Autor Tópico: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu  (Lida 4666 vezes)

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Online: 19 de Junho de 2009, 12:09 »
Olá todos!

Eu resolvi conhecer o Ubuntu através do Wubi. Após instalado, foi uma surpresa sentir logo de cara a velocidade do sistema. Pela primeira vez tive a sensação de estar usando de fato 4GB de memória. Adorei o fato de não precisar instalar drive para impressora e vídeo. Além do BrOffice já estar instalado, fiquei feliz por reconhecer o Bluetooth, coisa que o Windows não conseguiu. Depois de brincar um pouco, resolvi apagar o outro e ficar só com o Ubuntu. Ainda no Wubi experimentei Gnome e KDE, e a opção final foi Gnome pelo fato de ser muito mais intuitivo, limpo, clean, sem frescuras desnecessárias; fiquei com a sensação de ter acesso de fato ao sistema e não aos elementos gráficos que não são muito úteis, no final das contas. E com alguns ajustes, tais como temas, cores, área de trabalho livre e plano de fundo em uma tela de 22", Gnome Do, etc.; ficou perfeito e bonito para as minhas necessidades. Em seguida resolvi instalar em mais 2 PCs aqui de casa. Todos gostaram, mas sentiram certas dificuldades básicas que, se eu não estivesse por perto, certamente já teriam retornado ao Windows. É nesse ponto que o Ubuntu peca: a falta de suporte para os usuários que experimentam o Ubuntu e não possuem intimidade com o mundo da informática. E mesmo para mim, que me esforço para aprender, sinto dificuldades em fazer algumas coisas e, o que é pior, não encontrar respostas e muito menos ajuda no Fórum. Ainda tenho pequenos problemas que não consigo resolver, coisas simples, mas que se atrapalham as atividades cotidianas, espantam os usuários do Linux e forçam o retorno ao sistema anterior. Não é o meu caso, mas isso acontece com muitos, fato que vocês devem conhecer muito bem. Em resumo, estou muito contente e indicado aos meus amigos, inclusive customizei o Ubuntu e distribuo com as coisas que jugo serem necessárias. E gostei tanto que andei escrevendo algumas coisas em um blog, com o objetivo de atingir o público Windows. Já fiz três pequenos textos, com a pretensão de continuar. Não sei se aqui é permitido colocar o link, em todo caso, vou colocar, e se puderam dar uma olhada, ficarei agradecido.

http://fabriciolealdesouza.blogspot.com/2009/06/ubuntu-no-windows.html

Abraços
Fabricio   

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2009, 14:26 »
Acredito que o problema esteja no usuário e não no sistema. Se o Ubuntu ou qualquer outra distro Linux fosse focar em dar esse suporte total ao usuário ele seria idêntico ao Windows.

Isso quer dizer que o windows é o sistema perfeito para o usuário iniciante?? - Não -

O windows parece mais fácil para o usuário pelo nome, grande nome. Só de falar em linux o cidadão já se treme todo. A falta de curiosidade trava o usuário preguiçoso.

Já pensei em fazer testes em que uma pessoa que nunca amexeu num computador tivesse seu primeiro contato com o Ubuntu, e depois de bem adaptado, fosse apresentado ao Windows. Todos os sistemas com sua configuração crua, e apenas um acesso a internet já configurado.
Qual seria o mais fácil e intuitivo para o usuário?? Sem querer puxar o saco para o Ubuntu, acho que seria bem difícil esse usuário ter acesso aos seus vídeos rmvb, mov, ler um doc recebido por email ou até mesmo os powerpoints bonitinhos...

O problema todo está na preguiça e falta de interesse do usuário, e não no sistema.

Fico feliz por ver tanta gente , assim como você e eu, querendo ajudar e fazendo de tudo para que esses usuários não voltem ao Windows, por causa de uma simples dificuldade "encontrável" no google. Uma de minhas estagiárias foi praticamente forçada a usar o Ubuntu pois o notebook dela não queria instalar o XP de forma alguma. Pedi para ela tentar instalar o Ubuntu e o danadinho instalou de primeira. Hoje ela está feliz demais com seu sisteminha rodando seu modem 3G sem dificuldades e sem programinhas extras para conexão. Nem sente mais falta do GatesOS.

