Autor Tópico: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]  (Lida 3038 vezes)

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Online: 16 de Junho de 2009, 23:39 »
Galera tenho um HD de 320GB,  creiei as patições básicas "/", "/home" e "/swap". Como recomendando e mais duas partiçõe "/bkp1" e "/bkp2" porem ñ as vejo como Unidades de disco (como seria no Windows) ele está sobre o diretório "/".

As perguntas são a seguinte:
1) É assim mesmo ou deveria ter criado 2 unidades a mais, e se sim como fazer.
2) Se eu precisar formatar o HD,  só mexer em "/" perderei o usuários da pasta usuários e os arquivos de "/bkp1" e "/bkp2"?

Desculpem a pergunta meio sequela é que onde li sobre partições ñ achei muito claro.
« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 22:04 por Cálcio »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado.
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2009, 23:53 »
Boas, Cálcio

Estou vendo uma pequena confusão no seu raciocínio.

Partição de disco é uma coisa, ponto de montagem é outra coisa.

As "partições" /bkp1 e 2 são pontos de montagem, porisso voce não as vê como discos.

Refaça como: Partição primária Sda1 => ponto de montagem "/"
                   Partição primaria Sda2 => ponto de montagem "/home"
                   Partição Swap => ponto de montagem "swap"
                   Partição Extendida ( Sda3) com dois volumes=> bkp1 ( Sda4) e bkp2 ( Sda5)

Use o live cd, instale o pacote gparted e faça por ele. Depois instale o Ubuntu ou use particionamento manual na instalação.

[],s

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado.
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2009, 10:49 »
Vlw Tota...
Vou msm é instalar do 0. Quero ver como fazer e também to com uns probleminhas com Skype e aMSN assim começo tudo de novo.

Só mais uma pergunta.
No exemplo que vc montou, do Sda1 e 2 caso eu precise reinstalar o Linux eu terei que recriar os Usuários?
Citar
Refaça como: Partição primária Sda1 => ponto de montagem "/"
                   Partição primaria Sda2 => ponto de montagem "/home"

UA,
Cálcio
« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 10:55 por Cálcio »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado.
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2009, 12:34 »
oba,

Não. Como você irá fazer volumes em partições separadas, quando apagar a raíz seu home permanece intocado, é só recriar  os pontos de montagem sem formatar o /home.

[],s

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado.
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2009, 14:45 »
oba,

Não. Como você irá fazer volumes em partições separadas, quando apagar a raíz seu home permanece intocado, é só recriar  os pontos de montagem sem formatar o /home.

[],s
Vlw msm Tota.  Outra coisa acha que 20GB para instalação do Linux, atualizções e programas adicionais é suficiente. Eu Atualmente tenho 15GB, mas depois que vi que posso instalar vários pacotes, atualizações fiquei meio receioso. Rs.. Coisas de iniciante em Linux msm.

Eu tenho pesquisado muito aqui e em outros lugares para aprender e também evitar postar coisas bobas. Mas tem coisas q ñ ficam legal na cabeça. Mas agora está claro como o dia.

Qnt mais eu aprendo o Ubuntu mais distância do Windows eu quero. Todos recomendam ficar com os 2 para se ambientar, mas quero ñ... Sou da Epoca do DOS e trabalho com Programação então linha de comando é comigo msm. Mas a frente vou pesquisar sobre Redes, APACHE e PHP no linux.

Se souber de algum Post para indicar eu agradeço.

UA,
Cálcio

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado.
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2009, 18:03 »
Vlw msm Tota.  Outra coisa acha que 20GB para instalação do Linux, atualizções e programas adicionais é suficiente. Eu Atualmente tenho 15GB, mas depois que vi que posso instalar vários pacotes, atualizações fiquei meio receioso. Rs.. Coisas de iniciante em Linux msm.

UA,
Cálcio

Bem, se não vai colocar jogos 20 gigas da bem, eu rodo o Ubuntu com tudo dentro do meu ssd de 4 gigas do meu eeepc.

As atualizações ( ao contrario do windows ) não aumentam substancialmente o espaço em disco, pois elas retiram o pacote com problema e substituem pelo novo pacote, como as alterações geralmente são de 10 a 20 Kb a coisa é minima.

Já pacotes, no inicio se instala muita coisa para conhecer, mas depois ficam só os pacotes de uso diario.

