Autor Tópico: Tenho problemas de performance.  (Lida 13754 vezes)

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Online: 08 de Abril de 2006, 15:04 »
Estou curtindo um bocado o ubuntu. Só não abandono o windows de vez por causa do flash, e de alguns jogos. Porém para todo o resto, utilizo o ubuntu até melhor do que no windows.

Só tenho uma reclamação quanto à performance, que não sei se é do sistema, ou é apenas comigo.
No windows eu sempre deixava o soulseek baixando arquivos enquanto assistia a DVDs, ou rodando o EPSXE, ou o Project 64. Nunca senti nenhum porblema de performance no Windows.
Porém no Ubuntu, os DVDs já ficam meio lentos. Em qualquer programa. O único que tem uma performance boa é o MPLAYER, mas mesmo assim essa performance vai para o espaço quando deixo um programa rolando no background, como o Nicotine. O mesmo ocorre com os emuladores.
A minha dúvida é se o problema só ocorre comigo, e se tem conserto.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2006, 19:40 »
Fiz o teste aqui no meu Micro.

Abri o Firefox, o Limewire e  o Gaim além do Monitor de sistema pra ver a carga no Processador e o uso da memória.

Depois coloquei o DVD da Fábrica de Chocolate da década de 70 no Xine, Mplayer e o Totem, um de cada vez claro! :)

Foi tudo em tela Lisa, sem trancos ou barrancos e com 20% de uso do processador e 370MB de RAM consumidos!

A única vez que não consegui assistir assistir Vídeos aqui com uma aplicação em segundo plano, foi quando ripava um DVD ao mesmo tempo em que queria assistir um Divix.

No mais vai tudo  redondo.

Você ativou o DMA da leitora?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

temp.

  • Visitante
Tenho problemas de performance.
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2006, 21:05 »
Instala a placa de vídeo corretamente. Eu tinha esse problema e resolveu desta forma.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2006, 16:15 »
Algumas coisas que você pode fazer pra melhorar o desempenho do DVD é instalar o Totem-xine. Aqui DVD ficava superlento no Totem passando pelo Gstreamer. Depois que taquei o Totem usando o Xine ficou OK. Outra, é mixagem de som por ESD. Ela consome muita CPU. Agora configurar um DMIX no seu Alsa vai ajudar muito também.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
DVD x Placa de vídeo
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2006, 17:00 »
Também tenho problemas quanto a reprodução de dvd's, mas não tem relação com a velocidade e sim quanto a qualidade de imagem. Busco, constantemente, informações sobre como configurar o driver da minha placa de vídeo (82915G da Intel), mas parece que é uma das coisas mais desgastantes de se fazer no Linux ou, pelo menos, no Ubuntu.

Já encontrei três opções disponíveis no sítio da Intel para poder instalar o driver, mas não sei em que diretório devo guardá-lo nem como configurá-lo. Não sei quais são as dependências para poder instalar um driver, alguém sabe? Às vezes procuro na internet pessoas com o mesmo caso que eu, mas, pelo visto, todos os usuários de Linux ficam subordinados as placas da NVIDIA, são as ideais para o "Pinguim".

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2006, 17:45 »
Rodo ATI sem problemas :D
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2006, 18:20 »
Sim, placas da Nvidia são uma mão na roda no Linux. As da ATI dão um pouco mais de trabalho mas funcionam também, infelizmente nem todas as mais recentes.

O kernel 2.6.15-20 do Dapper está com uma nova gama de suporte para Drivers de Vídeo da INTEL, estão suportando até o Chispset mais novo de Vídeo onboard da Intel, o i945G.

Onde está este tutorial do driver da Intel para o i915?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2006, 19:11 »
BOm, eu tenho uma gforce fx 5200. Ela tá configurada certinha, segui um tutorial aqui do forum mesmo. Tantao funciona que assisto aos dvds na minha TV.

Uso o alsa como opção de audio no media player, ele é o que melhor funciona, fica quase perfeito. Já outros como o toten, e o xine é que dão muito lag.

Só lembrando que ocorre o mesmo com os jogos. Se eu jogar FF IX pelo epsxe, equanto baixo músicas pelo nicotine o jogo fica lagando um bocado.

Ah, tenho um semprom 2300+ com 512 de ram.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Tutorial
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2006, 21:24 »
Ei, galactus, encontrei algo que talvez me ajude a resolver o problema do driver. O tutorial que você se referiu é parecido com este aqui: dri-I915.spec?

Se for semelhante, espero que você e os demais do fórum possam simplificá-lo para mim ou, pelo menos, enquadrá-lo ao sistema do Ubuntu, tenho dificuldade em interpretá-lo. Meu chipset é da família GMA 900, 82915G e o driver deste já está na mão. Caso deseje informações mais detalhadas da minha placa MSI, clique aqui.

