Autor Tópico: Instalação do MapGeneration  (Lida 2299 vezes)

Offline brunoneiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Instalação do MapGeneration
« Online: 03 de Junho de 2009, 02:30 »
Olá pessoal,

Sou iniciante em linux e este é meu primeiro post aqui no forum do ubuntu. Venho a um tempo tentando configurar um sistema que tenho que utilizar na universidade, mas infelizmente não estou conseguindo fazê-lo. Se vocês puderem me ajudar, seria uma boa! =)

O aplicativo não é muito conhecido, é o MapGeneration, um sistema desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Alemanha, uma solução geográfica. O grande problema é que o projeto está parado desde 2005 =/

O projeto foi implementado em C++ e vem com um arquivo contendo as instruções, o que parece ser bem simples.

Após diversos problemas com bibliotecas e instalar todas elas (seja pelo Synaptic ou manualmente mesmo, como a commoncpp2-1.7.3), ao executar o ./configure que vem no projeto eu continuei tendo problemas. Sempre me é mostrado a seguinte mensagem pelo terminal:

Código: [Selecionar]
checking for ccgnu2-config... no
configure: error: ccgnu2-config not found!

Enviei um email para um dos desenvolvedores e, por incrivel que pareca, mesmo o projeto parado, ele me respondeu. Disse que teve os mesmos problemas que eu mas para resolvê-los bastou que instalasse as seguintes bibliotecas:

unixODBC-dev
commoncpp2-1.7.3
wx-common
libwxbase2.8-dbg

Instalei todas elas, e o problema persistiu. Ele também me enviou o Package manager log file (/var/log/dpkg.log) dele e, observando-o, pude instalar todas aquelas bibliotecas que realmente faltavam no meu ubuntu (comparando com a dele). Já que ele disse que teve sucesso. Já eu, mesmo depois de tudo isso, não!

Não sei se coloquei todas as informações relevantes, espero que sim. Mas gostaria de saber se estou dando algum vacilo, se está faltando algo. Já desinstalei e reinstalei o Ubuntu (9.04) e nada! Não sou nada bom em linux e tenho apanhado bastante! =)

Aguardo respostas!

Site do projeto: http://mapgeneration.berlios.de/ (Lá pode baixar o projeto)

Desde já agradeço!

Abraços

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2009, 06:05 »
Salve!
Seja Bem vindo! ;D
No site tem essa parte :
Citar
The following libraries are required:
    * commoncpp2 1.0.12
    * wxWidgets 2.6 (beta versions since 2.5.3 seem to work)
Já tentou instalar o libcommoncpp2-dev ?

Boa sorte! ;)

Offline brunoneiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2009, 00:03 »
Opa!

Cara, consegui geral instalar aqui! Muito obrigado!

Agora a luta tá sendo compilar =P

Valeu!

Offline brunoneiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2009, 00:04 »
Sim, só pra esclarecer, faltava apenas a biblioteca libcommoncpp2-dev =)

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2009, 00:12 »
Infelizmente ,papai não é muito fã de compilar(eu acho um pé no saco) ,senão te dava uma força ,mas.. estamos aí no que for possível  .

Abraço e Força !

Offline brunoneiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2009, 14:10 »
Ola de novo pessoal! Tinha parado por um tempo de tentar resolver isso, voltei agora que estou de ferias e tentei comecar tudo do zero. Instalei todas as bibliotecas que eu tinha instalado das ultimas vezes so que agora o problema eh com uma biblioteca que nunca tinha dado pau. Eh a XRC-Library, ja procurei na net mas infelizmente nada pode me ajudar.

Quando configuro o MapGeneration, o ./configure da a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
checking for main in -lwx_baseu_xrc-2.8... no
configure: error: XRC-Library (wx_baseu_xrc-2.8) not found!

Ja tentei instalar pelo gerenciador de pacotes, mas nao consigo achar esta biblioteca, alguem sabe como resolver?

Agradeco!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2009, 15:44 »
Ola,

Deve ser esta daqui => libwxbase2.8-0

Está no synaptic. Dá suporte aos widgets. Compilada em C

Entre no synaptic e ilumine libwxbase2.8-0 e com o botão direito selecione propriedades para ver se é ela mesma.

[],s


Darcamo

  • Visitante
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2009, 19:33 »
As bibliotecas com "-dev" no nome são necessárias apenas para compilar (o que é o seu caso) enquanto que a mesma biblioteca sem o "-dev" é necessária para quem vai rodar o programa. Logo, você precisa das duas.

Uma dificuldade é que as vezes o nome de uma biblioteca que o ./configure dá falta é um pouco diferente do que está no synaptic então procure por pedaços do nome dela que é mais fácil de achar do que se procurar pelo nome exato que é mostrado na mensagem de erro. Claro que também existem casos em que a biblioteca não está nos repositórios, o que tem mais chance de ocorrer quando o programa é antigo. Nesse caso tem que recorrer ao google mesmo. Ou pega a biblioteca e instala no braço ou procura por algum .deb (quem sabe não tá com sorte) na internet.

Offline brunoneiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do MapGeneration
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2009, 02:40 »
Ahhh

Funcionou geral!

Procurei no Synaptic por wxwidgets2.8

Valeu pessoal!