Autor Tópico: Qual o Melhor sistema de arquivos ?  (Lida 4359 vezes)

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Online: 24 de Junho de 2009, 17:55 »
Gente gostária da Opinião de todos para esse tópico .
Existem Vários sistemas de arquivos para o Linux sendo os mais comuns :
Ext3
Raiserfs
e o Novissímo Ext4
Existem também o Xfs que o que eu estou usando no momento e to achando mais estável e mais rapido que o
Ext4 não sei por que e também não cheguei a pesquisar a fundo mais achei mais rápido
vcs poderiam opinar e deixar suas sugestões e dicas sobre os sistemas de arquvos pois garanto que tem
muitos usuários novos que não entendem muito bem sobre este asunto ok
valeu Pessoal .

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2010, 14:04 »
(lá estou eu revivendo mais um tópico...)

Olha, achei um link muito interessante que fala sobre um benchmark entre ext3 e ext4, lá vai:
http://softwarelivre.org/vitorbaptista/blog/fazendo-um-benchmark-do-hd-no-gnulinux-ou-ext3-vs-ext4?lang=fr
Parece que o ext4 é um pouco mais rápido.
Não fiz ainda o teste, mas vou fazer de 'outra maneira', instalando o ext4 e comparando!!!    heheheheehhehe

Eu também entrei no site de desenvolvimento do ext4, e apesar de ainda ter alguns bugs, nada de tão grave(os graves são rapidamente corrigidos), acho que pra Ubuntu ele já deve ser a melhor opção.Inclusive, desde o 9.10, o ext4 vem por padrão na instalação.


Eu já usei tanto o ext3 e o reiserfs, mas num notei diferença não!

   [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2010, 14:36 »
Eu uso o XFS e acho ele muito bom. Ele é geralmente usado em servidores, isso é um dos motivos de eu usa-lo, por ser estável e rápido com arquivos grandes.

Alguns dizem que se der uma queda de energia com o XFS, corrompe os arquivos e é até possível perder todo o HD. Como não acredito em rumores, apenas em fatos, fui ao teste: instalei o Ubuntu, tudo direitinho, perfeito, coloquei uns filmes e mais 22 GB de música nele. Então eu liguei e desliguei o estabilizador (não uso no-break!) 11 vezes, e fui ver os filmes e ouvir algumas músicas, e estava perfeito, nada corrompido. Não satisfeito, fui na tomada, despluguei e pluguei ela 5 vezes, e nada de corrompimento; isso foi no começo do ano, e até agora tudo está funcionando perfeitamente.

Vou colar aqui algumas opiniões e mensagens que me fizeram usar o XFS como sistema de arquivos padrão (alguns são bem antigos, mas vale a pena ler):

http://www.guiadohardware.net/comunidade/raiserfs-etx3/726797/#post2891154

http://br-linux.org/noticias/002395.html#019836

http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=203&t=14100 (a maioria votando no XFS)

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=942771&postcount=7

Obs.: Só vou sair do XFS quando o Brtfs estiver pronto.  ;D  8)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2010, 12:42 »
corajoso!

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2010, 14:26 »
corajoso!

Tive que arriscar... eheheh...  ;D
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2010, 16:35 »
Já pesquisei bastante sobre o assunto e já vi gente defendendo tudo quanto é tipo de coisa.
Mas se mais da metade das distros usam ext3 (agora mudando pra ext4) algum motivo deve ter. Pra mim é ext4.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2010, 16:49 »
Eu uso o XFS e acho ele muito bom. Ele é geralmente usado em servidores, isso é um dos motivos de eu usa-lo, por ser estável e rápido com arquivos grandes.

Alguns dizem que se der uma queda de energia com o XFS, corrompe os arquivos e é até possível perder todo o HD. Como não acredito em rumores, apenas em fatos, fui ao teste: instalei o Ubuntu, tudo direitinho, perfeito, coloquei uns filmes e mais 22 GB de música nele. Então eu liguei e desliguei o estabilizador (não uso no-break!) 11 vezes, e fui ver os filmes e ouvir algumas músicas, e estava perfeito, nada corrompido. Não satisfeito, fui na tomada, despluguei e pluguei ela 5 vezes, e nada de corrompimento; isso foi no começo do ano, e até agora tudo está funcionando perfeitamente.