Então continuemos, apesar dos pesares, orientando aos nossos familiares, amigos e conhecidos a testarem o Ubuntu, mesmo que sem compromisso, só para se encantarem com nosso poder  ;D
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2009, 16:55 »
Realmente tem se a impressão de que o Ubuntu (e outros GNU/Linux) são mais difíceis de se usar que o Windows, isso se da principalmente porque quando o usuário resolve fazer um "curso de informática" acaba fazendo na verdade um curso de Windows, e mesmo que esse usuário não fez curso algum ele está cercado de pessoas que já são usuários de Windows e acabam o ajudando e tem se a falsa impressão de que é mais fácil, afinal, "se todo mundo sabe é porque é fácil".

Mas mesmo consciente desta faceta, as distribuições não podem se acomodar em relação a estas pequenas incongruências relacionadas a usabilidade e usar isso como desculpa. Fiquei muito feliz com a iniciativa da Canonical em solucionar os 100 "piores pequenos incômodos" (melhor tradução de "paper cuts" que encontrei) do Ubuntu, é esse tipo de iniciativa que vai evitar que os usuários que experimentem o Ubuntu voltem para o Windows. 100 apenas não é o suficiente mas é um começo.

http://arstechnica.com/open-source/news/2009/06/canonical-to-boost-ubuntu-usability-by-tackling-papercuts.ars



sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2009, 17:24 »
Sou da opinião de que o Ubuntu é difícil para quem está habituado ao Windows. A mim aconteceu-me isso e admito que o problema era meu! Eu queria que as coisas funcionassem da maneira "simples" que o Windows funciona. A verdade é que essa "simplicidade" é relativa, essa simplicidade é considerada como tal, pois foi o mundo que a maior parte das pessoas começou.

Agora que sei o que realmente é o Ubuntu, sinto imensas dificuldades em utilizar windows. Isto é porque o Windows é complicado? Não! Isto acontece porque o funcionamento é diferente.

Para concluir, mesmo eu sendo da opinião referida nos dois parágrafos acima, acho que o Ubuntu é bem mais simples. Porquê? Porque trás a maior parte dos drivers, agrupa todas as definições em menus, agrupa os programas do menu em categorias, não precisa de se preocupar com virus/spyware/Trojans nem com perdas de dados privados e, por fim, o suporte do Ubuntu na internet é sem dúvida muito superior!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2009, 20:20 »
Interessante o papo puxado nesse tópico e concordo c/ em muito c/ vcs.
Penso que usuário básico, quer simples/ teclar num icone e a ação que precisa executar, entre outras praticidades.
Os suporrte a hardwares p linux e outros Sl precisam evoluir mais.
Mas também vejo gds benefícios, mesmo p/ esses tipos de usuários num futuro ao usarem o Linux, como por exemplo, menos preocupação c/ utilitários de segurança.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2009, 21:28 »
Acredito que o problema esteja no usuário e não no sistema. Se o Ubuntu ou qualquer outra distro Linux fosse focar em dar esse suporte total ao usuário ele seria idêntico ao Windows.
O problema todo está na preguiça e falta de interesse do usuário, e não no sistema.


Então continuemos, apesar dos pesares, orientando aos nossos familiares, amigos e conhecidos a testarem o Ubuntu, mesmo que sem compromisso, só para se encantarem com nosso poder  ;D

Eu não posso concordar com a ideia de que o problema é o usuário e não o sistema. Se assim pensarmos, estaremos trilhando um caminho que entrega a perfeição da funcionalidade ao computador,  ou melhor, aos sistemas das grandes corporações, (microsoft, google, quem sabe canonical), tal como acontece nesses filmes de ficção científica. Nunca o sistema poderá ser considerado perfeito, e se o considerarmos, ou se um dia for, nesse mesmo dia eu voltarei a usar um sistema que eu tenha o mínimo de controle. É claro que exagerei um pouco na perspectiva, meio conspiratória, mas é mais ou menos assim que as coisas estão acontecendo. A computação das nuvens parece ser algo extraordinário, apesar de olharmos apenas para o lado da tecnologia. Até pode ser preguiça para alguns, mas também é problema acharmos que o computador deve ser o guia para tudo que uma pessoa possa ou saiba fazer. Ainda acho que, se a intenção do Ubuntu é ser popular, terá de pensar nos usuários "preguiçosos", pois são a maioria. Na verdade, quando a computação nas nuvens estiver funcionando, acho que a adequação a sistemas operacionais não será problema (apesar de ser um grande problema).

