Autor Tópico: Kubuntu e seus problemas com minha net ^^"  (Lida 2907 vezes)

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Kubuntu e seus problemas com minha net ^^"
« Online: 24 de Maio de 2009, 18:47 »
Olá pessoal =D
Bom, eu uso Ubuntu a um certo tempo, desde a versão 8.04 se não me engano. Sempre curti o GNOME, e não gostava muito do design do KDE3, porém, devido a alguns problemas com drives experimentais, formatei meu note.

Na hora de instalar o SO, optei por dar uma chance ao KDE4, e instalei o Kubuntu. Tudo certo, instalei sem problema algum, e minha primeira impressão foi de: Nossa, muuuito mais rápido que o GNOME o
Apesar de o estilo glass não ser meu tipo, gostei do design também. Ai resolvi configurar a rede pra atualizar, e poder começar a mexer verdadeiramente nele.

Ok... ai apareceu meu problema '-'
Eu simplesmente não consigo o
Tenho internet via rádio, e a conexão acontece da seguinte forma:
Tenho uma antena tipo aquelas da Sky no topo da casa, ai vem um cabo de rede até dentro de casa e engata na porta 01 do meu roteador Wireless. Esse roteador divide a net com meu notebook, e um PC normal.
O PC usa Windows XP, já que é dos meus irmãos menores e eles só querem saber de jogar o que virem pela frente, e a net funfa normal nele. E no meu note, usando Ubuntu, a coisa sempre funcionou também, desde a versão 8.04 até a 9.04.

Pra configurar a net no Ubuntu eu ia no aplicativo gráfico de configuração (não lembro o nome), ai ia em "Com Fio", e editava a conexão "eth0". Colocava pra ter IP manual, configurava assim:
192.168.0.3 | 255.255.255.0 | 192.168.0.1
Sendo o IP, máscara de sub-rede e o gateway padrão. Ai colocava os 2 DNSs da net, dava um Ok e voalá, tava navegando.
Pra conexão wireless era a mesma coisa, só indo na parte "Sem Fio". Aaahhh... e o endereço MAC da placa era detectado automaticamente também.

Já no Kubuntu, não consegui fazer dessa forma '-'
Apesar do sistema gráfico ser muito semelhante, não da o
Pra começar, na aba "Com Fio", não aparece a opção do eth0. Tive que criar uma conexão... ok, cliquei pra criar e tals, mas ai apareceu mais um problema. Cadê o endereço MAC e o BSID (ou algo assim)?
Tavam em branco '-'
O endereço MAC eu consegui descobrir, coloquei lá e tentei conectar sem esse BSID. Não conectou...
Editei essa conexão que criei, e adivinha? A máscara de sub-rede estava setada apenas como "0". Editei, e coloquei "255.255.255.0" denovo.. dei ok, mas quando voltei, estava em 0 denovo.
Com a rede sem fio da a mesma coisa, a única diferença é que na aba "Sem Fio", minha conexão sem fio aparece.

Desisti de fazer em modo gráfico e fui fazer pelo console... eis os comandos que digitei:
Código: [Selecionar]
sudo ifconfig eth0 192.168.0.3 netmask 255.255.255.0 up
sudo route add default gw 192.168.0.1
cd /etc/
sudo kate resolv.conf

Enfim, a net funcionou. Fiz as atualizações normalmente, e 4 atualizações ficaram bloqueadas. Atualizações do kernel.. não di muita bola. Reeniciei para as atualizações surtirem efeito, e o que aconteceu depois?
As configurações da net foram pro saco '-'
Assim sendo, sempre que quero me conectar tenho que fazer todos esses códigos, adicionar os nameservers no arquivo resolv.conf, pra só depois navegar.

Porque isso? o
E na bandeja do sistema, sempre mostra que eu to desconectado =/

Alguém poderia me ajudar com isso?
Obrigado desde já ;)

Abraços

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: Kubuntu e seus problemas com minha net ^^"
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2009, 19:07 »
Problema resolvido ^^
Fiz o que estava descrito nesse tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42409.0.html

Porém, a wireless ainda não funciona. Alguma dica? '-'

Offline klebermo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kubuntu e seus problemas com minha net ^^"
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2009, 07:47 »
Ola amigo,
A rede sem-fio aparece na lista quando voce clica no icone do gerenciador na barra de tarefas? Se nao está aparecendo, talvez seu computador tenha alguma chave para ligar/desligar a conexão wireless. pelo menos comigo é assim.
Estou tendo um problema semelhante ao seu com a minha conexão através de um minimodem 3G da vivo. com o kubuntu 8.10 funcionava direitinho, mas agora, não conecta e nem alguma das configurações ficam salvas (tipo assim, eu altero, clico OK, e quando abro novamente estão as configurações antigas).
Abraços,
Kleber