Autor Tópico: Compartilhar internet  (Lida 8593 vezes)

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Compartilhar internet
« Online: 01 de Junho de 2009, 13:47 »
Olá, estou iniciando com o Ubuntu 9.04 a conhecer o software livre, e pretendo migrar para este sistema.
Gostaria e agradeço desde já ajuda para compartilhar internet entre dois computarores.

PC1:
Duas placas de rede, uma ligada no modem e a outra ligada com fio no outro PC que usa o Windows.

No Ubuntu 9.04 como devo fazer para ter o compartilhamento de internet?

Obrigado.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhar internet
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2009, 23:36 »
Phd, seja bem-vindo! Quanto à sua dúvida, está há muito resolvida: basta fazer uma pequena pesquisa aqui no fórum mesmo e encontrará muitos tópicos a respeito, inclusive específicos para a configuração que deseja.  Se ainda tiver alguma dúvida, por favor torne a postar!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2009, 11:23 »
Pois é, antes de postar li muitos tópicos sobre, tentei segui-los mas eu não tenho nenhum conhecimento, nem mesmo sei onde escrever os códigos...

Mais fácil para mim seria contratar um técnico, mas meu objetivo é de aprender.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2009, 23:17 »
Pois é, antes de postar li muitos tópicos sobre, tentei segui-los mas eu não tenho nenhum conhecimento, nem mesmo sei onde escrever os códigos...

Mais fácil para mim seria contratar um técnico, mas meu objetivo é de aprender.

Parabéns por querer aprender, e então vamos lá: qual(is) o(s) problema(s) que encontra ( um de cada vez, certo?...  :D) ?

A propósito, os comandos são digitados no Terminal ( ou Consola) que você acessa no menu Acessórios.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2009, 08:00 »
Obrigado.

Primeiro abro a caixa VPN e configuro a ADSL. Tudo perfeito.
Fica Assim abrindo a caixa VPN:

Redes com fio Asus 1 (placa de rede ligada no modem e no provedor de internet)

-Conexão DSL (marcada)
-Auto eth0 (desmarcada)

Redes com fio Fast Ethernet 10/100 (ligada conectada no PC com windows Vista) (desmarcada)
-Auto eth1 (desmarcada)
-Conexão DSL1 (desmarcada)

Abro o terminal e tento colocar os comandos que vi aqui no forum, que são estes:
modprobe iptables
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2009, 08:09 »
Este que vale:

Obrigado.

Primeiro abro a caixa VPN e configuro a ADSL. Tudo perfeito.
Fica Assim abrindo a caixa VPN:

Redes com fio Asus 1 (placa de rede ligada no modem e no provedor de internet)

-Conexão DSL (marcada)
-Auto eth0 (desmarcada)

Redes com fio Fast Ethernet 10/100 (ligada conectada no PC com windows Vista) (desmarcada)
-Auto eth1 (desmarcada)
-Conexão DSL1 (desmarcada)

Abro o terminal e tento colocar os comandos que vi aqui no forum, que são estes:
sudo modprobe iptables
sudo modprobe iptable_nat
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
sudo echo 1 > /prc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT

Ao digitar a primeira linha aparece esta mensagem:

root@ubuntu:~# sudo modprobe iptables
FATAL: Module iptables not found.
root@ubuntu:~#

=
Agradeço a atenção

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2009, 23:23 »
Infelizmente acho que não vou poder ajudá-lo muito, pois minha conexão é a cabo, totalmente diferente... aqui, basta que eu defina a "conexão com fios" como DHCP ( isto é, obter IP automaticamente") e está tudo feito.

Acredito que o melhor seria entrar em contato com seu provedor de acesso e obter informações específicas, pois não vejo porque seja necessário uma VPN (Virtual Private Connection) apenas para acessar a Internet. Espere um pouco para ver se alguém mais tem alguma informação apropriada.  Boa sorte!...

VB5

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2009, 08:18 »
Olá, eu que escrevi VPN, mas nada a ver, clico no ícone na barra de cima e abre uma caixa onde tem "conexões VPN, e ali que configuro a ADSL.  E na opção Com Fio deixo a eth0 e a eth1 DCHP Automático. A conexão com a internet é tranquila, o problema é compartilhar com o outro PC.

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2009, 08:27 »
A eth0 está com a placa conectada ao modem e a internet, Perfeito.
A eth1 que está conectada a placa de rede que se conecta ao outro PC, esta dá a mensagem de Desconectada.
As conexões, cabo e etc estão corretos.

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2009, 08:31 »
Descofio que ou não estão nem aí para ajudar ou não sabem mesmo nada. Pelo número de vistas neste tópico se vê que este problema de compartihar rede Ubuntu-Windows é muito comum e sem solução.

