Não acho o linux mais difícil que o windows. E mais, acredito que o linux é muito mais fácil.
Em primeiro lugar, em toda essa discussão estamos falando de usuários diferentes, necessidades diferentes e mais, ambientes diferentes. Um usuário leigo quando senta em frente a um pc, espera que tudo esteja pronto para que ele possa fazer o que quer. Vamos partir desse ponto?
É fundamental partir de um ponto em comum na comparação dos SOs, não se pode falar em migração como característica da dificuldade do linux, simplesmente porque qualquer tipo de migração é difícil! Migrar de alguma solução pra outra é um processo naturalmente complicado. Quem aqui já se enrolou ao trocar de editor de imagens, ou pra acertar a hora de um relógio novo? Migrar é difícil não importa para qual lado. Um exemplo engraçado é configurar os programas na inicialização do sistema. Pra mim é muuuuito mais fácil fazer isso no linux, já no windows? Apanhei semana passada.
O suporte a hardware é outro ponto que não pode entrar na discussão do SO para um usuário leigo, falar nisso é um erro grosseiro porque um usuário leigo não faz a menor ideia do que seja suporte a hardware. Vamos lá, usuário leigo instala placa de som? Faz overclock na placa de vídeo? Em geral eles mal sabem quanto têm de memória, alguém já percorreu o caminho de instalar e configurar o hardware pra ele, aquele longo caminho de deixar a máquina pronta para resolver seus problemas. Vejam que não digo que isso não é importante, digo apenas que esse processo para deixar a máquina pronta, entra em outra discussão, na discussão do usuário leigo não entra.
Vamos ao que interessa a um leigo.
Um usuário leigo faz oq? Navega na internet? Sim, e isso o firefox faz melhor que qualquer browser proprietário. Em TODOS os pcs em que instalei o firefox, ele se manteve como navegador padrão, as pessoas preferem o firefox, com aquelas abas fica muito mais fácil, com a busca no mercado livre ficou mais fácil, com o leitor de RSS é muito mais legal. Outro ponto importante é a tranquilidade, no linux vc navega tranquilo...não precisa das mensagens dos antivírus, nem dos firewalls, uma tranquilidade. Mandar e-mails segue a mesma regra, alguém aqui ainda usa clientes de e-mail? As pessoas que conheço usam para enviar e-mails com certificados, ah mas não estamos falando neles, porque para esses usuários de certificações (que não são leigos) temos o Thunderbird.
Um usuário leigo escreve textos? O OpenOffice 2.0 tem uma interface mais limpa e arrumada. Até hoje nunca vi uma funcionalidade do MS Office que o OOffice não implemente melhor. Uma coisa engraçada é saber como um leigo gera arquivos pdf no windows, nossa que complicação!
Um leigo conversa pela web? Claro! Mas é um saco precisar de 2 programas para acessar o icq e msn. Se ele conversa com várias pessoas ao mesmo tempo, precisa de muito espaço na barra de aplicativos tmb. O Gaim resolve tudo isso com uma interface primorosa, vc ainda pode barrar os malditos emoticons e as fontes sacais, afinal, as pessoas têm cada gosto...
Leigos instalam programas? Sempre que sentem novas necessidades sim... e é aqui que entram as maiores diferenças. Todos aqui usamos o ubuntu, sabemos como é simples abrir o synaptic, procurar por uma funcionalidade, (Gravar cd por exemplo) e marcar o programa que nos queremos pra nós. Simples assim mesmo, sem medo de virus ou spywares, sem medo de pirataria e sem pagar nenhum tostão a ninguém. É, o linux é fácil assim.
A navegabilidade do gnome não se compara à do Windows, no gnome é tudo muito mais simpes e intuitivo. As aplicações no menu são separadas por temas, quando instalamos uma aplicação ela vai direto para o lugar certo, temos muito mais funcionalidades para colocar nas 2 barras que temos e 4 áreas de trabalho pra manter nosso ambiente mais produtivo. Vcs lembram da zona que é a lista de aplicativos do windows? Nooossa....
É claro que há outras dezenas de vantagens e simplicidades no linux, especialmente no Ubuntu. O linux é sem sombra de dúvidas muito mais simples para o usuário leigo... para o usuário avançado então nem se compara, vejam esse link:
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/O_Windows_esta_o_pronto_para_o_usuario_experiente_/id/2765Eu poderia passar muito mais tempo aqui falando sobre como é mais fácil e intuitivo usar Ubuntu, mas o foco é mostrar que quando se fala em usuário leigo, o SO que já vem instalado e pronto vai levar vantagem. Afinal, já imaginou ter que particinar o HD, pra instalar o windows? Ainda por cima ter que reinstalar o Grub, depois porcurar todos os drivers da minha placa mãe, procurar no emule aquele programa pra grvar dvd, e aquele pra renomear os aquivos...
[]'s