Autor Tópico: Apos instalação do compiz tela preta  (Lida 4855 vezes)

Offline jadir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Apos instalação do compiz tela preta
« Online: 07 de Junho de 2009, 21:52 »
 Apos a instalação do compiz no ubuntu 8.10, apos carregar todo sistema quando passo o mouse sobre icones eles ficam pretos; quando abro uma janela fica preta, quando clico em cima de aplicativos, locais ou outra janela ja abre tudo preto. nao sei dizer se e poroblema de resolução ou de renderização. quero restaurar o modo anterior a instação do compiz o que fazer. nao entendo muito de linux, por favor alquem me ajudem, nao sei o que fazer

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2009, 00:01 »
Olá Jadir, já tentou mexer nas opções de "efeitos visuais"? Fica na aplicação Aparência que está dentro do menu sistema / preferencia.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline jadir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2009, 12:27 »
Caro colega ( raidical) o problema é que não consigo visualizar nenhuma janela, quando clico no item descrito por voce, a janela que se abriria fica toda preta. mas valeu a dica.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2009, 14:06 »
jadir, acho que eu já tive este mesmo problema. Apanhei muito para resolver e, por causa disso mesmo, deixei registrado em um arquivo para uso futuro (na eventualidade da caca acontecer de novo). Então, vai aí embaixo um "cut and paste" desse registro que fiz. O texto é meio longo porque registrei tudo.

--------------------------------
Já usava o Compiz há bastante tempo no notebook mas ao alterar uma opção do Compiz em Área de Trabalho ou em Efeitos (não me recordo exatamente qual), não consegui mais abrir nada pois quando clicava em uma opção (p.ex., Sistema, para acessar Preferências e o Compiz), as janelas (ou caixas de diálogo) que apareciam eram pretas com molduras mostrando todo o espectro de cores e sem as opções. Tentei mudar a Aparência (clicando com o botão direito na área de trabalho) e também não consegui pois abria a tal caixa de diálogo toda preta. Até mesmo para clicar no ícone de liga/desliga, a caixa que abria era preta e eu era obrigado a sair pressionando o Power Off mesmo.
 
Tentei entrar através do modo recovery mas não adiantou. Entrei no modo de segurança do Gnome (e aconteceu o mesmo das telas pretas).
 
Dei boot também pelo Live CD (na verdade, pelo cartão SD bootável) e, seguindo uma sugestão que vi na web, fui à pasta /home/ubuntu/.config e apaguei o arquivo compiz mas igualmente não adiantou.
 
Eu imaginava que uma alternativa possível era eu conseguir desativar o Compiz mas não dava nem para abrir a janela do terminal pois não conseguia chegar à janela do terminal já que qualquer caixa que tentava abrir aparecia toda preta (inclusive o <ALT+F2>).
 
Solução:

-- ao dar o boot, entrei no modo de recuperação (recovery mode) como root (uma das opções que aparece quando se entra naquele modo).

-- desinstalei o compiz com o comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove compiz compiz-gnome emerald fusion-icon
    (não tenho certeza se um dos componentes era compiz-gnome ou compiz-fusion – no entanto, no 1º comando que dei, com um dos dois, veio a mensagem dizendo que aquele pacote não existia e aí usei o outro).

-- vieram algumas mensagens dizendo que alguns pacotes não haviam sido removidos e sugeria o uso de
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove
-- fiz e fiquei com a impressão de que removeu mais do que deveria (aparentemente, mais pacotes foram removidos além daqueles que ele havia informado não ter removido – mas pode ter sido apenas uma impressão minha)

-- voltei a dar o boot. Quando o sistema entrou normalmente, estava com o sistema de janelamento básico (apenas 2 desktops, é claro que sem o compiz e com outras coisas bem simplificadas).

-- executei o Synaptic e instalei o compiz-gnome

-- depois que o instalei, entrei em Sistema > Preferências > Gerenciador de configurações do CompizConfig

-- as opções que havia eram em quantidade menor do que as anteriormente existentes (antes do “pau”)

-- voltei ao Synaptic, procurei por compiz e instalei outros pacotes. Não me recordo o que instalei adicionalmente mas, ao final, estavam marcados os seguintes pacotes (entre outros): compiz, compizconfig-backend-gconf, compizconfig-settings-manager, compiz-core, compiz-fusion-plugins-extra, compiz-fusion-plugins-main, compiz-gnome, compiz-plugins, compiz-wrapper, emerald, fusion-icon

-- reconfigurei o compiz mas agora com todo o cuidado e deixando o mínimo de opções marcadas.

--------------------------------

Deve haver um jeito mais fácil de resolver mas foi dessa forma que o novato aqui conseguiu sair do outro lado.

Um abraço.
« Última modificação: 11 de Junho de 2009, 14:16 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2009, 17:42 »
Ramon e Jadir,

Basta dar um ctrl alt f2 e alterar o driver de vide para vesa no xorg.conf, reiniciar o x e depois que ele carregar, voltar para o driver antigo (sem compiz).

De qualquer maneira eu olharia os logs do xorg (/var/log/Xorg.0.log) sobre algum indício do motivo.
Linux Registered User: #491793

Offline jadir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2009, 01:19 »
Valeu galera da comunidade com os passos do ramonb, consequi restabelecer meu linux.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2009, 10:04 »
Ramon e Jadir,

Basta dar um ctrl alt f2 e alterar o driver de vide para vesa no xorg.conf, reiniciar o x e depois que ele carregar, voltar para o driver antigo (sem compiz).

De qualquer maneira eu olharia os logs do xorg (/var/log/Xorg.0.log) sobre algum indício do motivo.

Gunfree, tua sugestão seria, de fato, mais "limpa" que a minha mas eu teria que conhecer um editor no modo texto pois, se fosse usar algum no modo gráfico, entraria de novo na tela preta. Mas é uma boa sugestão (só espero não precisar dela no futuro pois não foi uma experiência agradável: no meio de uma viagem, deu essa zebra no notebook e eu fiquei, literalmente, a pé.  :D).


Jadir, bom que você conseguiu resolver. Seja bem-vindo à comunidade Ubuntu. Também sou novo (só uns meses mais antigo que você) mas eu apenas fiz, por você, o que muitos fizeram por mim quando cheguei por aqui. Sempre que posso, elogio essa comunidade pois o pessoal tem muita boa vontade para com os calouros. Continue no Ubuntu. Tenho certeza que você, como eu, vai ficar fã do Ubuntu e do fórum.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Dois22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Apos instalação do compiz tela preta
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2009, 15:15 »
Agradecido pela dica, RamonB. O colega aqui do trabalho estava com esse problema e resolvemos removendo o compiz e reinstalando.

Abraço,
Sérgio