Autor Tópico: Synaptic não abre - Erro dpkg (resolvido)  (Lida 13443 vezes)

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2009, 18:14 »
Virus eu acho dificil, não impossivel, mas dificil.

O que acontece quando e como voce loga como root

Voce usa: root
              sudo su
              su
              sudo

Qual deles, pois tem diferença.

Fez o fsck ?

[],s
Quando eu tento logar eu uso "sudo su" e "su", antes funfava mesmo no inicio desse problema, agora não mais e o "fsck" tmb não dá em nada a não ser "erro", tentei tirar uma imagem mas o "PintScreen" não funfa tmb, o clique direito do mouse tmb parou, ao tentar entrar no SO deu erro no boot, ele travou por duas tentativas, tentei entrar em modo seguro e ele entra tipo "terminal"(passworld for meunome:) digito senha e ele volta pedindo "passworld", mas conseguir entrar em uma nova tentativa no modo anterior, parece que o SO está morrendo aos poucos, por onde andei pesquisando não ví nada igual ou próximo a isso, agora fiquei mesmo curioso, pois até pra postar aq agora tive que entra no outro SO que instalei em nova partição, pois dava o comando pelo terminal o navegador abria e depois fechava. Bom, não querendo ser pessimista, mas acho que se agravou muito rapido pra ser apenas um simples problema de "dpkg" que muitos solucionam com dicas postadas aq no Forum, eu mesmo já solucionei muita coisa e na maioria cometidos por mim mesmo, mas dessa vez  :-\
Quero saber de vc e outros usuários mais avançados o que levaria a acontecer isso se não vírus? Depois das pesquisas que fiz e os problemas se agravando por se só, não me resta duvidas de que seja vírus.
Bom não vou apagar ele agora, mas não vou usa-lo mesmo tendo jeito, cismei com ele, não o quero mais, só que vcs podem tentar soluciona-lo pra obtermos conhecimentos dessa gravidade, estou aq desposto pra seguir suas dicas.Então pessoal fico muitíssimo agradecido pela ajuda de vcs e que esse forum continue sendo assim pra melhor pois com serteza estarei aq de volta consultando vcs!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2009, 21:20 »
Jone Metal,

Pare tudo!

Isto aqui está virando uma bagunça.

1) Um pacote como citado não faz o sistema ficar maluco como dos últimos posts.

2) Respire fundo e começemos do zero.

3) Quando ligar a máquina, escolha a opção  do Grub => modo seguro.

4) Nele irá aparecer a opção de checar seu Hd

5) Com isto eliminamos a possibilidade de erros no disco

6)  Agora vamos ver o root

7) Entre em terminal e digite sudo su e reporte o que acontece

8) Não mexa em mais nada

8) So depois disto feito voltaremos a ver os pacotes com o comando dmesg como citado aqui pelo colega de forum

Va com calma, senão vai acabar tudo em pizza.

[],s


Desconfio que foi algum tipo de vírus, pois procurei saber de minha mãe que no momento do pane em meu PC ela estava em uso das maquinas de costuras dela e ela disse que não teve queda de energia pois as maquinas não pararam, levantei essa suspeita pq os problemas estão aumentando ainda mais, tive que criar uma nova partição no windows que uso só pra jogos e instalei o Ubuntu pra algumas atividades, mas tenho o outro ainda pra tentar resolver, em questão dos problemas estarem aumentando não o fiz mais nada alem das dicas e hj quando entrei no SO pra tentar simplesmente não tenho acesso como root tmb no terminal, lembrando que não mexi em mais nada. Tem possibilidade de ser vírus? Pois se me lembro bem, eu estava em um site suspeito, mas não me lembro de ter ass algo neste site e tmb tava exatamente no momento em que baixava os pacotes vendo uns vídeos de uma conferência dos colegas de trabalho recebido por e-mail e bem na pasta de "span" e como já era de costume receber vídeos deles não achei estranho só pelo local que se encontrou que foi como "span". Eis ae minhas suspeitas!

Jone Metal,

duvido muito que seja vírus!!!! Acredito que possa ser o problema da instalação que possa ter corrompido algo em seu sistema. Vídeos não contém vírus (na verdade podem ter sim, mas é raro e quando têm são para Windows e não tem efeito absolutamente nenhum em um sistema Linux). Quanto a navegação em sites pode ficar tranquilo. Se você quiser entrar em um site cracker e baixar todos os vírus e navegar pelo submundo da internet você ainda sim não pegaria vírus nenhum!!! A menos que alguém consiga criar um vírus para linux e mesmo assim você teria que baixá-lo e instalá-lo no sistema! Você fez isso? Acho que não.... Posso dizer isso com tranquilidade pois sou programador e sei das enormes dificuldades de se criar um vírus para linux!. Outra possibilidade é você ter executado algum comando como root que tenha deletado algo importante em seu sistema. Uma vez eu fiz isso quando tentava remasterizar o ubuntu na "mão" sem usar o remastersys ou qualquer outra ferramenta. Entrei como root e executei um script que criei. O problema é que o script tinha erros que eu cometi... resultado: deletei meus próprios usuários. Não conseguia mais logar, além disso apaguei vários arquivos do X, o que não permitia que eu entrasse no Gnome. E também não conseguia logar em modo texto!!!! Nesse caso eu tive que formatar e instalar de novo (no meu caso específico - só para ficar claro). No seu eu não posso afirmar que suas chances de recuperar o sistema se esgotaram.

Obs.: computadores, se não tiverem no-breaks ou estabilizadores, desligam com o menor pico de luz (ex.: ligar o chuveiro - se não tiver no mínimo estabilizador e o chuveiro puxar muita energia a ponto de piscar a luz elétrica, o computador desliga - aqui em casa já aconteceu isso muito. Tive que colocar um estabilizador. A fiação elétrica da minha casa não foi bem feita, por isso fica piscando a luz quando liga o chuveiro). Já as máquinas de costura, se não forem eletrônicas, apenas elétricas, elas tem uma resistência maior pois ligam e desligam sem você notar que desligaram. É muito rápido! No seu caso acho que possa ter sido um pico de luz. Outra possibilidade é o seu computador ter superaquecido e desligado sozinho. Isso acontece se o cooler parar de funcionar ou algo de anormal acontecer.

Entretanto na sua primeira mensagem você disse:
Citar
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Agora fiquei confuso. Afinal de contas foi você quem desligou o computador ou foi um pico de luz ou outra coisa?

De qualquer forma entre com o liveCD e faça um check disk nas suas partições. Use o comando
Código: [Selecionar]
sudo fsck -pcf {dispositivo} você terá que monitorar pois algumas perguntas poderão ser feitas e se você não responder o scan vai ficar parado até você responder. Caso queira assumir sim para todas as perguntas para não ter que ficar monitorando use
Código: [Selecionar]
sudo fsck -pcfy {dispositivo}
Boa sorte!

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2009, 21:32 »
Virus eu acho dificil, não impossivel, mas dificil.

O que acontece quando e como voce loga como root

Voce usa: root
              sudo su
              su
              sudo

Qual deles, pois tem diferença.

Fez o fsck ?

[],s
Quando eu tento logar eu uso "sudo su" e "su", antes funfava mesmo no inicio desse problema, agora não mais e o "fsck" tmb não dá em nada a não ser "erro", tentei tirar uma imagem mas o "PintScreen" não funfa tmb, o clique direito do mouse tmb parou, ao tentar entrar no SO deu erro no boot, ele travou por duas tentativas, tentei entrar em modo seguro e ele entra tipo "terminal"(passworld for meunome:) digito senha e ele volta pedindo "passworld", mas conseguir entrar em uma nova tentativa no modo anterior, parece que o SO está morrendo aos poucos, por onde andei pesquisando não ví nada igual ou próximo a isso, agora fiquei mesmo curioso, pois até pra postar aq agora tive que entra no outro SO que instalei em nova partição, pois dava o comando pelo terminal o navegador abria e depois fechava. Bom, não querendo ser pessimista, mas acho que se agravou muito rapido pra ser apenas um simples problema de "dpkg" que muitos solucionam com dicas postadas aq no Forum, eu mesmo já solucionei muita coisa e na maioria cometidos por mim mesmo, mas dessa vez  :-\
Quero saber de vc e outros usuários mais avançados o que levaria a acontecer isso se não vírus? Depois das pesquisas que fiz e os problemas se agravando por se só, não me resta duvidas de que seja vírus.
Bom não vou apagar ele agora, mas não vou usa-lo mesmo tendo jeito, cismei com ele, não o quero mais, só que vcs podem tentar soluciona-lo pra obtermos conhecimentos dessa gravidade, estou aq desposto pra seguir suas dicas.Então pessoal fico muitíssimo agradecido pela ajuda de vcs e que esse forum continue sendo assim pra melhor pois com serteza estarei aq de volta consultando vcs!