Eu descompactei um dos driver's para Linux no meu SO, ele tem a seguinte denominação: i915Graphics.tar.gz, conforme você deve ter verificado no tutorial. Além desse driver, agregados ao sítio de internet da Intel somavam mais dois, apenas um no formato RPM, será que baixei a versão correta? Não é má idéia transformar RPM em DEB, é!?

Não sei se ajuda, mas deixo aqui, também, a imagem do diretório criado após descompactação do pacote i915Graphics.tar.gz. Veja: dripkg.

Agradeço, desde já, aqueles que puderem resolver este quebra-cabeça.

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2006, 21:45 »
???


bom, eu tentei habilitar o tal do dma, através desse tutorial:
http://www.guia-ubuntu.org/breezy/administracion/hardware#como_aumentar_la_velocidad_del_cddvd-rom

Ainda continua a lerdeza do totem e do xine.

Ahora queria saber mais sobre a mixagem esd, e o DMIX da alsa?

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Tenho problemas de performance.
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2006, 22:31 »
Ei, pedroviski, desculpe ter aproveitado seu tópico para tentar solucionar o meu problema também, não quero que os membros do fórum esqueçam do seu.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2006, 23:49 »
arsolto, to falando dos Drivers do site da Intel: http://www.intel.com/support/chipsets/sb/cs-011594.htm

O i915Graphics.tar.gz é um arquivo install.sh.

Você vai descompactar o arquivo e dentro da pasta você vai fazer sudo sh install.sh

Se não estou enganado.

Já o Intel-3.4.3006-20051209.i386.tar.gz, não entendi como instalar. Ainda tem um pacote rpm, se você quiser arriscar com este, use o alien para converter o pacote rpm em deb e depois manda bala. Atente para o fato das instruções mandarem você parar o X para instalar o driver. Espero que saiba navegar no terminal.

Para parar o X você faz CTRL+ALT+F1, ele vai pedir seu Login e senha, depois se logue como root, faça su e digite a senha do root. Aí faça gdm-stop. Depois é só ir até a pasta onde você descarregou ou descompactou os arquivos e seguir as instruções do instalador. Depois reinicie o PC. Digite: reboot.

Aí é cruzar os dedos. O ideal seria ter feito isso logo depois de ter instalado o Ubuntu, sem ter customizado ele todo. Existe a chance de você quebrar o sistema, se o X não subir, terá que fazer o dpkg-reconfigure xserver-xorg.  Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline mautvleal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2006, 05:42 »
Eu também tenho problemas com o dvd....
Ele até que roda bem, pois ativei o dma e instalei o libdvdcss2 , entre outros...
Acontece que há problemas no audio durante a execução de alguns dvds. Por exemplo: no dvd " advogado do diabo"  ocorre que só é possivel ouvir o som ambiente do filme. Não é possível ouvir o canal das falas em inglÊs nem em portugues. A legenda corre bem. Pior: no dvd " sennhor dos aneis" (acho que  um)  só é possivel ouvir em português . Pelo visto só é possível ouvir o áudio "default". De  resto, acho que a imagem está indo bem (depois do que eu passei).
Alguém pode ajudar?

Ae pessoal, para vcs que estão com problemas em visualizar bem o vídeo, eu acho que o problema não está em configurar a placa mãe e sim na instalação dos codecs multimídia. Procurem pelo libdvdcss2 em algum repositório "extra-oficial", pois eles foram retirados (juntamente com os wincodec32) dos "oficiais". Mas é só uma opinião de um iniciante! hehehe

Boa sorte a todos!
ps: Para ativar o dma é bem facil!!! basta executar:  sudo hdparm -d1 /dev/hdc
faça isso sempre que der um boot(ou automatize), pois ele desliga.
para verificar se ele está ligado ou nao digite: hdparm /dev/hdc
Mauricio

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Desisto!
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2006, 22:50 »
Ei, galactus, acho melhor comprar uma placa de vídeo Nvidia, só que vou deixar pra fazer isso num futuro muito distante, há outros custos que são prioridade para mim no momento.

O trabalho de realizar a instalação do driver para meu chipset Intel, pelo que entendi, não é nada diante da incerteza da sua eficiência e benefício.

Obrigado pelo seu interesse em ajudar!

Offline pedroviski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Tenho problemas de performance.
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2006, 20:06 »
É!!!
E eu desisto de rodar dvd!!!



brincadeira! Quer dizer que o dvd é hdc é???Eu tava ativando o dev/cdrom0

Bom já ativei o DMA, agora só falta eu ir na locadora alugar um DVD para testar, acho que vou fazer isso nesta sexta feira santa.
Até lá então.