Offline Diogo.Nery

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2009, 16:58 »
Aew companheiro, seu problema é parecido com o que eu tive, para vc conectar a internet no seu ubuntu, Seu modem tem que estar como Modo Bridi e configurado a internet(caso não saiba configurar internet ADSL, use o comando sudo pppoeconf no console e siga as informações), ai você ja deve estar conseguindo acessar da sua maquina ubuntu que esta conectado no modem.

Manual de como configurar acesso a internet : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

Para você compartilhar a conexão vc precisa criar um arquivo no /etc/init.d/  com o nome conexao.sh. Dentro dele você copia :

iniciar(){
modprobe iptable_nat
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,RST SYN -m tcpmss --mss \
1400:1536 -j TCPMSS --clamp-mss-to-pmtu
echo "Conexão Nat Ativada"
}

parar(){
iptables -F -t nat
echo "Conexão Nat Desativada"
}

case "$1" in
"start") iniciar ;;
"stop") parar ;;
"restart") parar; iniciar ;;
*) echo "Use os parâmetros start ou stop"
esac

Depois de criado você vai no console e escreve : sudo /etc/init.d/conexao.sh start

caso queria que ele inicie sempre que você conectar a maquina você pode digitar no console : sudo update-rc.d -f conexao.sh defaults

ai sempre que você iniciar a sua maquina servidor , ela vai estar compartilhando a internet para todos na rede.

espero ter podido ajudar :P

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2009, 22:26 »
Após ter feito todos os passos, digitei no terminal o comando:
sudo /etc/init.d/conexao.sh start

Apareceu esta mensagem:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/conexao.sh start
/etc/init.d/conexao.sh: 18: cannot create /proc/sys/net/ipv4ip_forward: Directory nonexistent
Conexao Nat Ativada

E no pc com o vista não tem internet.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2009, 23:25 »
Descofio que ou não estão nem aí para ajudar ou não sabem mesmo nada. Pelo número de vistas neste tópico se vê que este problema de compartihar rede Ubuntu-Windows é muito comum e sem solução.

Não creio que seja o caso, nem que essa seja a melhor forma de conseguir ajuda aqui...   ::) como já disse, há inúmeros posts a respeito, tanto aqui como no Google, e bastaria seguir qualquer um deles. Mesmo assim vou tentar mais uma vez...

- A placa de rede que recebe o sinal do modem ( eth0) deve estar em DHCP;
- A placa de rede que distribui o sinal para a rede interna ( eth1) deve ser configurada assim:
           - IP: 192.168.0.1
           - Subnet Mask: 255.255.255.0
           - Gateway: o IP da eth0
           - DNS: os IPs dos servidores de DNS de seu provedor
- As demais  máquinas  da rede devem ter IPs da forma '192.168.0.xxx" e seus 'gateways' devem ser 192.168.0.1.

Outra maneira bem mais fáil é instalar um router após o modem e colocar tudo em DHCP - pronto...  ;D É o que tenho aqui em casa.

VB5

« Última modificação: 05 de Junho de 2009, 23:38 por VB5 »

Offline Phd

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2009, 07:31 »
Peço desculpas pela forma arrogante, ofensiva e inamistosa que me dirigi a comunidade, me faltou srenidade e reconhecimento da atenção prestada aqui as pessoas.

ADSL é Brasiltelecom (OI), meu provedor é Uol.

Endereço IP da placa conectada ao modem (eth0) sempre muda.

Offline raidicar

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2009, 18:32 »
Phd, não conheço brasiltelecom, mas parece pelas informaçãos que passou que ele utiliza pppoe, ou seja, você é obrigado a criar uma conexão ppp para efetuar a conexão, não é uma conexão direta, ou seja, conexão do tipo que basta plugar o cabo no computador que o mesmo navega automaticamente.
no terminal, ao digitar o comando ifconfig você tem uma conexão ppp, correto?

Bom, você não informou os dados da sua placa de rede eth1 e nem os dados do micro com o XP, mas tudo bem, vou lhe dar um link para um post onde mostrei como compartilhar uma conexão speed, que também utiliza pppoe, ou seja, exatamente igual a sua conexão.
Não se esqueça que no micro com o windows xp, as dns tem de ser as dns da Brasiltelecom, para saber quais são, basta dar o comando cat /etc/resolv.conf no terminal do linux quando o mesmo estiver conectado a internet.
veja o link abaixo.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=35576.0
Para nelhor ajuda-lo, informe:
Informe o IP, Mascara, DNS da placa de rede eth1.
Informe o IP, GATEWAY, Mascara e DNS do micro com windows.
resultado do comando ifconfig, Não é necessário informar o IP da ppp0 e/ou eth0.
Com esses dados, podemos verificar se a configuração que escolheu está ou não correta e, a partir dai, será efetuado o compartilhamento.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 03:46 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.