualbox??
eu uso o virtualbox e nao tenho nenhum problema.
http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads