Autor Tópico: [Resolvido]PC desliga sozinho usando Ubuntu  (Lida 19876 vezes)

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
[Resolvido]PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Online: 04 de Junho de 2009, 12:34 »
Olá galera,

O problema é o seguinte: tenho um pc em casa com processador celeron 2.13 ghz, 2gb de ram, hd de 40gb e esse samana resolvi colocar o ubuntu pra rodar nele. Já uso ubuntu no meu note com muito sucesso e quis testar no pc para aprender mais sobre configuração linux em máquinas com poucos recursos de processamento. Instalei o ubuntu 8.10, consegui fazer reconhecer o meu modem e ficou bem legal mas, depois de alguns minutos de uso o pc desliga sozinho. Na verdade acho que somente o processador desliga pq o led do gabinete fica ligado e para reiniciar o pc eu preciso segurar o power por alguns segundos e depois ligar denovo. Pensei que esse problema fosse devido ao uso da versão 8.10, que é um pouco pesada daí resolvi instalar a versão 8.04 e aconteceu a mesma coisa. Com a versão 7.10 também. Daí resolvi usar o Xubuntu 7.10 com interface xface achei que os problemas acabariam mas, acontece a mesma coisa. Minha ultima esperança foi compilar o kernel para a minha arquitetura de processador mas, de nada adiantou pq durante o processo de compilação o pc desliga sozinho.
Desinstalei o ubuntu e coloquei o windows xp novamente. E para surpresa minha o sistema fica estável e rápido(usando corel draw, dreamweaver, firefox e ouvindo musica tudo ao mesmo tempo!). O que vcs acham que está acontecendo? Já vi em fóruns relatos de usuários que tiveram sucesso usando o ubuntu com processador celeron.
Tudo que já li eu tentei fazer, desabilitei serviços desnecessários, troquei o firefox pelo epiphany, ajustei os serviços que se iniciam no boot deixando somente os essenciais e nada. Não sei mais o que fazer. Se fosse problema de processador os problemas aconteceriam no windows xp também né? Alguém tem alguma idéia?  :-\

Antes de mais nada, obrigado!
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 09:13 por victorwpbastos »
Apenas mais um aprendiz...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2009, 13:57 »
Boas,

À minha maneira de ver, é algo relacionado ao gerenciamento de energia.

No windows, o sistema sobrepassa as informações da Bios referente à energia, no GNU/Linux  isto nem sempre ocorre. ( porisso seu windows vai bem e o pingüim não )

Verifique em sua bios o gerenciamento de energia. ele deveria estar desligado para tudo. Verifique via live cd, usando as opções alternativas de acpi, apic, etc. deixe rodando em live cd e verifique se desliga.

Se funcionar, depois de tudo anotado, instale o Ubuntu com a parte gráfica que quiser. Deve funcionar.

[],s

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2009, 14:23 »
Boas,

À minha maneira de ver, é algo relacionado ao gerenciamento de energia.

No windows, o sistema sobrepassa as informações da Bios referente à energia, no GNU/Linux  isto nem sempre ocorre. ( porisso seu windows vai bem e o pingüim não )

Verifique em sua bios o gerenciamento de energia. ele deveria estar desligado para tudo. Verifique via live cd, usando as opções alternativas de acpi, apic, etc. deixe rodando em live cd e verifique se desliga.

Se funcionar, depois de tudo anotado, instale o Ubuntu com a parte gráfica que quiser. Deve funcionar.

[],s

amigo Tota(desculpa a intimidade), como faço para desabilitar essas opções de gerenciamento de energia usando o ubuntu 7.10??

grato,
Apenas mais um aprendiz...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2009, 16:17 »
Não se desculpe, aqui todos somos amigos

Bem, na bios é só verificar o que esta setado e deixar tudo como none ou coisa parecida ( depende da Bios )

Depois => https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

e mais avançado => http://www-usr.inf.ufsm.br/~boufleur/laptop/acpi.html

Esqueci de mencionar, depois do Ubuntu carregado, de uma checada em energia => sistema=> preferencias=> gerenciamento de energia e deixe tudo como perguntar ou não agir

Eu acredito que ele não deve desligar mais.

Verifique se a ventoinha do processador esta a plena carga, as vezes pode ser isto também, pois esta relacionado ao gerenciamento de energia, o processador esquenta e desliga mesmo. ( idem em relação ao windows citado acima)

Como voce sabe o Linux prefere comer processador e memória e o Windows prefere comer memoria e processador, logo estes paus acontecem num e noutro não.

De uma pesquisada em modos de processador => como alterar o clock nos Debian, voce pode habilitar o modo ondemand e o processador não vai ficar rodando no talo.

Faça experimentos e reporte aqui.


[],s

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2009, 16:49 »
Não se desculpe, aqui todos somos amigos

Bem, na bios é só verificar o que esta setado e deixar tudo como none ou coisa parecida ( depende da Bios )

Depois => https://help.ubuntu.com/community/BootOptions

e mais avançado => http://www-usr.inf.ufsm.br/~boufleur/laptop/acpi.html

Esqueci de mencionar, depois do Ubuntu carregado, de uma checada em energia => sistema=> preferencias=> gerenciamento de energia e deixe tudo como perguntar ou não agir

Eu acredito que ele não deve desligar mais.

