Autor Tópico: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)  (Lida 13648 vezes)

Offline luann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Online: 12 de Junho de 2009, 12:33 »
Bem, acabei de instalar o Ubuntu 9.04 no meu notebook, mas não estou conseguindo mudar a resolução da tela de 800x600 para 1024x768 pois não há essa opção (Aparece só 800x600 e 640x480).

Tentei fazer conforme é mostrado aqui nesse tópico: http://www.guiadopc.com.br/forum/index.php?showtopic=19069

Mas ao tentar salvar o arquivo aparece a mensagem: Não foi possível localizar o arquivo /etc/x11/xorg.conf
Por favor, verifique  se você digitou a localização corretamente e tente de novo.

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2009, 01:06 »
Acesse o menu do gnome e verifique se está tudo ok.

Sistema > Preferências > Vídeo
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2009, 20:47 »
A, para com isso.. xorg/xconf/xvesa.. o 9.04 já superou essa fase.. isso me faz lembrar o Puppy e minhas batalhas com PCs 486 MMX..

O que precisa é Sistema > Administração > Drivers de Hardware

No próximo post traga consigo, que tal, assim, sem pedir muito:

Ao menos o modelo do notebook,
quem sabe até o modelo da placa de vídeo,
será que seria pedir muito os procedimentos que já realizou..
e então quais erros o sistema lhe apontou para as soluções testadas..
mas assim.. só se for possível.

Offline valter-mga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 23:55 »
Eu tenho um problema pior. Desde que atualizei para 8.10 o ubuntu não inicia mais. Aparece a tela com a barra carregando e depois tudo fica preto. Eu entrei no recovery mode e o máximo que consegui foi atualizar para 9.04. Mas o problema persiste. Já rodei vários post mas não localizei nenhuma informação que caiba nessas versões atuais. Meu notebook é um positivo v43. Se alguem puder me ajudar...

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2009, 06:21 »
então, valter-mga? o que isso tem com a resolução do Ubuntu?

Mas não é por que entrou de supetão, no post errado e sem saber direito o que está fazendo que não receberá ajuda. Que tal hein?

Qual versão do Ubuntu tinha antes da 8.10?
Como fez a atualização para o 8.10 e como fez para o 9.04?
O sistema reportou algum erro?
Já tentou deixar o sistema iniciar sem a parte gráfica (Ubuntu com barra de progresso embaixo)?
O computador consegue entrar apenas no recovery mode ou em alguma outra opção?
Já executou o teste de memória?
Algum outro sistema operacional está instalado no computador?
Outros sistemas operacionais estão funcionando corretamente?
Já checou se é problema de hardware (video - problema generalizado com video e assim por diante)?
E, o mais importante!
Já parou para pensar que se for ao médico e apenas disser que dói vai ganhar bezetacil na nádegas?
Acreditando que não deve ter entendido a frase assim, tente voltar a postar apenas informações completas.

E para falar que não fui vago, já vi este problema em um note que tinha que ficar segurando Ctrl durante o boot (na tela Ubuntu + barra progresso), ou às vezes qualquer outra tecla. O problema deste note não foi resolvido ainda, mas eu nem sei se seu problema é sememlhante..

=/

Offline valter-mga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2009, 11:16 »
Olá coelhoturbo.

Obrigado pela atenção.

As respostas são:

Eu comecei com o CD do 7.04 e fiz as atualizações pela internet normalmente. Na versão 8.04, a tela ficou embaralhada e eu fiz pelo recovvery mode algumas modificações com dpkg-reconfigure. Mas no 8.10 os mesmos comandos não deram resultado?

O sistema não reporta erro. Ele simplesmente passa pela barra do ubuntu inicial,dá um flash e fica preto. Ele parece carregar porque vejo os leds carregando o sistema.

Eu consigo entrar pelo recovery e faço todos aqueles testes disponíveis. Mas não me lembro do teste de memória.

Eu tenho o windows xp no dual-boot. E por ele que tenho acesso a este forum e funciona normalmente.

Ouvi de um colega que parece que com a atualização o ubuntu perdeu o drive do hardware-placa de video do meu positivo v43. Mas como recupero esse drive pelo recovery mode.

E, como você mesmo mencionou, já vi post com problemas semelhantes sem solução.

Assim, obrigado pela atenção e vamos ver se consegui responder as suas perguntas.

Offline valter-mga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2009, 11:34 »
Consegui.... ahahah.... consegui.

Fiz o seguinte:

entrei no modo recovery-mode e fui para o root, aonde digitei:

sudo apt-get remove nvidia

ai depois:

sudo apt-get install nvidia-glx

ai ele pediu que eu especificasse qual nvidia-glx eu queria instalar. Eu escolhi a primeira opção.

sudo apt-get install nvidia-glx-96

Yhaaaa...

Aleluia....

Brigadão pela ajuda pessoal.

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2009, 19:29 »
Excelente saída!

problema resolvido e boa idéia para outras soluções

Offline Marcos Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2009, 18:45 »
Olá, pessoal!