Desculpe mas discordo com você em relação ao fato de ter sido um vírus. Mediante sua resposta vejo que você com certeza deve ter executado algum comando ou script como root que provocou essa sequência de falhas. Arquivos importantes no sistema podem ter sido deletados. Isso já aconteceu comigo. Leia minha resposta anterior!

Vírus eu acho muito difícil. A menos que você tenha instalado ele (e tem que ser um vírus específico para linux pois vírus para windows não rodam no linux!)...rsrsrs. Qual pacote você estava tentando instalar?. Já tentou verificar no google se esse pacote é um vírus? Na primeira mensagem você disse que estava tentando instalar um pacote e o sistema travou!
Citar
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Citar
E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
« Última modificação: 18 de Junho de 2009, 21:34 por gcclt »

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2009, 22:10 »
Jone Metal,

Pare tudo!

Isto aqui está virando uma bagunça.

1) Um pacote como citado não faz o sistema ficar maluco como dos últimos posts.

2) Respire fundo e começemos do zero.

3) Quando ligar a máquina, escolha a opção  do Grub => modo seguro.

4) Nele irá aparecer a opção de checar seu Hd

5) Com isto eliminamos a possibilidade de erros no disco

6)  Agora vamos ver o root

7) Entre em terminal e digite sudo su e reporte o que acontece

8) Não mexa em mais nada

8) So depois disto feito voltaremos a ver os pacotes com o comando dmesg como citado aqui pelo colega de forum

Va com calma, senão vai acabar tudo em pizza.

[],s


Desconfio que foi algum tipo de vírus, pois procurei saber de minha mãe que no momento do pane em meu PC ela estava em uso das maquinas de costuras dela e ela disse que não teve queda de energia pois as maquinas não pararam, levantei essa suspeita pq os problemas estão aumentando ainda mais, tive que criar uma nova partição no windows que uso só pra jogos e instalei o Ubuntu pra algumas atividades, mas tenho o outro ainda pra tentar resolver, em questão dos problemas estarem aumentando não o fiz mais nada alem das dicas e hj quando entrei no SO pra tentar simplesmente não tenho acesso como root tmb no terminal, lembrando que não mexi em mais nada. Tem possibilidade de ser vírus? Pois se me lembro bem, eu estava em um site suspeito, mas não me lembro de ter ass algo neste site e tmb tava exatamente no momento em que baixava os pacotes vendo uns vídeos de uma conferência dos colegas de trabalho recebido por e-mail e bem na pasta de "span" e como já era de costume receber vídeos deles não achei estranho só pelo local que se encontrou que foi como "span". Eis ae minhas suspeitas!

Jone Metal,

duvido muito que seja vírus!!!! Acredito que possa ser o problema da instalação que possa ter corrompido algo em seu sistema. Vídeos não contém vírus (na verdade podem ter sim, mas é raro e quando têm são para Windows e não tem efeito absolutamente nenhum em um sistema Linux). Quanto a navegação em sites pode ficar tranquilo. Se você quiser entrar em um site cracker e baixar todos os vírus e navegar pelo submundo da internet você ainda sim não pegaria vírus nenhum!!! A menos que alguém consiga criar um vírus para linux e mesmo assim você teria que baixá-lo e instalá-lo no sistema! Você fez isso? Acho que não.... Posso dizer isso com tranquilidade pois sou programador e sei das enormes dificuldades de se criar um vírus para linux!. Outra possibilidade é você ter executado algum comando como root que tenha deletado algo importante em seu sistema. Uma vez eu fiz isso quando tentava remasterizar o ubuntu na "mão" sem usar o remastersys ou qualquer outra ferramenta. Entrei como root e executei um script que criei. O problema é que o script tinha erros que eu cometi... resultado: deletei meus próprios usuários. Não conseguia mais logar, além disso apaguei vários arquivos do X, o que não permitia que eu entrasse no Gnome. E também não conseguia logar em modo texto!!!! Nesse caso eu tive que formatar e instalar de novo (no meu caso específico - só para ficar claro). No seu eu não posso afirmar que suas chances de recuperar o sistema se esgotaram.