Abraço

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2009, 21:33 »
Realmente tem se a impressão de que o Ubuntu (e outros GNU/Linux) são mais difíceis de se usar que o Windows, isso se da principalmente porque quando o usuário resolve fazer um "curso de informática" acaba fazendo na verdade um curso de Windows, e mesmo que esse usuário não fez curso algum ele está cercado de pessoas que já são usuários de Windows e acabam o ajudando e tem se a falsa impressão de que é mais fácil, afinal, "se todo mundo sabe é porque é fácil".

Mas mesmo consciente desta faceta, as distribuições não podem se acomodar em relação a estas pequenas incongruências relacionadas a usabilidade e usar isso como desculpa. Fiquei muito feliz com a iniciativa da Canonical em solucionar os 100 "piores pequenos incômodos" (melhor tradução de "paper cuts" que encontrei) do Ubuntu, é esse tipo de iniciativa que vai evitar que os usuários que experimentem o Ubuntu voltem para o Windows. 100 apenas não é o suficiente mas é um começo.

http://arstechnica.com/open-source/news/2009/06/canonical-to-boost-ubuntu-usability-by-tackling-papercuts.ars





Concordo. Para você ter uma ideia, algumas semanas atrás instalei o Suse em um outro computador, para experimentar; tudo aparentemente funcionava bem, exceto uma algo elementar: o mouse. O sistema simplesmente não reconhecia. Um absurdo! Imagine uma pessoa que compra um computador e o mesmo não reconhece um simples mouse! Com certeza ele volta para o Windows.
É uma preocupação essencial. Vou dar uma olhada no artigo e depois comentar aqui.
Abraço!

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2009, 21:35 »
Sou da opinião de que o Ubuntu é difícil para quem está habituado ao Windows. A mim aconteceu-me isso e admito que o problema era meu! Eu queria que as coisas funcionassem da maneira "simples" que o Windows funciona. A verdade é que essa "simplicidade" é relativa, essa simplicidade é considerada como tal, pois foi o mundo que a maior parte das pessoas começou.

Agora que sei o que realmente é o Ubuntu, sinto imensas dificuldades em utilizar windows. Isto é porque o Windows é complicado? Não! Isto acontece porque o funcionamento é diferente.

Para concluir, mesmo eu sendo da opinião referida nos dois parágrafos acima, acho que o Ubuntu é bem mais simples. Porquê? Porque trás a maior parte dos drivers, agrupa todas as definições em menus, agrupa os programas do menu em categorias, não precisa de se preocupar com virus/spyware/Trojans nem com perdas de dados privados e, por fim, o suporte do Ubuntu na internet é sem dúvida muito superior!

Concordo totalmente. Bem mais simples e funcional.

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2009, 21:38 »
Interessante o papo puxado nesse tópico e concordo c/ em muito c/ vcs.
Penso que usuário básico, quer simples/ teclar num icone e a ação que precisa executar, entre outras praticidades.
Os suporrte a hardwares p linux e outros Sl precisam evoluir mais.
Mas também vejo gds benefícios, mesmo p/ esses tipos de usuários num futuro ao usarem o Linux, como por exemplo, menos preocupação c/ utilitários de segurança.

Isso mesmo. Quando o Ubuntu estiver pronto para o leigo a situação será transformada totalmente.
Abraço

Offline clodoaldopsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: As minhas impressões positivas e negativas do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2009, 12:53 »
Acho que wondows não é mais facil, e nem que ubuntu é mais dificil.
Se a maioria de nós estivessemos usando linux ha 5 a 10 anos nós seriamos "mais feras" em linux que em windows.
Aprendi mais do ubuntu em 6 meses que nos primeiros 6 meses de uso do windows.