Qnt mais eu aprendo o Ubuntu mais distância do Windows eu quero. Todos recomendam ficar com os 2 para se ambientar, mas quero ñ... Sou da Epoca do DOS e trabalho com Programação então linha de comando é comigo msm. Mas a frente vou pesquisar sobre Redes, APACHE e PHP no linux.

Se souber de algum Post para indicar eu agradeço.

UA,
Cálcio

Não fique longe do Windows, existem programas que só rodam bem nele, e outros que são melhores no GNU/Linux, mas são dificeis de trabalhar.

Se voce é da época do DOS advinhe porque meu avatar é um dinossauro....

Quem é desta época vai adorar o guia foca linux. É extenso, mas tem absolutamente tudo sobre o GNU/Linux de forma bem ao modo DOS ( Ex.: digite <argumento> função [nome_do_programa] )

http://www.google.com.br/url?q=http://focalinux.cipsga.org.br/download.html&ei=6lY5SqazEoeJtgee-7DgDA&sa=X&oi=smap&resnum=1&ct=result&cd=2&usg=AFQjCNF9u7lztnvsjeEC_6s2MXs7HVV3OA


e também:

Linux: Guia do Administrador do Sistema (Rubem E. Ferreira) é comprado em livrarias=> http://novatec.com.br/livros/linuxguiaadm2/

Kurumin Linux: Desvendando Seus Segredos (Carlos E. Morimoto) Pode ser baixado(legalmente) ou comprado => www.gdhpress.com.br

Linux Bible pode ser baixado (pirata- não recomendado) ou comprado na Amazon em Ingles

Sites:

www.br-linux.org/
www.vivaolinux.com.br
www.google.com.br/linux


[],s

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2009, 22:38 »
Revivendo o tópico...
e aí Tota blz? consegui ver pelo gparted como criei minhas partições veja se esta certo.
Foi da maneira que falei qnd criei o tópico!

http://img34.imageshack.us/img34/263/gparted.png Editado pela moderação

Ele criou tudo no sad2 extendido inclusive a de swap.

Uma coisa q ñ consigo é colocar para hibernar ele da erro no swap (deve ser por isso q disse cima)
Como consegui fazer essa caca toda? aff

Como fazer da maneira que vc falou, irei formatar e tentar de novo, mas ñ vi como fazer

Citar
Refaça como: Partição primária Sda1 => ponto de montagem "/"
Partição primaria Sda2 => ponto de montagem "/home"
Partição Swap => ponto de montagem "swap"
Partição Extendida ( Sda3) com dois volumes=> bkp1 ( Sda4) e bkp2 ( Sda5)
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 08:21 por Felix »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 10 de Julho de 2009, 00:24 »
Está legal como você fez

Só acho 4gigas para /home pouco visto Alguns programas colocarem ali as configurações

De resto beleza, mas não tou vendo windows aí

[],s

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2009, 08:49 »
Sim ñ tem msm windows.
Então essa forma que fiz foi a que descrevi qnd criei o tópico. "arquivos" e "bkp" não estão como unidades de disco. Eu teria que tentar fazer da forma que vc disse, só ñ entendi pq a de swap ficou dentro da extendida. Ela ñ deveria estar saparada?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2009, 09:06 »
a swap não interessa onde esteja ela tem um formato proprio que o linux encontra em qualquer lugar até num pendrive se for o caso ( ja viu a novidade no Win vista?) pois o linux faz a 20 anos

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2009, 09:59 »
Entendi. Então sobre o Erro que da de swap qnd tento hibernar a maquina ñ tam haver com isso.
De qq forma vou formatar e tentar transformar só que seguir seu conselho e uma do meu pai.

Veja se essa seria uma boa opção.

Partição primária Sda1 => ponto de montagem "/" - Manter os 15GB
Partição primaria Sda2 => ponto de montagem "/home" - 150GB (ja que aqui fica as pastas de arquivos por usuário e se tiver que formatar ñ perco os dados posso deixar assim)
Partição Swap => ponto de montagem "swap" - +/- 256MB
Partição Extendida Sda3 "Arquivos" 154 (NTFS - para poder ser lido pelo windows) - Usaria como bkp da pasta Home.

Oq acha? Iniciantes... aff. kkkk

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre particionamento criado. [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2009, 14:13 »
m a r a v i l h a