Obs.: computadores, se não tiverem no-breaks ou estabilizadores, desligam com o menor pico de luz (ex.: ligar o chuveiro - se não tiver no mínimo estabilizador e o chuveiro puxar muita energia a ponto de piscar a luz elétrica, o computador desliga - aqui em casa já aconteceu isso muito. Tive que colocar um estabilizador. A fiação elétrica da minha casa não foi bem feita, por isso fica piscando a luz quando liga o chuveiro). Já as máquinas de costura, se não forem eletrônicas, apenas elétricas, elas tem uma resistência maior pois ligam e desligam sem você notar que desligaram. É muito rápido! No seu caso acho que possa ter sido um pico de luz. Outra possibilidade é o seu computador ter superaquecido e desligado sozinho. Isso acontece se o cooler parar de funcionar ou algo de anormal acontecer.

Entretanto na sua primeira mensagem você disse:
Citar
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Agora fiquei confuso. Afinal de contas foi você quem desligou o computador ou foi um pico de luz ou outra coisa?

De qualquer forma entre com o liveCD e faça um check disk nas suas partições. Use o comando
Código: [Selecionar]
sudo fsck -pcf {dispositivo} você terá que monitorar pois algumas perguntas poderão ser feitas e se você não responder o scan vai ficar parado até você responder. Caso queira assumir sim para todas as perguntas para não ter que ficar monitorando use
Código: [Selecionar]
sudo fsck -pcfy {dispositivo}
Boa sorte!
Respondendo algumas perguntas; Chuveiro, maquina de costura ou outro aparelho domestico acho que não foi a causa, uso estabilizador, já a questão do super-aquecimento pode ser por meu pc ficar praticamente 24 hrs ativo e quando que eu disse em ter desligado manualmente, foi um tipo de piscada que deu não só na tela como na luz azul da CPU que esta ao meu lado mais a frente oq me fez ter suspeitas de ele ter tido queda de energia desligando e voltado de imediato para area de trabalho que me é estranho, mas como vc pode ter lido tmb que eu ao perguntar minha mãe se teve queda de energia e não teve, mas mesmo ele tendo este surto não deveria ter tido desligado?
Isso acontece tipo de surpresa, ou seja, me passou pela cabeça ter tido uma queda de energia e achei estranho ele não ter desligado depois da piscada mas não me levei em consideração, quando fui ver o que tinha baixado nada encontrei foi quando tentei abrir o synaptic e deparei com este erro e tentei reparar pelo comando sitado na mensagem mas não deu e recorri aq e fui tentando e tentando, por outros sites e Fóruns tmb mas sempre encontrei na maioria os mesmos comando e agora estou tendo um surto gigante não só no "dpkg" mas em praticamente todo SO, mesmo com isso quero deixar claro que não estou decepcionado com o SO, pois tive pior com Windows Vista que quase perde meu emprego, um dos motivos de eu estar aq hj apesar de eu estar colecionando varios "CDs e DVDs" de arquivos ( por precaução ) estou mais satisfeito e de consciência leve. Bom, voltando k pro problema, vou tentar esta dica, embora tentei reparalo com "LIVEcd" mas sem sucesso, tmb não tenho conhecimento dos procedimentos corretos a se tomar. Vou tentar assim que eu terminar umas coisas aq e posto o resultado

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2009, 22:32 »
Virus eu acho dificil, não impossivel, mas dificil.

O que acontece quando e como voce loga como root

Voce usa: root
              sudo su
              su
              sudo

Qual deles, pois tem diferença.

Fez o fsck ?

