A parte de transparências era o que estava tentando entender, até já vi tópicos aqui ensinando algo sobre isso só que as janelas que foram mostradas lá do CCSM na parte de Opacity, Brightness and Saturation, não correspondem ao que encontro no CCSM do Ubuntu 9.04. Estou falando especificamente desta dica aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50725.msg297412.html#msg297412
do colega Raidicar.
Companheiro alarcon, eu também não tenho um tutorial do compiz, mas fucei muito nele.
Com relação a transparência, o local onde a mesma é especificada varia de acordo com a versão do compiz.
Outro local onde a transparência costuma ficar é em "General Options", aba "Opacity Settings". lá vc pode adicionar os valores, na penultima versão do compiz ficava lá e na ultima fica exatamente onde mostrei naquele screen, mas na verdade, vi apenas nesses dois locais e em mais nenhum lugar.
Com relação ao emerald, não tem segredo, ao instalar um tema do emerald, é criada uma pasta com o nome do tema em /home/usuário/.emerald/themes/NOME DO TEMA.
Dentro da pasta está todas as imagens descompactadas e um arquivo de configuração de nome theme.ini que é quem informa como o emerald vai aplicar o tema.
Lá você pode alterar os botões, posição dos botões, transparência da barra, etc...
Exemplo: No arquivo de configuração do tema emerald eu procuro a variável [shadown] e altero seus valores para adicionar brilho ao gnome-panel e as janelas, que é o que vc viu no screen da dica que estava verificando. Abaixo os valores que utilizo.
[shadow]
shadow_color=#28d800
shadow_opacity=1.26
shadow_radius=12.699999999999999
shadow_offset_x=0
shadow_offset_y=4
Escolha a cor preferida em shadow_color=#28d800.
Por fim no compiz eu habilito o plugin reflexão que fica na opção efeitos, e dou mais efeito a borda da janela, mas não sei onde fica no seu compiz essa opção. E na opção window decoretor deixo o comando emerald --replace para deixar o emerald como padrão.
Acho que essas são as únicas opções no compiz que tem influencia sobre o tema emerald escolhido.
Por fim, acho legal fuçar na parte das janelas, escolhendo efeitos para o alt+tab.
Acho que é só isso sobre o emerald. não tem muitos recursos, é preciso fuçar no theme.ini