Autor Tópico: Dando boot por um cd  (Lida 3686 vezes)

Offline ahc_02

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Dando boot por um cd
« Online: 07 de Junho de 2009, 09:24 »
Bom dia, estou com um hd sobrando (idle/ 40 G) e gostaria de FINALMENTE faze ruma instalação confortavel do Ubuntu para começar de fato a "brincar" com o Linux. Já tive uma instalação semelhante, na minha outra mãquina, mas num hd de 4 G. Essa experiencia não foi satisfatoria pq toda vez que o Linux se atualizava eu perdia o grub e dar o boot se tornava um inferno. Minha ideia agora é não alterar o boot do windows, mas criar um cd de boot do Ubuntu. Assim, toda vez que desejar usar o Ubuntu, dou boot pelo cd.
Bem esta é a ideia. Gostaria de saber 1) se ela é válida. 2) como crio esse cd de boot do Ubuntu.
Abraços e obrigado.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2009, 18:29 »
Baixa o Live CD do Ubuntu, grava a imagem ISO e pode usar a vontade.
Observe a versão que vai usar, 32 ou 64 bits, dependendo da sua máquina.

http://www.ubuntu-br.org/download
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline ahc_02

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 12:26 »
Obrigado, pintinho. Mas eu agora tenho espaço de sobra na maquina e poderia usar um hd secundario de 40 g para colocar o Ubuntu residente mesmo. O que eu queria evitar era o dual boot pelo Grub que no passado, toda cvez que o Ubuntu atualizava, eu o perdia o que me obrigava a dar a maior volta - e perder um tempão  para conseguir da rboot no windows de nvo.
Assim pensei intalar o Ubuntu no hd secundario e criar um disco de boot para usar apenas quando eu qisesse entrar no ubuntu. O que vc sugere?

Offline Mansho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 14:34 »
vc pode fazer oq eu fazia qdo nao tinha mta experiencia, eu fazia o seguinte como o computador desligado eu tirarava o hd q tinha o windows e deixa o outro hd q eu queria fazer o instalaçao do ubuntu e instalava o ubuntu normalmente e depois da inslaçao e eu desligo o pc e colocova novamente o hd e quando eu queria usar o windows ou o ubuntu eu escolhia o hd e para isso eu escolhia qual hd eu queria iniciar (pelo bios eu aperto f8, e escolho o hd, a minha placa mae é asus). e assim vc nao precisaria criar um boot por cd ou pen.

Offline ahc_02

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2009, 16:45 »
Bom, é q já estou instalando o ubuntu usando o wubi.exe. Será q uma vez instalado o Ubuntu não faz um "disco de boot"? Assim, seria facil: era só colocar o cd na hora de dar o boot e pronto. Mas não um cd com o ubuntu inteiro, tipo o live, mas um cd de boot mesmo, tipo um grub no cd ou algo assim.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 19:22 »
Obrigado, pintinho. Mas eu agora tenho espaço de sobra na maquina e poderia usar um hd secundario de 40 g para colocar o Ubuntu residente mesmo. O que eu queria evitar era o dual boot pelo Grub que no passado, toda cvez que o Ubuntu atualizava, eu o perdia o que me obrigava a dar a maior volta - e perder um tempão  para conseguir da rboot no windows de nvo.
Assim pensei intalar o Ubuntu no hd secundario e criar um disco de boot para usar apenas quando eu qisesse entrar no ubuntu. O que vc sugere?

Tenho dois Hds na minha máquina :
O master tem XP e Vista e o slave tem Ubuntu 9.04 e Ubuntu 9.10 (alfa), tudo funcionando sem problema.
Não há nenhum problema com o GRUB desde que vc instale o Ubuntu depois do Windows.
Vc tem que jampear o HD de forma correta (como slave) particionar com pelo menos 15 gb para Ubuntu e até 1 gb para swap, dependendo da sua RAM.
É só não esquecer de instalar o GRUB na MBR ( que no caso será no HD master).
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline ahc_02

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dando boot por um cd
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2009, 23:33 »
Oi, Pintinho, obrigado! Instalei usando wubi e agora aparentemente o windows, antes de se carregar inteiramente, pergunta se quero entrar com xp ou ubuntu. Então, tudo resolvido. Ia perguntar o que vc acha do vista, mas me toquei q aqui não é literalmente "o forum adequado". Um grande abraço e obrifgado por tudo.