[],s
Quando eu tento logar eu uso "sudo su" e "su", antes funfava mesmo no inicio desse problema, agora não mais e o "fsck" tmb não dá em nada a não ser "erro", tentei tirar uma imagem mas o "PintScreen" não funfa tmb, o clique direito do mouse tmb parou, ao tentar entrar no SO deu erro no boot, ele travou por duas tentativas, tentei entrar em modo seguro e ele entra tipo "terminal"(passworld for meunome:) digito senha e ele volta pedindo "passworld", mas conseguir entrar em uma nova tentativa no modo anterior, parece que o SO está morrendo aos poucos, por onde andei pesquisando não ví nada igual ou próximo a isso, agora fiquei mesmo curioso, pois até pra postar aq agora tive que entra no outro SO que instalei em nova partição, pois dava o comando pelo terminal o navegador abria e depois fechava. Bom, não querendo ser pessimista, mas acho que se agravou muito rapido pra ser apenas um simples problema de "dpkg" que muitos solucionam com dicas postadas aq no Forum, eu mesmo já solucionei muita coisa e na maioria cometidos por mim mesmo, mas dessa vez  :-\
Quero saber de vc e outros usuários mais avançados o que levaria a acontecer isso se não vírus? Depois das pesquisas que fiz e os problemas se agravando por se só, não me resta duvidas de que seja vírus.
Bom não vou apagar ele agora, mas não vou usa-lo mesmo tendo jeito, cismei com ele, não o quero mais, só que vcs podem tentar soluciona-lo pra obtermos conhecimentos dessa gravidade, estou aq desposto pra seguir suas dicas.Então pessoal fico muitíssimo agradecido pela ajuda de vcs e que esse forum continue sendo assim pra melhor pois com serteza estarei aq de volta consultando vcs!

Desculpe mas discordo com você em relação ao fato de ter sido um vírus. Mediante sua resposta vejo que você com certeza deve ter executado algum comando ou script como root que provocou essa sequência de falhas. Arquivos importantes no sistema podem ter sido deletados. Isso já aconteceu comigo. Leia minha resposta anterior!

Vírus eu acho muito difícil. A menos que você tenha instalado ele (e tem que ser um vírus específico para linux pois vírus para windows não rodam no linux!)...rsrsrs. Qual pacote você estava tentando instalar?. Já tentou verificar no google se esse pacote é um vírus? Na primeira mensagem você disse que estava tentando instalar um pacote e o sistema travou!
Citar
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Citar
E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
Bom, como vc está dizendo que vírus não seja e principalmente de pacotes instalados pelo synaptic, o q será de tão misterioso pra chegar a chegar a essa gravidade?! Como o Linux ainda é novo pra mim, só uso a algum tempo e tempo me falta pra eu poder me integrar a conhecer melhor, corro o risco de sempre cometer erros por curiosidade e confiança em fazer certos comandos mas que não foi o caso neste problema, mas tenho aprendido muito em arriscar, como por exemplo, não arriscar se não tenho certeza RSRSRS. Sim, como vc destacou minhas escritas de que ele parou no meio da instalação, a barra já tinha chegado no final, ou seja, deveria estar preparando os gatilhos como fazem aq sempre quando termina a instalação, neste momento em que a barra estava no fimzinho ele deu pane. Quanto eu ter mexido em algo, acho que sim, mas muito antes e tmb cheguei instalar outros arquivos e numa boa.

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2009, 22:44 »
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Citar
E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
Aplico o codigo no terminal e mais outra mensagem:
Citar
usuario@ubuntu:~$ sudo dpkg --configure -a
dpkg: erro de análise, no arquivo '/var/lib/dpkg/updates/0014', próximo à linha 1:
 campo de nome 'on' precisa ser seguido de vírgula
O arquivo a qual é sitado esta assim:
Citar
on of all Vorbis I audio streams.
Original-Maintainer: Debian Xiph.org Maintainers <pkg-xiph-maint@lists.alioth.debian.org>

