Autor Tópico: Ubuntu com Windows XP em HD diferente  (Lida 4282 vezes)

Offline GomesPE

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Online: 29 de Maio de 2009, 21:43 »
Bom, estou tentando iniciar o uso do LINUX mas sei quase nada sobre como instalar conforme necessidade:

Acabei de reinstalar Windows XP no meu micro o qual montei com 2 HDs, um apenas para Windows XP e o outro quero usar para instalar o Ubuntu.

Tentei fazer algumas consultas mas só achei explicação para instalar o Ubuntu no mesmo HD com Windows o qual não me atende, sendo assim conto com vocês para fazer os dois sistemas trabalharem no mesmo micro sem conflito ou briga pela partição já que cada um terá seu proprio HD.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2009, 22:11 »
É basicamente a mesma coisa, só que no particionamento você deve escolher o HD reservado para o Ubuntu, mas tome o cuidado de deixar o GRUB instalado no HD do windows (acho que é a última etapa da instalação).


Os links abaixo vão ser muito úteis para você:

Instalação do 7.x / 8.x
Argumentos de Instalação (caso falhe) (neste caso só para erro durante o boot)
Instalação de Programas no Ubuntu
Vídeo Tutorial: Como instalar o Ubuntu Linux
Instalando o Ubuntu a partir do LiveCD

Além das apostilas indicadas pelo colega rjbgbo aqui.

Seja bem vindo ao fórum e espero que goste do Ubuntu.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tio_D@N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2009, 16:58 »
Caro clcampos, sou novo no forum e estou tentando iniciar minha caminhada no Linux, com o ubuntu.
Estou tentando fazer a mesma coisa que nosso amigo acima, GomespE, só que instalando através do Windows xp com o WUBI, esbarrei num problema: ao finalizar a instalação no outro HD, clico em "reiniciar agora" e quando dou o boot pelo ubuntu aparece apenas a mensagem "Loading, please wait" no topo da tela, e nada mais. Esperei por mais de uma hora e nada.
Me ajude por favor!!!

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2009, 17:18 »
Bem... Não instale pelo Wubi, amigo.

Inicie pelo Live CD. Só colocar o CD no drive e reiniciar o PC. Se ele não bootar pelo CD, basta entrar no Setup do computador e mudar a ordem de boot. (aperte Del enquanto seu PC iniciar e ele entrará no Setup. Antes, procure saber como mudar a ordem de boot que é um negócio complicado, pois no setup aparece o modelo de seu HD e Drive de CD.)
Escolha a linguagem e teste o Ubuntu sem qualquer mudança no HD. (recomendo!) Daí é só ir no Gparted, escolher o outro HD, clicar com o botão direito na partição que tem lá e ir em "Excluir partição". Agora clique novamente com o botão direito e clique em "Nova Partição". Escolha o sistema de arquivos Ext3 (caso use Ubuntu 8.10) ou Ext4 (se usar Ubuntu 9.04, pode usar tanto Ext3 quanto Ext4)..... Aí você instala clicando no ícone de Instalar Sistema no Computador.
Mas se não quiser fazer esse processo, simplesmente clique em Instalar sistema no computador e vá seguindo as instruções. Na hora do particionador, escolha que quer instalar inteiramente no outro HD. Daí avance e continue a instalação

Offline Tio_D@N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2009, 17:33 »
Valeu Pedru!!!

vou tentar isso aí.

o resultado eu posto aqui


abraços

Offline revberaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • fnord!
    • Ver perfil
    • Cabaladadá
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2009, 18:43 »
Hmmmm... O Windows é um problemão. Ele não pode ser instalado em um segundo HD. Poisé. Mas, é claro, não há praticamente nada que o Linux não possa fazer, então, se tiver problemas...

Dual boot com GRUB num HD e Windows em outro HD sem mexer no MBR do Windows

e

Restaurando o Grub no Ubuntu e enganando o Windows

devem ajudar.

Minha experiência: eu instalei Linux no primeiro HD (sda1) e Windows no segundo (sda2). Não conseguia bootar o Windows de jeito nenhum, até ler esses artigos. Você faz esse map, fingindo que o Windows está num primeiro HD (identificado pelo Linux como sda1).

Vou fazer um exemplo simples: tenho o Linux no primeiro HD (sda1), e o Windows no segundo (sda2). Para fazer ele bootar, a chamada dele no /boot/grub/menu.list deve ser:

Código: [Selecionar]
title Microsoft Windows XP Home Edition
map (hd1) (hd0)
rootnoverify (hd1,0)
makeactive
chainloader +1

O map faz algo maravilhoso (se não fosse triste a necessidade da existência dele): mapeia o que está no segundo HD (para o GRUB, hd1) e "passa" para o primeiro (logicamente, hd0).

Se continuar a ter dificuldades, é interessante ler a documentação do GRUB. O Projeto GNU tem uma putz duma documentação boa. O que se refere ao map você encontra nesse link.
Cabaladadá: um blog sobre a Linux, LaTeX, a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Offline Tio_D@N

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu com Windows XP em HD diferente
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2009, 19:10 »
Bem... Não instale pelo Wubi, amigo.

Inicie pelo Live CD. Só colocar o CD no drive e reiniciar o PC. Se ele não bootar pelo CD, basta entrar no Setup do computador e mudar a ordem de boot. (aperte Del enquanto seu PC iniciar e ele entrará no Setup. Antes, procure saber como mudar a ordem de boot que é um negócio complicado, pois no setup aparece o modelo de seu HD e Drive de CD.)
Escolha a linguagem e teste o Ubuntu sem qualquer mudança no HD. (recomendo!) Daí é só ir no Gparted, escolher o outro HD, clicar com o botão direito na partição que tem lá e ir em "Excluir partição". Agora clique novamente com o botão direito e clique em "Nova Partição". Escolha o sistema de arquivos Ext3 (caso use Ubuntu 8.10) ou Ext4 (se usar Ubuntu 9.04, pode usar tanto Ext3 quanto Ext4)..... Aí você instala clicando no ícone de Instalar Sistema no Computador.
Mas se não quiser fazer esse processo, simplesmente clique em Instalar sistema no computador e vá seguindo as instruções. Na hora do particionador, escolha que quer instalar inteiramente no outro HD. Daí avance e continue a instalação


infelizmente não consegui instalar. meu professor de informática me emprestou um outro dvd com ubuntu, tentei o livecd e continua o mesmo problema: aparece a tela preta com "loading, please wait..."
será que pode ser algum problema de hardware ou até mesmo configuração da bios?