Autor Tópico: Erro na Resolução de Vídeo (já tentei algumas buscas no forum)  (Lida 2632 vezes)

Offline Hideo.Aizu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Boa tarde

Sou um usuário bem newbie em linux, na verdade a instalação e atualização foram meus primeiros contatos. Já havia postado ontem pedindo um técnico, anotei e tentaremos ligar para o mesmo amanhã (sabado) ou na segunda. Só que enquanto não vem, fui mexendo e aconteceu um problema -__-"

Instalei um monitor lcd de 17 polegadas numa estação com linux. Anteriormente era utilizado um monitor 17 polegadas CRT samsung que estava ruizinho.

A versão utilizada é o Ubuntu 9.04 e a placa de vídeo é uma GForce MX440 com 64mb de vídeo.

O que ocorreu foi o seguinte:

Instalei o monitor novo, a resolução estava normal e alta em 1280x1024 ... ocorre que a usuária não tem boa visão e aí pediu-me para aumentar as letras e ícones e fui mexer em 600x800 só que ficou muito grande. Aí fui testar um outro acho que era 1128 ou algo assim e deu erro ... ficou uma tela preta com uma janela branca pedindo para reajustar para 1280.

Já tentei entrar em modo de segurança e o problema persiste.

A mensagem de erro é: Atenção! Não é ṕossível visualizar este modo de vídeo, modifique resolução para 1280x1024 @60hz

Aí entrei em modo terminal e não sei o que fazer. Já fiz algumas buscas no fórum e tentei as seguintes soluções:

1) "sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" mas recebo aviso que o comando gera ações conflitantes

2) "cp /etc/x11/xorg.conf /etc/x11/xorg.conf.backup" e recebo aviso de diretorio inexistente.

3) em modo de segurança ou na inicialização normal, com o fundo preto e o aviso, tentei pressionar "alt + F2" mas não aconteceu nada

4) "sudo gedit /etc/x11/xorg.config" mas abre um notepad em branco

5) Por fim eu testei "sudo gedit /etc/usplash.conf", modifiquei para 1280 e 1024 os índices, salvei, fechei e dei exit. Reiniciou do jeito que estava, tela preta e com erros.

Alguma ajuda por favor? i______i

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Erro na Resolução de Vídeo (já tentei algumas buscas no forum)
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2009, 19:39 »
Ola Hideo.Aizu,

Por favor, evite o ajuda, por favor

Ajuda é implicita a foruns de discussão.

Vamos lá:

Citar

2) "cp /etc/x11/xorg.conf /etc/x11/xorg.conf.backup" e recebo aviso de diretorio inexistente.

Voce fez isto como sudo e verificou se o X era maiúsculo?

Deveria ser assim:
Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.backup
Só isto não iria resolver o problema, então continuemos, depois de copiar o xorg.conf para xorg.conf.backup

Ainda em terminal
Código: [Selecionar]
cd /etc/X11
Ao mudar para o diretório etc, sub diretório X11, teremos que achar uma copia do xorg.conf ainda antes das alterações de video, então usamos o comando

Código: [Selecionar]

ls -la
( Letra ele+esse+espaço+menos+ele+letra a) desculpe é pode ser confundido com I maiusculo.

Irá ver uma grande lista de arquivos. Procure os xorgs da vida.

Deve haver um ou dois diferentes do backup feito por voce. Então use:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/X11/xorg.xyzh /etc/X11/xorg.confonde xyzh seriam as extensões criadas pelo X11

e deveria funcionar se for a copia certa do xorg.conf

Citar
4) "sudo gedit /etc/x11/xorg.config" mas abre um notepad em branco

xorg.config não existe, sai tela bramca mesmo. e novamente seu X11 está em minuscula.

Se nada der certo:

Boote com o CD, entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo nautilusVais entrar como superusuario em modo grafico no Nautilus (gerenciador de arquivos ) portanto cuidado ao mexer no sistema desta forma.

Localize o xorg.conf no seu sistema de arquivos, copie ele para o desktop

Abra o seu disco ( geralmente sda1 ) navegue ate a pasta /etc/X11

Cole do desktop o xorg.conf no seu disco. Reboote a maquina agora sem o CD.

Veja se resolve

[],s
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 19:44 por Tota »