Sou novo no Ubuntu e na comunidade. Tbm não sou expert em informática. Embora o tema do fórum tenha se desviado um pouco gostaria de retomar a discussão da resolução da tela na versão 9.04 do SO.

Adquiri a pouco um NOTE BOOK CCE RLE216M, com Processador Intel® Core 2 Duo T5800, Memória RAM 2 GB, Sistema Operacional original Satux® Linux, Chipset SIS® M672, Gráfico Mirage 3+graphic e Monitor LCD Widescreen 14". Não consegui identificar qual a placa de vídeo e não sei se essas informações são suficientes.

O problema é o seguinte. Formatei o NB e instalei a nova versão do ubuntu, a 9.04. Fiz todas as atualizações. Está funcionando tudo blz, pelo menos p quem está iniciando no mundo Linux. A bronca é que a resolução da tela não passa de 800x600 e tudo aparece de forma ampliada no sistema e na internet.

Vi diversas outras discussões e tentativas de soluções, mas por se tratarem de modelos de NB ou versões do Ubuntu diferentes fiquei com receio de mexer e fazer besteira.

Já tentei, conforme uma das recomendações ir em 'sistema' > preferências > menu principal > outros > placa de vídeo, mas não há essa opção "placa de vídeo". Em 'menu principal' > 'som e vídeo' tbm não há nada referente à placa.

Fui tbm em 'sistema' > administração > drivers de hardware. Então abre uma caixa de diálogo que informa que 'Não há drivers proprietários em uso no sistema".

Alguém pode me ajudar? Agradeço desde já!

Valeu!

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2009, 12:57 »
Tudo detalhado, mostrando o que tentou (não foi direto até a ajuda) e com a dúvida clara. Vamos lá.

É novo no Ubuntu ou em tudo referente a Linux?
Se for apenas no Ubuntu o sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg pode te ajudar, ou naão, pode ser que nem saiba o que é sudo.
Outra resposta também pode ser o arquivo /etc/X11/xorg.conf, mas sempre faça cópias de segurança antes de alterar qualquer coisa no sistema pois apartir delas e do Recovery Mode poderá voltar o sistema a como estava.

Também pode consultar: http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor
Com informações detalhadas e passo-a-passo.

Já com estas informações em mãos será possível identificar sua placa de vídeo, um similiar para ela ou até facilitar uma pesquisa na web para resolver seu problema.

Aquele abraço!

Offline Marcos Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2009, 01:24 »
Valeu, coelhuturbo!

Sou novo em relação a tudo que diz respeito ao Linux.

Obrigado pelas dicas. Vou pesquisar e volto por aqui para dar um feedback.

Abraço!

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2009, 09:36 »
Também estou com o mesmo problema.


Tenho um Notebook FirtLine modelo FL 197
Tela: 14,1"
Processador: Celeron 540
Memória: 1GB
Sistema Operacional: Dual Boot, com Windows XP Extreme (Pirateado ao Extremo) e o Ubuntu 9.04 (acabei de instalar)

Não veio com o Notebook nenhum CD com drivers, pois é um modelo que veio com a merd*** do Vi$ta Starter que já engloba os drivers.

Para o XP fiz download de todos os drivers.


Configuração da Placa de Vídeo:
SiS Mirage 3 Graphics
Versão:
5.1.2600.2180
Data:
09/12/2004


Offline Marcos Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Resolução de tela (Ubuntu 9.04)
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:47 »
metalomega, dá uma olhada nesse link (http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor). Não me ajudou muito, mas creio que deva ser P.U. Talvez vc se saia melhor.

Pessoal,

Pesquisei, mexi conforme as recomendações do wiki (http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor) mas não resolveu.

Fiz uma cópia de segurança do xorg.conf

E executei o seguinte comando <sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg> afim de detectar meu hardware. Segui a orientação do manual, mas nada aconteceu.

Então fui para o segundo passo, editar o arquivo xorg.conf.

Ao abri-lo, encontrei-o da seguinte forma:

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Conforme as instruções do manual fiz as alterações de modo que o arquivoficou da seguinte forma:

Section "Monitor"
     Identifier         "Monitor generico"
     Option             "DPMS"
     HorizSync          30-96
     VertRefresh        50-160
SubSection "Display"
     Depth           24
     Modes           "1024x768" "800x600" "640x480"
EndSubSection

EndSection

Section "Screen"
   Identifier     "Default Screen"
   Monitor      "Monitor generico"
   Device      "Configured Video Device"

Ao reiniciar o NB, o sistema deu erro e pediu p reestabelecer a configuração original.

Não entendi qual foi o erro e a resolução da tela continua desconfigurada.

Algumas dúvidas ainda permanecem:

1) Não consegui identificar a configuração da minha placa de vídeo. Passei um e-mail p o fabricante e estou aguardando resposta. As informações de frequência coloquei com base em outros casos. Será que foi essa a causa do erro?

2) Utilizo a versão 9.04 do Ubuntu. Não aparece para mim em sistema>preferencias ou administração a opção <configuração de tela> normalmente indicada para alterar a resolução. Onde faço isso, então?