Package: gettext-base
Status: install ok installed
Priority: standard
Section: utils
Installed-Size: 984
Maintainer: Ubuntu Core Developers <ubuntu-devel-discuss@lists.ubuntu.com>
Architecture: amd64
Source: gettext
Version: 0.17-6ubuntu2
Replaces: gettext (<= 0.12.1-1)
Provides: libasprintf0c2
Depends: libc6 (>= 2.8), libgcc1 (>= 1:4.1.1), libstdc++6 (>= 4.1.1)
Description: GNU Internationalization utilities for the base system
 This package includes the gettext and ngettext programs which allow
 other packages to internationalize the messages
Dai em diante não sei o que fazer, de certo que tentei seguindo umas dicas em que pesquisei aq no forum sobre erro dpkg, mas cada caso um caso e não deu certo.
Espero a colaboração de vcs, at+!!!
Tenta este comando
sudo rm -f /var/cache/apt/*.bin
depois de um update.
sudo apt-get update
Em dois PCs de amigos meu aconteceu algo parecido e resolvi assim.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg
« Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2009, 22:59 »
Boa Galera! Mais uma vez tó aq pra resolver um problema que ocorreu quando estava sendo executo a instalação, antes de ter sido terminado o PC travou e eu tive que desliga-lo diretamente, quando retornei e verifiquei pelos programas baixados não os encontrei e quando tentei abrir o synaptic ele deu a seguinte mensagem:
Citar
E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.
Aplico o codigo no terminal e mais outra mensagem:
Citar
usuario@ubuntu:~$ sudo dpkg --configure -a
dpkg: erro de análise, no arquivo '/var/lib/dpkg/updates/0014', próximo à linha 1:
 campo de nome 'on' precisa ser seguido de vírgula
O arquivo a qual é sitado esta assim:
Citar
on of all Vorbis I audio streams.
Original-Maintainer: Debian Xiph.org Maintainers <pkg-xiph-maint@lists.alioth.debian.org>

Package: gettext-base
Status: install ok installed
Priority: standard
Section: utils
Installed-Size: 984
Maintainer: Ubuntu Core Developers <ubuntu-devel-discuss@lists.ubuntu.com>
Architecture: amd64
Source: gettext
Version: 0.17-6ubuntu2
Replaces: gettext (<= 0.12.1-1)
Provides: libasprintf0c2
Depends: libc6 (>= 2.8), libgcc1 (>= 1:4.1.1), libstdc++6 (>= 4.1.1)
Description: GNU Internationalization utilities for the base system
 This package includes the gettext and ngettext programs which allow
 other packages to internationalize the messages
Dai em diante não sei o que fazer, de certo que tentei seguindo umas dicas em que pesquisei aq no forum sobre erro dpkg, mas cada caso um caso e não deu certo.
Espero a colaboração de vcs, at+!!!
Tenta este comando
sudo rm -f /var/cache/apt/*.bin
depois de um update.
sudo apt-get update
Em dois PCs de amigos meu aconteceu algo parecido e resolvi assim.
Este eu já tentei no inicio do ocorrido seguindo em um outro site e não resolvel, mas valeu a dica!

Offline Jone Metal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg (resolvido)
« Resposta #22 Online: 19 de Junho de 2009, 14:28 »
Ae galera, tentei mas não teve jeito e como já tinha instalado um novo em outra partição, exclui-lo de uma vez, o caso deve de ter sido por eu ter mexido em algo que não devia já que a hipótese  de ser vírus e queda de energia é nula, mas valeu ae pela atenção de vcs! BRIGADÂO mesmo!!!

Offline Miro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Synaptic não abre - Erro dpkg (resolvido)
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2010, 16:16 »
Pessoal, estou com o mesmo problema aqui, sou iniciante no Linux, to perdidão!

Após digitar o comando sudo dpkg -l | grep -v ^ii

Recebi a msg:

Desired=Unknown/Install/Remove/Purge/Hold
| Status=Not/Installed/Config-f/Unpacked/Failed-cfg/Half-inst/t-aWait/T-pend
|/ Err?=(none)/Hold/Reinst-required/X=both-problems (Status,Err: uppercase=bad)
||/ Nome                                       Versão                            Descrição
+++-==========================================-==================================-============================================
iHR sun-java6-jre                              6-17-0ubuntu1.8.04

Acho que foi porblema na instalação do JAVA mesmo que deu pau ontém...

Mas não sei como resolver, tentei as dicas presentes aqui neste post, mas estou perdido...