Verifique se a ventoinha do processador esta a plena carga, as vezes pode ser isto também, pois esta relacionado ao gerenciamento de energia, o processador esquenta e desliga mesmo. ( idem em relação ao windows citado acima)

Como voce sabe o Linux prefere comer processador e memória e o Windows prefere comer memoria e processador, logo estes paus acontecem num e noutro não.

De uma pesquisada em modos de processador => como alterar o clock nos Debian, voce pode habilitar o modo ondemand e o processador não vai ficar rodando no talo.

Faça experimentos e reporte aqui.


[],s

ok, vou fazer essas coisas que vc me sugeriu hj quando chegar em casa. não havia pensado nesse problema de gerenciamento de energia. como que faço para fazer esse processo de processador ondemand no ubuntu? nunca havia ouvido falar disso...

grato pela ajuda desde já,
Apenas mais um aprendiz...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2009, 19:00 »
O nome é CPU Frequency Scaling ( para orar no santo google )

http://ubuntu.wordpress.com/2005/11/04/enabling-cpu-frequency-scaling/

Por exemplo. É para laptop, mas pode ajudar para voce

[],s

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2009, 08:54 »
O nome é CPU Frequency Scaling ( para orar no santo google )

http://ubuntu.wordpress.com/2005/11/04/enabling-cpu-frequency-scaling/

Por exemplo. É para laptop, mas pode ajudar para voce

[],s

Fiz essas coisas que vc me indicou: desabilitei o gerenciamento de energia na bios, iniciei o ubuntu passando os parametros de inicialização(noapic, nolapic, apm=off, etc) abri 20 janelas do firefox, 6 do openoffice, e fiquei jogando paciencia(tudo ao mesmo tempo) e o processador aguentou bem... daí resolvi fazer o ultimo teste: COMPILAR O KERNEL. Assim que iniciou a compilação o processador já estava a 90% de carga, passados 10 minutos de compilação o processador desligou denovo. Não consegui habilitar o Cpu Frequence Scaling. Acho que o celeron não suporta. Testei no meu note e deu certo. Habilitei com o comando
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure gnome-applets. Tentei a mesma coisa no meu pc e aparece a mensagem dizendo que o processador não suporta.

O que mais devo fazer? Estou animado, acho que estamos chegando ao final do problema.

Abraços,
Apenas mais um aprendiz...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2009, 09:35 »
Bem, meio caminho andado.

Agora só me ocorre ir novamente na Bios e verificar como esta o gerenciamento de temperatura ( lado direito da tela acho que ultimo ou penultimo, depende da Bios )

Algumas placas tem regulagem para temperatura, e o computador pode desligar depois de um certo grau de temperatura. Tem que dar uma checada e ver qual a temp do seu processador no site da Intel.

[],s

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2009, 10:12 »
Bem, meio caminho andado.

Agora só me ocorre ir novamente na Bios e verificar como esta o gerenciamento de temperatura ( lado direito da tela acho que ultimo ou penultimo, depende da Bios )

Algumas placas tem regulagem para temperatura, e o computador pode desligar depois de um certo grau de temperatura. Tem que dar uma checada e ver qual a temp do seu processador no site da Intel.

[],s

Eu verifiquei isso também mas, creio que não haja problemas em relação à temperatura visto que no windows esse problema não acontece. Eu não quero acreditar que o windows gerencie melhor o uso do processador do que o linux, estou errado?

Fiz testes usando o windows também. Abri várias janelas do firefox, internet explorer, dreamweaver, word, excel e fiquei jogando pinball e o processador trabalhou normalmente.

Ontem usando o ubuntu tudo estava trabalhando perfeitamente. O processador somente ia a 100% quando eu precisava fazer alguma coisa no terminal(Ex: Compilar o Kernel). Era só eu abrir o terminal para o processador "pedir água".

Abraços,
Apenas mais um aprendiz...

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: PC desliga sozinho usando Ubuntu
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2009, 09:11 »
Fiz tudo isso que vc me sugeriu e senti uma diferença no desempenho do processador mas, quando eu tentava compilar o kernel o processador ainda desligava. Daí resolvi tomar uma atitude radical: resolvi trocar a pasta térmica do processador e dar uma limpada no cooler. Meu, batata, foi só limpar o cooler e trocar a pasta térmica que a temperatura do processador caiu de 70° para 32°. Instalei o lm-sensors, xsensors e o sensors-applet para poder monitorar a temperatura no Ubuntu, mandei compilar o kernel novamente e deu td certinho. O uso de processador ia a 100% mas a temperatura ficava estável e o desempenho também. Funcionou!!

Muito obrigado pelas dicas, principalmente sobre os comandos de inicialização e por ter aberto meus olhos pro lance da temperatura, ajudou pacas!!!

abraços,
Apenas mais um aprendiz...