Vou colar aqui algumas opiniões e mensagens que me fizeram usar o XFS como sistema de arquivos padrão (alguns são bem antigos, mas vale a pena ler):

http://www.guiadohardware.net/comunidade/raiserfs-etx3/726797/#post2891154

http://br-linux.org/noticias/002395.html#019836

http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=203&t=14100 (a maioria votando no XFS)

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=942771&postcount=7

Obs.: Só vou sair do XFS quando o Brtfs estiver pronto.  ;D  8)

Não me leve a mal, se você diz a verdade você é meio maluco (num bom sentido). :o :o ;D

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2010, 17:21 »

Não me leve a mal, se você diz a verdade você é meio maluco (num bom sentido). :o :o ;D

abraços.

Sim, eu sou.  ;D

Mas eu tinha backup das músicas e vídeos, então eu fiz todo o teste tranquilo.  8)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2010, 17:56 »
Só uma coisa. Esses links passados pelo mintuser são bem velhos,  o mais recente ali tem uns 3 anos. Acho que hoje o panorama já deve ser bem diferente.
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 17:58 por Leonardo C »

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2010, 19:28 »
Só uma coisa. Esses links passados pelo mintuser são bem velhos,  o mais recente ali tem uns 3 anos. Acho que hoje o panorama já deve ser bem diferente.

Sim, hoje em dia é raro ver alguém usando XFS por causa do mito de que ele corrompe arquivos quando há falta de energia. Uma coisa que achei legal também é o fato desse sistema de arquivos vir com um desfragmentador online, mas quase não uso, já que o HD fragmenta bem pouco.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2010, 14:27 »
Eu uso o XFS e acho ele muito bom. Ele é geralmente usado em servidores, isso é um dos motivos de eu usa-lo, por ser estável e rápido com arquivos grandes.

Alguns dizem que se der uma queda de energia com o XFS, corrompe os arquivos e é até possível perder todo o HD. Como não acredito em rumores, apenas em fatos, fui ao teste: instalei o Ubuntu, tudo direitinho, perfeito, coloquei uns filmes e mais 22 GB de música nele. Então eu liguei e desliguei o estabilizador (não uso no-break!) 11 vezes, e fui ver os filmes e ouvir algumas músicas, e estava perfeito, nada corrompido. Não satisfeito, fui na tomada, despluguei e pluguei ela 5 vezes, e nada de corrompimento; isso foi no começo do ano, e até agora tudo está funcionando perfeitamente.


Obs.: Só vou sair do XFS quando o Brtfs estiver pronto.  ;D  8)

Olá

Este computador que você usou para fazer estes teste é realmente seu?
Ou melhor você comprou sem ajuda de outra pessoa?

Não gostaria de ter você por perto de meu computador.
Não é tão barato comprar um computador novo.

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

Offline mintuser.again

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Pra quê complicar, se posso facilitar?
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2010, 15:36 »

Olá

Este computador que você usou para fazer estes teste é realmente seu?
Ou melhor você comprou sem ajuda de outra pessoa?

Não gostaria de ter você por perto de meu computador.
Não é tão barato comprar um computador novo.

Abraços

Deusdará

Sim, é meu. Comprei com meu dinheiro. De todo jeito, se desse algo errado, apenas o HD ou a fonte iriam pra vala, e além disso eu tinha backup de tudo, então fiz o teste tranquilo, sem estresse.

Como vocês são medrosos... eheheh ;)  :D
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline pedrodelgado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2010, 21:25 »
Bom o sistema de arquivos ext3 ele e mais estavel e muito bom, mas voce pode instalar tambem o ext4 que com certeza deve ser mais seguro que o ext3. A unica diferenca e que o ext4 deve ter sofrido muitas melhorias em relacao ao ext3 eu particularmente sempre usei ext3 e nunca me deu problemas e fui para o ext4 e tambem nao tive problemas
Pedro Henrique Delgado

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2010, 21:58 »
Bom o sistema de arquivos ext3 ele e mais estavel e muito bom, mas voce pode instalar tambem o ext4 que com certeza deve ser mais seguro que o ext3. A unica diferenca e que o ext4 deve ter sofrido muitas melhorias em relacao ao ext3 eu particularmente sempre usei ext3 e nunca me deu problemas e fui para o ext4 e tambem nao tive problemas

eu não diria mais seguro, e ,sim, mais rápido!
(dá uma pesquisada no google e vai ver o motivo).

mas aconselho o ext4 também!
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline overlock@

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Qual o Melhor sistema de arquivos ?
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2010, 09:28 »
Eu utilizo o ext4 já algum tempo, e recomendo, não tive nenhum problema até agora ...
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4